sexta-feira, 17 de março de 2017

15 dicas de prevenção de acidentes com crianças

Conviver com crianças é sinônimo de alegrias para todos à sua volta, pois toda energia, carinho e entusiasmo dos pequeninos transformam qualquer pessoa sedentária em um ávido jogador de futebol, um corredor ou um especialista em legos.
Com toda essa energia e com a curiosidade natural da idade, nossas crianças sempre estão correndo os mais variados riscos de acidentes, dentre os que mais ocorrem são os choques elétricos, intoxicações por contato com produtos químicos, quedas em nível e quedas em diferença de nível. As conseqüências dos acidentes com crianças podem ser muito sérias, pois estas ainda estão com o corpo em formação.
Dentro dos lares, nossos filhos e parentes encontram várias situações de risco e cabe a nós que somos os responsáveis zelarmos pela integridade física das crianças. Abaixo seguem algumas dicas para reduzirmos a ocorrência de acidentes.
1. Nunca permita que crianças muito pequenas fiquem sozinhas, por menor que seja o período. Com o passar dos anos, as crianças vão adquirindo senso crítico e aprendendo a se proteger dos mais variados riscos.
2. O adulto deve supervisionar o banho da criança, pois o risco de quedas é aumentado devido à presença de água aliado à espuma do sabonete, xampu ou cremes.3. Devemos evitar o contato das crianças pequenas com animais, pois o animal pode se sentir ameaçado, já que crianças realizam movimentos bruscos como puxar, apertar e morder a todo o momento e o animal vai se defender atacando a criança.
4. Evite o máximo a presença de crianças no interior da cozinha, pois existe o risco de queimaduras com os alimentos sempre quentes durante sua preparação. Colocar os cabos das panelas virados para dentro do fogão vai reduzir a chance de queda das panelas e as consequentes queimaduras que acontecem com os menores. Todos os utensílios e máquinas cortantes e/ou perfurantes da cozinha (facas, garfos, liquidificadores e etc...) devem ficar em local onde as crianças não possuem acesso.
5. Faça o mesmo com ferramentas e máquinas (serrotes e cortadores de grama por exemplo) que temos por toda a residência, evitando que as crianças os façam de brinquedos!
6. Mantenha em locais seguros e trancados os produtos químicos e remédios, pois as crianças são as maiores vítimas de intoxicação nos lares.
7. Evite colocar os brinquedos no alto, pois em alguma momento a criança vai subir para tentar pegá-los.
8. Não permita que crianças brinquem em escadas ou próximo a estas, pois com o menor descuido elas podem cair.
9. Continuando com a proteção contra quedas de crianças, devemos instalar telas de proteção ou grades nas janelas, varandas e sacadas de apartamentos. Existem grades feitas para não permitir que crianças pequenas acessem cômodos indesejados por seus responsáveis. As camas (principalmente beliches) também devem possuir grades para evitarmos as quedas das crianças.
10. Proteja todas as tomadas com protetores e não permita que fios expostos permaneçam no ambiente. Um choque pode ser fatal com pessoas de pouca idade! Restrinja o uso de equipamentos elétricos por crianças muito pequenas.1. Inspecione periodicamente os brinquedos no seu lar e efetue o conserto imediato dos itens anormais, ou caso não seja possível descarte o brinquedo, mas nunca faça “jeitinhos” nos brinquedos!
12. Até as roupas que nós escolhemos podem se tornar perigosas para as crianças. Roupas muito folgadas, calças com comprimento das pernas maiores que as pernas das crianças e/ou calçados impróprios podem aumentar as chances de acidentes. Escolha com cuidado a roupa dos pequenos e não hesite em levar sempre uma roupa mais confortável quando for sair com crianças.
13. Crianças no interior do veículo exigem muito de sua atenção! Siga o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e tenha os equipamentos obrigatórios exigidos para o transporte de crianças de acordo com a sua faixa etária.
14. Faça visitas periódicas a escola onde seus filhos(as) estudam e note pontos onde as crianças podem se machucar. Oriente o responsável da escola para resolução do problema e se prontifique a ajudar na resolução.
15. Quando seu filho(a) for sair com outras pessoas, faça todas as recomendações para quem for levá-las, tais como remédios que a criança deve tomar, substâncias que causam alergias, fobias e manias dos pequenos. Assim poderemos evitar transtornos futuros.  fonte[http://ddsonline.com.br] imagem  [ unipontal.com.br]

Aranha Marrom, Como Evitar Acidentes

hega o verão e com o tempo quente o perigo da aranha marrom, cientificamente conhecida por Loxosceles sp. Por alguma razão ainda não explicada é abundante na região de Curitiba (sul do Brasil), mas na espécie Loxosceles intermédia, de 7 que habitam o Brasil e 50 no mundo. Aparecem em consequência da destruição das matas e habitats naturais. Trata-se de um aracnídeo (da família das aranhas) que na idade adulta mede 1 centímetro (cm), mas pode chegar até 4 cm de comprimento.
É venenosa e tem um ciclo de vida que pode chegar até 600 dias. Alguns dizem que pode viver até 4 anos. Na reprodução a aranha marrom é operosa. A cada desova libera até 80 indivíduos novos. Incrível que desde esse surgimento, pode sobreviver até dentro de baixas temperaturas de uma geladeira. Mas aguenta calor intenso de um telhado em verão de 50 graus. Resistente, a aranha-marrom pode sobreviver meses sem água e sem se alimentar. Justamente fica mais agressiva quando está nessa fase, pois com instinto animal e carnívoro, sai para caçar. Apesar disso não é agressiva e só dá a picada quando espremida ou agredida.
Tem patas longas e afinadas, cobertas por uma espécie de pelo fino. Graças a essa característica, consegue deslocamentos velozes. Preferem locais escuros e sem limpeza de residências e escritórios. Todos os cuidados são recomendados dentro das gavetas, sapatos, roupas, atrás de quadros e mobiliário em geral, frestas de paredes em geral e madeirame de telhados. Tudo que estiver empilhado, inclusive tijolos e telhas, recomenda atenção especial para evitar a picada de aranha marrom.
  1. MANDAMENTOS PARA EVITAR CRIAÇÃO DE ARANHA-MARROM E ACIDENTES
  2. LIMPE SEMPRE ATRÁS DE QUADROS, BANCOS, ESTANTES E OUTROS OBJETOS PENDURADOS NA PAREDE
  3. USANDO ASPIRADOR DE PÓ ELIMINE AS TEIAS QUE SÃO HOSPEDEIROS DE ARANHAS, ONDE COLOCAM OS OVOS E FILHOTES
  4. TAMPE TODOS OS BURACOS E VAZIOS DAS PAREDES E FORROS, BEM COMO RODAPÉS E CANTONEIRAS.
  5. JORNAIS, REVISTAS, CAIXAS DE PAPELÃO E OUTROS ENTULHOS ASSIM, SÃO MORADIA DA ARRANHA MARROM
  6. NÃO SE ENGANE. MESMO QUE A CASA ESTEJA FECHADA PODE SER AMBIENTE PARA CRIAR ARANHA MARROM. POR ISSO DEVE SER LIMPA PERIODICAMENTE.
  7. ALÉM DE VARRER, TODOS OS LUGARES DOS AMBIENTES DE CASA OU ESCRITÓRIOS DEVEM SER LIMPADOS COM ASPIRADOR DE PÓ.
  8. NÃO MATE LAGARTIXAS, AVES E SAPOS QUE ENCONTRAR, POIS SÃO PREDADORES DAS ARANHAS MARRONS.
  9. E NADA ADIANTA USAR PRODUTOS QUÍMICOS PARA ELIMINAR ARANHA MARROM. AINDA NÃO SE CONHECE UMA DROGA QUE A MATE.
  10. LIXEIRAS DEVEM SER ESVAZIADAS E DESINFETADAS DIARIAMENTE.
  11. ROUPAS PENDURADAS OU JOGADAS EM QUALQUER LUGAR, SÃO CONVITE À ARANHA E OUTROS BICOS. ESTE RECADO É PARA QUEM COSTUMA NÃO CUIDAR DAS ROUPAS DEIXANDO EM QUALQUER LUGAR. TAMBÉM É IMPORTANTE VERIFICAR BOLSOS, BOLSAS, PERNAS DE CALÇAS E MANGAS DE ROUPAS. SACUDIR TUDO ANTES DE USAR. AJUDA ESPANTAR AS ARANHAS.
  12. NO QUINTAL NÃO SE DEVE DEIXAR ENTULHOS E LIMPEZA PERIÓDICA É UMA ATITUDE NECESSÁRIA.PICADA DE ARANHA MARROM SÓ VAI DOER HORAS DEPOIS
    Só muito depois que dá a picada é que a pessoa vai sentir dores. Geralmente 8 horas após.Para que possa identificar bem, é algo intenso como se fosse uma queimadura. Faz coceira e no local da picada surgem bolhas e necrose (morte) da pele com coloração escura. Junto com essa manifestação o acidentado começa observar surgimento de vermelhidão no local, que também apresenta inchaço. Segue-se então quadro de febre, vômito, dor-de-cabeça. Longe do local afetado, pés, mãos, face, podem surgir edemas e o organismo indica mal estar geral, sonolência. Quase paralelamente vem a tontura e inchaços em outras partes do corpo. Se for um quadro muito grave, também são afetados os rins pela dor e inflamação, o coração e os pulmões, iniciando-se processo de anemia. São quadros que se não tratados levam à morte do paciente.
    Diante de quadros com essas manifestações, só resta à pessoa tomar atitude urgente de procurar o Pronto Socorro ou um Serviço Municipal de Saúde. Geralmente estão preparados para atuar imediatamente. Porém a prevenção é tudo. Evitar acidentes significa não correr risco. E a recomendação mais importante é manter sempre as habitações muito limpas. E antes de vestir roupas ou calçar sapatos, quando mexer com lugares de risco, tomar precauções usando luvas ou usando ferramentas. Por isso que é uma das atitudes mais sadias, não deixar roupas sobre o chão ou penduradas em qualquer lugar. A cama e o mobiliário de uso constante como cadeiras, devem ficar afastados das paredes. Não empilhar tijolos, telhas, madeiras e outras coisas onde a aranha possa se abrigar. E com crianças em fase oral, que tudo levam à boca, redobrar atenção onde andam.  fonte  [noticiario.com.br] imagem[ imunilar.com.br]

