É hoje, Recife! Show do projeto NIVEA VIVA Rock Brasil com Paralamas do Sucesso, Nando Reis, Paula Toller Oficial e Marjorie Estiano como convidada especial. Começa às 17h30, no Parque Dona Lindu. A entrada é gratuita e aberta para toda a família. Vem, gente! fonte[http://www.nivea.com.br/
sábado, 30 de abril de 2016
É hoje, Recife! Show do projeto NIVEA VIVA Rock Brasil
sexta-feira, 29 de abril de 2016
Neste sábado, 30, é o “Dia D” da vacinação contra a Gripe H1N1
Neste sábado, 30, acontece em Vitória o “Dia D” da vacinação contra a Gripe H1N1.
Todos podem tomar, com exceção de bebês menores de 6 meses. Os grupos prioritários para receber a imunização gratuitamente pelo SUS são profissionais da saúde, indígenas, grávidas, crianças de até 5 anos, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas e a população carcerária, devido à alta capacidade de transmissão do vírus. Para as demais pessoas, a vacina pode ser encontrada nas clínicas particulares de vacinação.
A vacinação continua até o dia 20/05.
Confira os locais de vacinação (das 8h às 17h):
Todos podem tomar, com exceção de bebês menores de 6 meses. Os grupos prioritários para receber a imunização gratuitamente pelo SUS são profissionais da saúde, indígenas, grávidas, crianças de até 5 anos, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas e a população carcerária, devido à alta capacidade de transmissão do vírus. Para as demais pessoas, a vacina pode ser encontrada nas clínicas particulares de vacinação.
A vacinação continua até o dia 20/05.
Confira os locais de vacinação (das 8h às 17h):
- Policlínica da Criança;
- CESV;
- Associação comercial, Industrial e agropecuária da Vitória;
- CESMU;
- Igreja Batista Sinai;
- Unidade de Saúde do Maués;
- Unidade de Saúde de Lagoa Redonda;
- Unidade de Saúde do Alto José Leal;
- Unidade de Saúde da Bela Vista;
- CRAS Bela Vista;
- Unidade de Saúde de Jardim Ipiranga;
- Unidade de Saúde do Mário Bezerra;
- Unidade de Saúde de Natuba;
- Unidade de Saúde do Matadouro;
- Unidade de Saúde de Santana;
- CRAS Militina;
- Unidade de Saúde do CAIC;
- CPV DE ÁGUAS BRANCA;
- Unidade de Saúde do Outeiro;
- Unidade de Saúde de Cidade de Deus;
- Unidade de Saúde de Redenção;
- Unidade de Saúde do Lot. Conceição;
- Unidade de Saúde de Ladeira de Pedras;
- Unidade de Saúde de Lídia Queiroz fonte[prefeituradavitoria.pe.gov.br]
- Unidade de Saúde de Cajueiro;
- Unidade de Saúde de Caiçara;
- Unidade de Saúde de Pirituba;
- Unidade de Saúde do Amparo;
- Unidade de Saúde de Dr. Alvinho;
Dia Internacional da Dança
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Dia Internacional da Dança ou Dia Mundial da Dança comemorado no dia 29 de abril, foi instituído pelo CID (Comitê Internacional da Dança) da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) no ano de 1982.[1]Ainda é uma efeméride nova e até mesmo desconhecida para muita gente, pois começou a ser realmente lembrada no Brasil nestes últimos anos. Cada vez mais, no entanto, artistas e profissionais da área reconhecem que é importante celebrar a data para, inclusive, dar maior visibilidade à dança, lembrar-se de sua importância e de suas demandas.
Ao criar o Dia Internacional da Dança a UNESCO escolheu o 29 de abril por ser a data de nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810). Ele ultrapassou os princípios gerais que norteavam a dança do seu tempo para enfrentar problemas relativos à execução da obra. Sua proposta era atribuir expressividade a dança por meio da pantomima, a simplificação na execução dos passos e a sutileza nos movimentos. Noverre se destaca na história por ter escrito um conjunto de cartas sobre o balé de sua época, “Letters sur la Danse”.
Por coincidência, entre os brasileiros a data também pode estar associada ao aniversário de uma personalidade de indiscutível importância: Marika Gidali, a bailarina que, com Décio Otero, fundou o Ballet Stagium em 1971 em São Paulo, para inaugurar no Brasil uma nova maneira de se fazer e apreciar dança.
