Animais peçonhentos, ou seja, àqueles que produzem peçonha ou veneno, são muitos comuns em zonas rurais, mas também estão presentes em áreas urbanas. Acidentes envolvendo picada destes animais são relativamente frequentes, saiba o que fazer para evitá-los ou como proceder se isto ocorrer.
Evite Acidentes
Geralmente as cobras picam do joelho para baixo, o uso de botas de cano alto evita até 80% dos acidentes, mas antes de calçá-los, verifique se dentro deles não há cobras, aranhas ou outros animais peçonhentos.Verifique toalhas de banho e as roupas de cama.
Evite andar descalço., se você viver em áreas de ocorrência destes animais.
Proteja as mãos, não enfie as mãos em tocas, cupinzeiros, ocos de troncos, etc. Use um pedaço de pau se for preciso.
Limpeza é Importante
Acabe com os ratos, eles atraem cobras. Mantenha sempre limpos os terrenos, quintais e plantações. A maioria das cobras alimenta-aNão acumule entulho e lixo, para não atrair baratas e outros insetos, que são os alimentos preferidos dos escorpiões. Pedaços de madeiras e outros restos de materiais também podem ser ótimos esconderijos para eles.
Sapos, corujas, seriemas, pássaros, galinhas e macacos podem lhe ajudar, esses animais se alimentam dos escorpiões. e de roedores.
Equilíbrio Ecológico
Preserve os predadores. Emas, seriemas, gaviões, gambás e a cobra Muçurana são os predadores naturais das cobras venenosas e garantem o equilíbrio do ecossistema.Conserve o meio ambiente, desmatamentos e queimadas devem ser evitados. Além de destruir a natureza, provocam mudanças de hábitos dos animais, que se refugiam em paióis, celeiros ou mesmo dentro das casas
Mantenha os Escorpiões Afastados
Para manter escorpiões afastados, limpe o quintal ou jardim com frequência.Se encontrar um escorpião não o mate. Coloque-o dentro de um frasco de tampa furada, contendo algodão ou trapo umedecido com água. Envie o frasco ao Instituto Butantã. Com o veneno do escorpião vivo é feito o soro.
NÃO FAZER EM HIPÓTESE NENHUMA
- Torniquete ou garrote;
- Cortar ou perfurar o local (ou próximo da) picada;
- Colocar folhas, pó de café ou qualquer substância que possa contaminar a ferida;
- Oferecer bebidas alcoólicas, querosene ou qualquer outro líquido tóxico;
- Fazer uso de qualquer prática caseira que possa retardar o atendimento médico. Um procedimento que não é recomendado pelo Instituto Butantã, mas que era feito até há algum tempo atrás, na impossibilidade do transporte imediato do acidentado para um Posto Médico, logo após a picada, puncionar em volta da picada com uma agulha esterilizada (uns 15 a 20 furos) e chupar o sangue que saísse, cuspindo-o em seguida (nunca porém deve-se fazer isso se tiver cárie ou ferida na boca).O QUE FAZER:
- Não perca tempo em procurar ajuda, pois o tratamento deve ser feito o mais rápido possível.
- Deitar e acalmar a vítima; o acidentado não deve locomover-se com os próprios meios;
- Lavar o local da picada apenas com água ou com água e sabão;
- Aplicar compressa de gelo no local;
- Transportar (em maca) a vítima ao Médico mais próximo, para tratamento (aplicação do soro);
- SEMPRE QUE POSSÍVEL levar junto a cobra (viva ou morta) para identificação fonte[.hospitalinfantilsabara.org.br] imagem reproduzida da internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário