quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Mitos e Verdades sobre tatuagem

Tatuagem dói? Tatuagem é feita com agulhas. Tanto a de traçar (de 1 a 3 agulhas), quanto a de sombrear ou colorir (mais de oito agulhas). Geralmente quanto mais agulhas, menor é a dor, já que o traço é mais espalhado na pele, mas sim, tatuagem dói. A quantidade de dor varia de pessoa para pessoa e do lugar. Os lugares mais comuns que "doem" são costelas, barriga, dedos, pescoço, genitais, rosto e axilas, que são peles mais finas e próximas de nervos e órgãos vitais.
Se a pessoa tem tendência a ter quelóide, pode fazer tatuagem? Considerando que uma tatuagem é uma pequena lesão na pele, o processo de cicatrização é importante, e como seu corpo reage também. Muitas pessoas têm alergias a alguns pigmentos, por isso é aconselhável fazer um teste pequeno da tatuagem uma semana antes de fazer um desenho com pigmentos que você ainda não usou antes. No caso da quelóide, como a lesão da tatuagem vai só até a epiderme, que é uma camada bem superifical, não deve causar cicatriz, mas isso depende do profissional e da sua pele.
Por que não é indicado comer chocolate ou carnes gordurosas quando faço piercing ou tatuagem? A carne de porco, camarão, chocolates e alimentos gordurosos aumentam a chance de inflamação. Como a tatuagem é uma lesão, ela tem que cicatrizar, e inflamações prejudicam a cicatrização. Muitas pessoas não têm problemas com esses alimentos, mas, na dúvida, mantenha uma alimentação balanceada e evite por quinze dias.
Sua pele fica dormente durante uma sessão de tatuagem? Não, não fica.  Quanto mais longa a sessão de tatuagem, mais irritada a pele ficará. Mas seu corpo naturalmente produz endorfinas sob alto nível de estresse. Essas são as mesmas endorfinas que você pode sentir após uma malhação rigorosa ou uma intensa volta na montanha-russa e funcionam como um organismo de autodefesa do seu corpo quando se tem uma sobrecarga sensorial [como quando você está sendo tatuado]. Isso pode causar uma falsa sensação de “dormência”. Endorfinas se dissipam depois de um tempo: a maioria dos clientes se esgota após umas boas três horas de sessão.
Tatuagem vicia? Fisicamente, não há dependência química envolvida na realização da tatuagem. Acho que algumas pessoas vêem tatuar como um “vício”, pois é raro ver uma pessoa com apenas uma tatuagem. Normalmente, se as pessoas são desencorajadas pelo quanto acham que uma tatuagem vai doer, mas estão decididas a fazer uma, elas prosseguem com sua idéia e no fim percebem que não foi tão ruim. Desse ponto em diante, fazer outra tatuagem não parece mais grande coisa. Quando você se da conta, está planejando sua próxima tatuagem, e depois a próxima. Mais isso de modo algum é uma dependência física
Algumas cores doem mais que outras? Não existem ingredientes em certos pigmentos de tatuagem que causem mais dor durante uma tatuagem.
Ser tatuado em áreas mais gordas do corpo dói menos? Níveis de dor ao fazer uma tatuagem não dependem de quanto tecido adiposo você tem. Acredite ou não, a bunda é um dos lugares mais doloridos para se fazer uma tatuagem, e qualquer um que tenha tatuado o corpo inteiro podem confirmar isso! Se alguém é mais magro ou mais pesado, também não importa. Trata-se do seu sistema nervoso, não do tamanho da sua bunda.
Algumas tintas perdem a intensidade com o tempo? É verdade que algumas cores perdem um pouco a intensidade uma vez cicatrizada a tatuagem, mas uma vez as cores assentadas se mantém uniformes. Nos últimos anos as inovações técnicas desenvolvidas nas tintas para tatuagem, os novos pigmentos são muito mais resistentes a os elementos como o sol, o passar do tempo, etc. O que faz com que as tatuagens atuais se mantenham muito melhor e mais nítidas com o passar dos anos.
As tatuagens ficam azuladas ou esverdeadas com o passar do tempo? Quando se fala em tatuagem, muita gente tem em mente a imagem de tatuagens antigas, aquelas azuladas, borradas, grosseiras, esverdeadas as quais todos nos deparamos, as típicas tatuagens de cadeia. Hoje em dia este efeito é inexistente graças a melhor qualidade das tintas, agulhas e máquinas, está tudo mais avançado e preciso, sem falar claro na técnica dos artistas profissionais que estão cada vez mais incríveis.
Tatuagens são muito caras? Como tudo, esta afirmação depende de muitos fatores, sobre tudo a complexidade do trabalho que você vai querer. Um trabalho pequeno e simples é totalmente acessível e mais barato, em contrapartida um trabalho mais complexo, grande levará bem mais tempo para ser executado, custando mais caro. Uma tatuagem não é cara se bem feita, pois é algo que você só paga uma vez e leva por toda a vida, não tem juros, não terá que financiar durante anos para ter, não te poderão roubar e não poderá perder. O preço de uma boa tatuagem, como ocorre como uma boa obra de arte, não é um fator que se deve dar importância. Quanto maior o investimento, melhor será sua arte. Um conselho simples, saiba escolher o profissional e tudo estará resolvido.
As tatuagens são para sempre? Nos últimos 15 anos as técnicas de eliminação de tatuagens tem conseguido melhoras incríveis. A alguns anos uma tatuagem indesejada implicava um gasto considerável com médicos, com o passar dos anos novos métodos como o laser, fizeram os preços para esse tipo de procedimento reduzir e já não é uma tarefa de anos, no entanto lembremos que remover uma tatuagem é mais caro (e dolorido) que fazê-las e os resultados não são totalmente satisfatórios (algumas ocasiões se notam sombras e restos de tintas), por isso deve-se pensar bem sobre, antes de realizar esse procedimento.