O Dia Internacional da Dança é importante como mais um espaço de mobilização em torno deste assunto. Alguns dos objetivos desta comemoração é aumentar a atenção pela importância da dança entre o público geral, assim como incentivar governos de todo o mundo para fornecerem melhores políticas públicas voltadas à dança.
Enquanto a dança tem sido uma parte integral da cultura humana através de sua história, não é prioridade oficial no mundo. Em particular, o professor Alkis Raftis, então presidente do Conselho Internacional de Dança, disse em seu discurso em 2003 que "em mais da metade dos 200 países no mundo, a dança não aparece em textos legais (para melhor ou para pior). Não há fundos no orçamento do Estado alocados para o apoio a este tipo de arte. Não há educação da dança, seja privada ou pública". foto de DAYANE
quarta-feira, 27 de abril de 2016
CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTO | Gripe H1N1
A gripe H1N1 consiste em uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe. Também conhecida como gripe Influenza tipo A ou gripe suína, ela se tornou conhecida quando afetou grande parte da população mundial entre 2009 e 2010.
Os sintomas da gripe H1N1 são bem parecidos com os da gripe comum e a transmissão também ocorre da mesma forma. O problema da gripe H1N1 é que ela pode levar a complicações de saúde muito graves, podendo levar os pacientes até mesmo à morte.
Causas
As primeiras formas do vírus H1N1 foram descobertas em porcos, mas as mutações conseguintes o tornaram uma ameaça também aos seres humanos. Como todo vírus considerado novo, para o qual não costumam existir métodos preventivos, o vírus mutante da gripe H1N1 espalhou-se rapidamente pelo mundo.
A transmissão ocorre da mesma forma que a gripe comum, ou seja, por meio de secreções respiratórias, como gotículas de saliva, tosse ou espirro, principalmente. Após ser infectada pelo vírus, uma pessoa pode demorar de um a quatro dias para começar a apresentar os sintomas da doença. Da mesma forma, pode demorar de um a sete dias para ser capaz de transmiti-lo a outras pessoas.
É importante ressaltar que, assim como a gripe comum e outras formas da doença, a gripe H1N1 também é altamente contagiosa.
Fatores de risco
A gripe H1N1, como qualquer gripe, pode afetar pessoas de todas as idades, mas, no período em que houve a pandemia, notou-se que o vírus infectou mais pessoas entre os cinco e os 24 anos. Foram poucos os casos de gripe H1N1 relatados em pessoas acima dos 65 anos de idade.
Gestantes, doentes crônicos, crianças pequenas, pessoas com obesidade e com outros problemas respiratórios também estão entre os grupos mais vulneráveis para gripe H1N1.
Os demais fatores de risco seguem a mesma linha daqueles enumerados para outros tipos de grupo. Permanecer em locais fechados e com um aglomerado de pessoas, levar as mãos à boca ou ao nariz sem lavá-las antes e permanecer em contato próximo com uma pessoa doente são os principais fatores que podem aumentar os riscos de uma pessoa vir a desenvolver gripe H1N1.
Sintomas de Gripe H1N1
Os sinais e sintomas da gripe H1N1 são muito parecidos com os da gripe comum, mas podem ser um pouco mais graves e costumam incluir algumas complicações também. Veja:
- Febre alta
- Tosse
- Dor de cabeça
- Dores musculares
- Falta de ar
- Espirros
- Dor na garganta
- Fraqueza
- Coriza
- Congestão nasal
- Náuseas e vômitos
- Diarreia.
As complicações decorrentes da gripe H1N1 são comuns em pessoas jovens, o que é bastante difícil de acontecer em casos de gripe comum.
A insuficiência respiratória é um sintoma frequente da gripe H1N1 que não é devidamente tratada. Em casos graves, ela pode levar o paciente à morte.
Tratamento de Gripe H1N1
A maioria dos casos de gripe H1N1 foi sanada completamente sem a necessidade de internação hospitalar ou do uso de antivirais. Em alguns casos, no entanto, o uso de medicamentos e a observação clínica são necessários para garantir a recuperação do paciente.