Por que é necessário tomar vacina contra febre amarela para viajar?

No Brasil, a febre amarela que temos atualmente é a de transmissão silvestre, transmitida por meio dos vetores “sabethes” e “haemagogus”. Como são seres silvestres, esses vetores vivem livremente na natureza, sendo assim é praticamente impossível eliminá-los.
Por sua vez, o mosquito aedes aegypti é um potencial transmissor de febre amarela dentro das cidades e demais áreas urbanas. A vacina contra a febre amarela é a melhor forma de se proteger contra a doença. Gratuita, ela está disponível em postos de saúde durante qualquer época do ano e sua aplicação deve ser realizada em um período de 10 dias antes de viajar para locais onde há risco de transmissão da doença.
Além disso, a vacina contra febre amarela tem como validade o prazo de 10 anos, precisando ser renovada após seu vencimento, e pode ser aplicada em qualquer pessoa acima de 09 meses de idade.
A contraindicação à vacina da febre amarela é relativa a gestantes, pessoas que possuam o sistema imunológico debilitado (imunodeprimidos) e também a pessoas que possuam qualquer tipo de reação alérgica a gema de ovo.No Brasil, existem muitos focos de febre amarela: A Zona rural da Região Norte do país, a região Centro Oeste, o estado do Maranhão, e uma parte dos estados de Minas Gerais, Bahia, Piauí, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão entre os locais onde há risco de contaminação.Muitos países do mundo exigem o certificado de vacinação contra febre amarela para a entrada de turistas. Para saber quais países (cerca de 120) exigem essa vacinação, anualmente a OMS (Organização Mundial da Saúde) e a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) atualizam a lista. Este PDF atualizado da OMS (em inglês), lista os países que exigem tanto a vacinação contra febre amarela, quanto a contra a malária.
Lembrando sempre que, caso você viaje para algum país que necessite do certificado de vacinação, você precisa apresentar obrigatoriamente o certificado internacional de vacinação. Esse certificado é conseguido nos postos de vacinação. Todavia, alguns postos não emitem o certificado internacional, somente o nacional. Nesse caso, guarde o certificado nacional que receber e o apresente junto à ANVISA para receber o certificado internacional de maneira gratuita.
Aeroportos internacionais possuem postos da ANVISA para fazer essa troca de certificados e, em alguns é possível até receber vacinas, porém a vacina deve ser tomada pelo o menos 10 dias antes do embarque. Então, programe-se. Caso não apresente essa documentação na alfândega de um país que obrigatoriamente exige o certificado, você não poderá permanecer no país. Se for fazer conexão em algum país da lista, você deverá apresentar o certificado mesmo que não saia do aeroporto.  fonte[adventureclub.com.br/]imagem [ corpoacorpo.uol.com.br]
www.LooGix.com