Tatuagem na gravidez pode? Como regra geral está desaconselhado se fazer uma tatuagem durante a gravidez, basicamente porque existe um risco, ainda que seja mínimo, de contrair enfermidades ou ter alguma complicação ( uma infecção por exemplo) que pode afetar negativamente a criança em desenvolvimento, e o melhor para criança é que a mãe não se exponha a riscos durante o período de gravidez e enquanto estiver amamentando. Outro lado verídico é que tatuagem em regiões onde possivelmente se levaria uma aplicação anestésica epidural, não seriam possíveis, pois haveria um grande risco de levar substancias da tinta junto, ocasionando complicações sérias, assim se pretende engravidar um dia, evite essa região baixa das costas.
Fazer tatuagem e doar sangue depois pode?   É certo que ao se fazer uma tatuagem nos impossibilita doar sangue por um período de tempo, no Brasil este período é de seis meses a um ano. Está é uma medida de prevenção dos serviços sanitários devido ao risco hipotético de que foi contraída alguma enfermidade que pode mesmo não aparecendo as análises recentes, por isso esse período de segurança. Esta limitação para doar sangue não se aplica apenas a quem fez uma tatuagem, é bastante habitual para quem viaja para regiões ou países com histórico de enfermidades causada por insetos típicos dali. Então passado esse período de quarentena, podemos voltar a doar sangue normalmente.
É indicado se fazer uma tatuagem sobre cicatrizes ou áreas machucadas?
A cicatriz precisa ter um tempo, se for recente é melhor esperar. Recomenda-se 2 anos de espera. É preciso avaliar o caso. Mas fica bom fazer em cima de uma.
É preciso retocar a tatuagem depois de certo tempo?
É preciso ter os devidos cuidados no processo de cicatrização. Dependendo da pessoa, a tinta tem mais dificuldade para pegar. Algumas existem a necessidade de retoque. Agora se a pessoa tomar muito sol na tatuagem, com certeza precisará fazer o retoque.
 Existe algum lugar onde não se pode fazer tatuagem?
Não é recomendável fazer tatuagem em regiões úmidas, mucosas bucais, órgãos genitais e cartilaginosos, pois são áreas de difícil cicatrização. A palma da mão e a sola do pé dificilmente ficarão a tatuagem.
Qualquer pessoa pode fazer uma tatuagem?
Hemofílicos e diabéticos tem problemas de coagulação sanguínea e também tendência a queloide assim como pessoas de pele escura. Pessoas diabéticas não se aconselha fazer tatuagem nas pernas, pela cicatrização mais demorada/complicada.
Depois de fazer uma tatuagem, a pessoa pode praticar atividade física?
É bom esperar uns 15 dias, pois a pele vai esticar. Além dos fatores como suor e bactérias da academia podem causar complicações à tatuagem.
Pode se usar protetor solar logo depois de se fazer uma tatuagem?
Logo depois de ser feita a tatuagem não, o ideal é usar pomada pra tatuagem. O protetor deve ser usado somente depois de um mês.
Existem pessoas alérgicas à tinta ou aos demais materiais usados na tatuagem?
É difícil ter alergia à tintas da tatuagem, mas algumas pessoas apresentam ter reação alérgica com o pigmento vermelho, mas não é normal.
É normal ter sangramento depois de se fazer uma tatuagem?
Depois de ter feito a tatuagem, é normal ter uma secreção, durante algumas horas. Mas isso faz parte do processo de cicatrização. De uma a três horas depois, o sangramento para e começa a secar. Basta limpar o local.
Existe Algo Para Aliviar a Dor? O que algumas pessoas utilizam como anestesia de tatuagem são pomadas a base de xilocaína, prilocaína e lidocaína, substâncias que adormecem superficialmente o local. As pomadas geralmente são usadas para cirurgias dermatológicas superficiais, sessões de lasers e aplicações faciais. A região não fica completamente adormecida e alguns tatuadores se recusam a indicar o procedimento, já que a pigmentação da tinta pode ficar alterada se entrar em contato com as substâncias da pomada. Se a intenção for correr o risco, o indicado é conversar com o tatuador antes para receber indicações de nomes, marcas e modo de usar. As mais famosas são a Emla, Dermomax e Anestop. Para usar, é preciso passar camadas grossas da pomada para tatuagem e tampar com plástico filme uma hora antes da sessão. É importante lembrar que nenhum tatuador pode fazer o uso de anestesias aplicáveis. Além de alteraram o resultado da tattoo, o remédio pode causar alergias e complicações mais sérias. Anestesias só devem ser aplicadas por médicos anestesistas, que estão preparados para quaisquer complicações oriunda do uso. Fonte: Arte no Corpo.
Bebida Alcoólica prejudica a tatuagem? O álcool etílico, substância ativa nas bebidas alcoólicas prejudica tanto antes como depois da prática de tatuagem, fazendo com que o indivíduo transpire mais, fazendo com que a pigmentação se misture com as impurezas do suor e diminua a qualidade da pigmentação. Além do álcool cortar o efeito da pomada cicatrizante e "afinar" o sangue. O mesmo pode fazer com q o indivíduo alcoolizado tenha mais contrações involuntárias, prejudicando a qualidade do trabalho do tatuador obtendo um resultado inadequado.
E o pós e que o álcool faz com que o indivíduo adquira cascas sobre a tatuagem, podendo dificultar a cicatrização da tatuagem. Então o conselho é SE FOI TATUADO, NÃO BÊBA![
Posted by Denis Atico de Souza on Wednesday  imagem [homemcerveja.com.br]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

www.LooGix.com