Prevenção
A prevenção de gripe H1N1 segue as mesmas diretrizes da prevenção de qualquer tipo de gripe, só que o cuidado deve ser redobrado:
- Evite manter contato muito próximo com uma pessoa que esteja infectada
- Lave sempre as mãos com água e sabão e evite levar as mãos ao rosto e, principalmente, à boca
- Leve sempre um frasco com álcool-gel para garantir que as mãos sempre estejam esterilizadas
- Mantenha hábitos saudáveis. Alimente-se bem e coma bastante verduras e frutas. Beba bastante água
- Não compartilhe utensílios de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres e travesseiros
- Se achar necessário, utilize uma máscara para proteger-se de gotículas infectadas que possam estar no ar
- Evite frequentar locais fechados ou com muitas pessoas
- Verifique com um médico se há necessidade de tomar a vacina que já está disponível contra a gripe H1N1.
Vacinação
Devido ao aumento súbito de casos no início de 2016, a prefeitura de São José do Rio Preto está fazendo uma campanha de vacinação extra na cidade, usando o lote de vacinas de 2015, que contempla também H1N1. No entanto, é muito importante ressaltar que em 2016 uma nova vacina da gripe será lançada na campanha nacional de vacinação contra a gripe, e ela também contemplará a H1N1 e deverá ser tomada.
A vacinação normalmente é oferecida na rede pública para pessoas dentro dos grupos de risco, ou seja:
- Crianças entre 6 meses e 5 anos
- Idosos acima de 60 anos
- Gestantes
- Portadores de doenças crônicas, como bronquite e asma.
Quem não se encaixa nesses grupos, mas quer se prevenir, deve buscar a vacina em clínicas particulares.
Especialistas que podem diagnosticar gripe H1N1 são:
- Clínico geral
- Infectologista
- Pneumologista
sábado, 23 de abril de 2016
Exames de próstata gratuitos para os moradores de Vitória
Moradores de Vitória de Santo Antão vão
ter acesso a exames de próstata de graça na semana que vem. Uma unidade
móvel do Sesi estará na cidade, em parceria com o Projeto Assejur Mais
Saúde, da Associação do Setor Jurídico (Assejur) e deve atender cerca
de 600 homens durante os quatro dias de operação. Os atendimentos serão
sempre a partir das 8h da manhã, nos dias 25, 26, 27 e 28 na quadra do
Colégio Projeção – Rua Demócrito Cavalcanti, no bairro do Livramento. A
cada dia, 150 homens serão atendidos. Quando algo suspeito aparecer no
exame de ultrassom, os homens serão automaticamente levados a fazer um
exame de sangue complementar, chamado de PSA, que ajuda no diagnóstico.
De acordo com a dirigente da Associação, a
advogada Thais Xavier, desde 2013 são desenvolvidas ações de combate ao
câncer. No início deste ano cerca de 600 mulheres puderam fazer
mamografias, em uma unidade móvel itinerante que percorreu alguns
bairros da cidade. “A Assejur tem atuação voltada, principalmente, para a
cidadania, assistência social e jurídica. Mas diante da grave situação
em que se encontra a saúde pública no país, nos engajamos na busca de
iniciativa que promovessem a prevenção, são ações que acontecem desde
2013”, explicou.
Os resultados dos exames vão vir para
Vitória e serão entregues de forma sistêmica e individualmente a cada
pessoa que passar pelo procedimento.
Com informações da assessoria. fonte[http://nossavitoriape.com/]
Bolo de beterraba
Ingredientes
- 1 copo de beterraba picada (crua)
- 2 copos e meio de farinha de trigo
- 1 copo de açúcar
- 1/2 copo de óleo
- 2 ovos
- 1 copo de leite
- 1 colher de sopa de fermento em pó
Modo de Preparo
- bater todos os ingredientes no liquidificador, colocando o fermento por último, depois que todos os outros tiverem já bem batidos
- Colocar em forma untada e levar ao forno fonte[tudogostoso.com.br/receita] imagem de internet
quarta-feira, 20 de abril de 2016
O Jardim Botânico do Recife
O Jardim Botânico do http://jardimbotanico.recife.pe.gov.br, no Curado (BR-232, km 7,5), abre as portas para o público no Feriado de Tiradentes. Na quinta-feira (21), sexta (22), sábado (23) e domingo (24), o equipamento público de lazer contemplativo, pesquisa e conservação funcionará das 9h às 15h30. Durante o período, por conta da redução nas escalas, o local contará com visita guiada apenas no sábado e domingo.
O público terá acesso aos sete jardins temáticos: de bromélias, cactos, plantas medicinais, das palmeiras, plantas tropicais e sensorial, em que o visitante experimenta texturas, sabores e cheiros das plantas.
Na quinta e na sexta, o público tem acesso a duas entradas para o pátio principal, ambas por dentro da Mata Atlântica, preservada em 10,7 hectares. A Trilha Pau-pombo fica em área calçada e com acesso a cadeirantes. A outra é a Trilha do Meliponário e se encontra em ambiente completamente natural.
Para fazer a trilha guiada, no sábado e domingo, é preciso ter mais de 10 anos, estar usando calças compridas e sapato fechado. Os grupos se formam na portaria, às 9h, 10h e 13h, aos sábados. E às 9h e às 13h, aos domingos. fonte [jardimbotanico.recife.pe.gov.br]imagem de Daniel Henrique
Parque Dois Irmãos
O Parque Dois Irmãos é um parque, horto, jardim botânico,
zoológico e reserva ambiental, localizado no Recife - PE. O Parque tem
uma área de 384,42 hectares, sendo 14 hectares de zoológico
Originalmente, a área se chamava Horto de Dois Irmãos. Em 1939, passou a funcionar como Horto Zoo botânico. E foi elevado à categoria de Parque Estadual, categoria de unidade de conservação de área florestal, no fim dos anos 1990, quando passou a ser representado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco, e atualmente pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco.
No formato atual, o Parque é considerado uma Gerência Executiva, mas está em tramitação o processo para torná-lo uma Organização Social. O que, na prática, vai conceder mais autonomia ao órgão. Atrelado a essa mudança, vem a iniciativa de transformar o local em um Bio parque, com, por exemplo, vidros no lugar de grades nos recintos dos animais e áreas de convivência para bichos de espécies distintas.
Nesta quinta-feira (21/04), feriado do Dia de Tiradentes, o Parque abrirá ao público normalmente, das 9h às 16h. www.facebook.com/ParqueZooDoisIrmaos/?fref=ts, imagem de Daniel henrique
Visite o Parque Dois Irmãos
Na Zona Norte do Recife, o bairro de Dois Irmãos é verde por excelência. Vizinho ao mais freyrianos dos bairros, Apipucos, ele mistura fauna e flora como nenhuma outra região da capital pernambucana. O Parque Estadual Dois Irmãos, em seus 384 hectares, destina 14 deles às 122 espécies de animais do único zoológico da cidade. Os outros 370? Uma imensidão de Mata Atlântica.Originalmente, a área se chamava Horto de Dois Irmãos. Em 1939, passou a funcionar como Horto Zoo botânico. E foi elevado à categoria de Parque Estadual, categoria de unidade de conservação de área florestal, no fim dos anos 1990, quando passou a ser representado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco, e atualmente pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco.
No formato atual, o Parque é considerado uma Gerência Executiva, mas está em tramitação o processo para torná-lo uma Organização Social. O que, na prática, vai conceder mais autonomia ao órgão. Atrelado a essa mudança, vem a iniciativa de transformar o local em um Bio parque, com, por exemplo, vidros no lugar de grades nos recintos dos animais e áreas de convivência para bichos de espécies distintas.
INGRESSOS
R$ 2 (crianças com até um metro, idosos acima de 60 anos e portadores de deficiência com acompanhante não pagam)Nesta quinta-feira (21/04), feriado do Dia de Tiradentes, o Parque abrirá ao público normalmente, das 9h às 16h. www.facebook.com/ParqueZooDoisIrmaos/?fref=ts, imagem de Daniel henrique
4 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE DEFINIÇÃO MUSCULAR
Poucas coisas são melhores para a autoestima do que ter um
corpo com músculos definidos e esse é objetivo de muitos que entram numa
academia. A boa notícia é que qualquer um pode conseguir, com bastante
esforço e dedicação, claro. Ainda existe bastante confusão sobre o
assunto e muitos acabam dedicando horas na academia treinando de modo
pouco eficiente e não conseguindo alcançar os objetivos. Confira 4 dicas
que vão te ajudar a entender o que é e como conseguir a definição
muscular.
1) Hipertrofia também é uma aliada na definição
“Mesmo que uma pessoa tenha uma baixa porcentagem de
gordura, ao querer definir sem aumentar a massa muscular, deve estimular
através de métodos de hipertrofia”, explica o Gerente Técnico da
Companhia Athletica, Cacá Ferreira. Ou seja, quase sempre é preciso
fazer um trabalho de ganho de massa muscular quando se pensa em
definição.
Os treinos de hipertrofia são, em geral, constituídos de 3
ou 4 séries com de 8 a 12 repetições de cada exercício. Você vai
trabalhar, separadamente, todos os agrupamentos musculares de forma
intensa, próximo ao máximo de peso que você consegue pegar para determinado número de repetições.
Uma preocupação muito comum dos iniciantes é achar que, ao
fazer um trabalho de hipertrofia, pode ficar “grande demais” ou “muito
marombado”. Não se preocupe. Para se tornar um Arnold Schwarzenegger é
preciso anos de treino muito intenso e quantidades cavalares de
suplementos alimentares. Os ganhos musculares serão sempre graduais e,
obviamente, auxiliarão na definição.
2) A gordura “esconde” os músculos
Ferreira destaca que “a aparência dos músculos está
relacionada a uma baixa camada de gordura abaixo da pele”. Se você
ganhar músculos sem perder gordura vai desenvolver uma aparência mais
inchada, mas para ter definição é preciso fazer um trabalho de perda de
gordura. Por isso, quando se pensa em definição, é mais importante olhar
as medidas do que o peso em si, porque o seu treinamento pode estar
fazendo você ganhar peso (de músculos), mesmo perdendo gordura.
Além da alimentação (que será abordada no tópico a seguir),
é importante realizar exercícios aeróbicos, que são aqueles que se
prolongam por tempo suficiente para transformar a gordura no principal
combustível para o corpo. A corrida, natação, caminhada, boxe, futebol e
dança são alguns exemplos dessa modalidade.
O treinamento aeróbico pode ser feito logo em seguia ao
trabalho de hipertrofia, para potencializar a queima de gordura. Quer
saber por quê? Clique aqui para ler nosso artigo “Cardio: Antes ou
depois da musculação? Cia Athletica Responde!”
3) Alimentação, a base da definição muscular
A famosa frase “você é o que você come” faz todo sentido
quando se fala em definição muscular. A alimentação é importante tanto
para o processo de hipertrofia quanto para a perda de gordura. Para
ganhar músculos a chave é o consumo de carboidratos e proteínas. Os
primeiros serão o principal combustível tanto durante o treinamento
quanto na regeneração muscular.
As proteínas, além de serem fundamentais para a
hipertrofia, ajudam a acelerar o metabolismo, o que também favorece a
perda de gordura. Não cometa o erro de achar que para queimar gordura
não se deve comer. O ideal é fazer pequenas refeições de 3 em 3 horas, o
que mantém um nível de energia adequado durante todo o dia e favorece o
metabolismo.
A necessidade de suplementos alimentares – como a
maltodextrina (carboidrato) e o whey protein (proteína), por exemplo –
varia de acordo com a intensidade e o objetivo. Para um programa
alimentar mais preciso, recomenda-se a consulta com um nutricionista
especializado em esporte.
4) Dormir para definir!
“O sono regular e contínuo é fundamental para estimular o
crescimento muscular, assim influenciará na definição também”, afirma
Ferreira. Enquanto você dorme acontece a reparação das células que se
desgastaram durante o treinamento, por isso quanto mais intenso o treino
mais importante é o sono. É durante o sono que o corpo produz o
hormônio do crescimento (GH, do inglês growth hormone) e faz a síntese
proteica, processos essenciais para a hipertrofia. O descanso também é o
que vai permitir que você tenha o corpo da forma ideal para o
treinamento do dia seguinte.
O ideal é algo em torno de 8 horas por dia, mas você também
deve tomar cuidado para não dormir demais, além do que está acostumado,
porque isso pode mexer com seu relógio biológico. O melhor é dormir
sempre a mesma quantidade de horas, no mesmo horário.
Seguindo essas 4 dicas e tendo a orientação de um bom
profissional de educação física você atingirá seus objetivos. Definir os
músculos não é tarefa simples, exige dedicação quase diárias e bastante
esforço. Os resultados, porém, são extremamente recompensadores. fonte[.ciaathletica.com.br]por Equipe Cia Athletica há 813 dias
terça-feira, 19 de abril de 2016
Exército Brasileiro
O Exército Brasileiro (EB) é uma das três Forças Armadas do Brasil, responsável, no plano externo, pela defesa do país em operações eminentemente terrestres, e, no interno, pela garantia da lei, da ordem e dos poderes constitucionais. O Comandante Supremo é o Presidente da República. Entre 1808 e 1967, o responsável pela gestão do Exército foi o Ministério da Guerra. De 1967 a 1999, passou a ser denominado Ministério do Exército. Desde 1999, na estrutura do Governo do Brasil, o Exército está enquadrado no Ministério da Defesa, ao lado da Marinha e da Força Aérea.
Em tempos de paz, as tropas do Exército estão continuamente preparando-se para atuar em situações de conflito ou guerra. Além disso, são empregadas para a defesa da faixa de fronteira (tarefa conjunta com a força aérea) e para levar alimentos e serviços médicos a pontos isolados do território, participação e coordenação de campanhas sociais e pesquisas científicas (como as desenvolvidas no Centro Tecnológico do Exército (CTEx) e garantir a democracia brasileira, apoiando as eleições. Na área da educação, cita-se como exemplo o Instituto Militar de Engenharia (IME), um dos mais proeminentes estabelecimentos de ensino superior do Brasil na linha científico-tecnológica.
Além de possuir o segundo maior efetivo entre os exércitos da América Latina (atrás da Colômbia), com 219.585 soldados, e uma reserva de 280.000 homens, que são convocados anualmente para apresentação, durante os cinco anos subsequentes ao desligamento (reserva que pode chegar a quase quatro milhões, se considerarmos os brasileiros em idade para prestar o serviço militar), o Exército Brasileiro também possui a maior quantidade de veículos blindados da América do Sul, somados os veículos blindados para transporte de tropas e carros de combate principais.[2] Possui uma grande unidade de elite, com efetivos de comandos e de forças especiais, especializada em missões não convencionais, a Brigada de Operações Especiais, única na América Latina,[3] [4] [5] além de uma Força de Ação Rápida Estratégica, formada por unidades de elite altamente mobilizáveis e preparadas (Brigada de Operações Especiais, Brigada de Infantaria Paraquedista,[6] [7] 1º Batalhão de Infantaria de Selva (Aeromóvel)[8] e 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel)[9] para atuar em qualquer parte do território nacional, em curto espaço de tempo, na hipótese de agressão externa.[10]
Além disso, possui unidades de elite especialistas em combates em biomas característicos do território brasileiro como o pantanal (17º Batalhão de Fronteira),[11] a caatinga (72º Batalhão de Infantaria Motorizado),[12] [13] a montanha (11º Batalhão de Infantaria de Montanha)[13] e a selva. As unidades de selva possuem renome internacional, reconhecidas como as melhores unidades de combate nesse ambiente do mundo.[13] São formadas por militares da região amazônica e oriundos de outras regiões, profissionais especialistas em guerra na selva[14] pelo Centro de Instrução de Guerra na Selva. Essas unidades são enquadradas pelas 1ª, 2ª, 16ª, 17ª e 23ª Brigada de Infantaria de Selva.
A história do Exército Brasileiro começa oficialmente com o surgimento do Estado brasileiro, ou seja, com a independência do Brasil. Entretanto, mobilizações de brasileiros para guerra existem desde a colonização do Brasil. A data da primeira Batalha dos Guararapes (19 de abril de 1648), no contexto das invasões neerlandesas do Brasil, na qual o exército adversário dos Países Baixos foi formado genuinamente por brasileiros (brancos, negros e ameríndios), é tida como aniversário do Exército Brasileiro.[15]
Em 1822 e 1823, o recém criado exército brasileiro derrotou a resistência portuguesa à independência, nas regiões norte-nordeste do país e na província da Cisplatina,[16] assim como evitando a desfragmentação do território nacional nos anos seguintes.[17] O Exército Nacional (ou Imperial como costumeiramente era chamado) durante a monarquia era dividido em dois ramos: o de 1ª Linha, que era o Exército de fato; e o de 2ª Linha, a Guarda Nacional, formada pelas antigas milícias e ordenanças herdadas dos tempos coloniais, comandadas por líderes regionais, grandes latifundiários e proprietários de escravos conhecidos a partir da independência, pelo título genérico de Coronéis.[18] [19]
Internamente, ao longo do período monárquico brasileiro. Internacionalmente, durante o século XIX o exército se restringiu a conflitos militares relacionados com os países do Cone Sul, com os quais o Brasil faz fronteira.[17]
Participou de uma série de eventos bélicos na região, como a Guerra da Cisplatina,[20] que resultou na independência do Uruguai; a Guerra do Prata, contra forças argentinas; a Guerra do Uruguai, na qual interveio em conflitos internos desse país; e a Guerra do Paraguai, na qual formou uma Aliança com seus vizinhos para combater o ditador Solano López, no maior conflito já visto na América do Sul.[17] fonte[.wikipedia.org/wiki/Exército_Brasileiro]imagem da internet
Em tempos de paz, as tropas do Exército estão continuamente preparando-se para atuar em situações de conflito ou guerra. Além disso, são empregadas para a defesa da faixa de fronteira (tarefa conjunta com a força aérea) e para levar alimentos e serviços médicos a pontos isolados do território, participação e coordenação de campanhas sociais e pesquisas científicas (como as desenvolvidas no Centro Tecnológico do Exército (CTEx) e garantir a democracia brasileira, apoiando as eleições. Na área da educação, cita-se como exemplo o Instituto Militar de Engenharia (IME), um dos mais proeminentes estabelecimentos de ensino superior do Brasil na linha científico-tecnológica.
Além de possuir o segundo maior efetivo entre os exércitos da América Latina (atrás da Colômbia), com 219.585 soldados, e uma reserva de 280.000 homens, que são convocados anualmente para apresentação, durante os cinco anos subsequentes ao desligamento (reserva que pode chegar a quase quatro milhões, se considerarmos os brasileiros em idade para prestar o serviço militar), o Exército Brasileiro também possui a maior quantidade de veículos blindados da América do Sul, somados os veículos blindados para transporte de tropas e carros de combate principais.[2] Possui uma grande unidade de elite, com efetivos de comandos e de forças especiais, especializada em missões não convencionais, a Brigada de Operações Especiais, única na América Latina,[3] [4] [5] além de uma Força de Ação Rápida Estratégica, formada por unidades de elite altamente mobilizáveis e preparadas (Brigada de Operações Especiais, Brigada de Infantaria Paraquedista,[6] [7] 1º Batalhão de Infantaria de Selva (Aeromóvel)[8] e 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel)[9] para atuar em qualquer parte do território nacional, em curto espaço de tempo, na hipótese de agressão externa.[10]
Além disso, possui unidades de elite especialistas em combates em biomas característicos do território brasileiro como o pantanal (17º Batalhão de Fronteira),[11] a caatinga (72º Batalhão de Infantaria Motorizado),[12] [13] a montanha (11º Batalhão de Infantaria de Montanha)[13] e a selva. As unidades de selva possuem renome internacional, reconhecidas como as melhores unidades de combate nesse ambiente do mundo.[13] São formadas por militares da região amazônica e oriundos de outras regiões, profissionais especialistas em guerra na selva[14] pelo Centro de Instrução de Guerra na Selva. Essas unidades são enquadradas pelas 1ª, 2ª, 16ª, 17ª e 23ª Brigada de Infantaria de Selva.
A história do Exército Brasileiro começa oficialmente com o surgimento do Estado brasileiro, ou seja, com a independência do Brasil. Entretanto, mobilizações de brasileiros para guerra existem desde a colonização do Brasil. A data da primeira Batalha dos Guararapes (19 de abril de 1648), no contexto das invasões neerlandesas do Brasil, na qual o exército adversário dos Países Baixos foi formado genuinamente por brasileiros (brancos, negros e ameríndios), é tida como aniversário do Exército Brasileiro.[15]
Em 1822 e 1823, o recém criado exército brasileiro derrotou a resistência portuguesa à independência, nas regiões norte-nordeste do país e na província da Cisplatina,[16] assim como evitando a desfragmentação do território nacional nos anos seguintes.[17] O Exército Nacional (ou Imperial como costumeiramente era chamado) durante a monarquia era dividido em dois ramos: o de 1ª Linha, que era o Exército de fato; e o de 2ª Linha, a Guarda Nacional, formada pelas antigas milícias e ordenanças herdadas dos tempos coloniais, comandadas por líderes regionais, grandes latifundiários e proprietários de escravos conhecidos a partir da independência, pelo título genérico de Coronéis.[18] [19]
Internamente, ao longo do período monárquico brasileiro. Internacionalmente, durante o século XIX o exército se restringiu a conflitos militares relacionados com os países do Cone Sul, com os quais o Brasil faz fronteira.[17]
Participou de uma série de eventos bélicos na região, como a Guerra da Cisplatina,[20] que resultou na independência do Uruguai; a Guerra do Prata, contra forças argentinas; a Guerra do Uruguai, na qual interveio em conflitos internos desse país; e a Guerra do Paraguai, na qual formou uma Aliança com seus vizinhos para combater o ditador Solano López, no maior conflito já visto na América do Sul.[17] fonte[.wikipedia.org/wiki/Exército_Brasileiro]imagem da internet
História do Dia do Índio, comemoração, 19 de abril, criação da data, cultura indígena
Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data
comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através
do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?
Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste continente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.
Comemorações e Importância da data
Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os municípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.
Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras. fonte[acemprol.com/historia-do-dia-do-indio]imagem da internet
Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste continente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.
Comemorações e Importância da data
Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os municípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.
Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras. fonte[acemprol.com/historia-do-dia-do-indio]imagem da internet
domingo, 17 de abril de 2016
Vagas Para Agenciamento | FOCUS STUDIOS
Criado em
2010, a FOCUS STUDIOS & AGÊNCIA é considerada uma grande indústria
no segmento fotográfico, competente e conceituado estúdio. Tendo um
diferencial, atuando também como agência de modelos com
a ideia de transformar sonhos em realidade.
Essa
semana o estúdio está selecionando adolescentes e adultos que tem
perfil ou interesse em ser modelo a ganhar agenciamento totalmente
gratuito. Corra, pois são VAGAS LIMITADAS!
Mais informações:
Focus Studios e Agência
contatodafocus@gmail.com
FOCUS STUDIOS & AGÊNCIA
Seu Lugar, Sua Imagem!
CAMPANHA SOLIDÁRIO É TEMPO DE AJUDAR!
Campanha de arrecadação de produtos de higiene e fraldas geriátricas para o abrigo Lar São Francisco de Assis.
O blog Amigos de Vitória, atua no seguimento de ações sociais a 5 anos e dessa vez trouxe um projeto bem bacana. Em parceria com o blog Use 100 Moderação, Canal Hiperatividades e Focus Studios, estamos promovendo uma campanha de doações (produtos de higiene pessoal e/ou fraldas geriátricas) para idosos carentes.
Por ser um abrigo com idosos que realmente necessita, comovidos estamos nessa ação solicitando a participação de todos!
Você poderá doar os produtos citados a cima deixando na Focus Studios, localizada na Rua Joaquim Nabuco, 227 - Matriz (em frente a praça do Fórum). Desde já agradecemos e obrigado!
O blog Amigos de Vitória, atua no seguimento de ações sociais a 5 anos e dessa vez trouxe um projeto bem bacana. Em parceria com o blog Use 100 Moderação, Canal Hiperatividades e Focus Studios, estamos promovendo uma campanha de doações (produtos de higiene pessoal e/ou fraldas geriátricas) para idosos carentes.
Por ser um abrigo com idosos que realmente necessita, comovidos estamos nessa ação solicitando a participação de todos!
Você poderá doar os produtos citados a cima deixando na Focus Studios, localizada na Rua Joaquim Nabuco, 227 - Matriz (em frente a praça do Fórum). Desde já agradecemos e obrigado!
Marcadores:
Ação Solidária,
É Tempo de Ajudar,
Focus Studios,
Fraldas idoso,
Idoso,
Lar São Francisco de Assis,
SOLIDARIEDADE,
Use 100 Moderação,
VITORIA
sexta-feira, 15 de abril de 2016
Dia D" da VACINAÇÃO
Hoje, 16, é o "Dia D" da VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA em Vitória. Vacine seu animal!
Confira os locais de vacinação (das 8h às 17h):
- Mangueira (Praça da Padaria)
- Livramento (Praça do livramento – Coreto)
- Em frente á Igreja Batista Sinai
- Rua Amarela (Praça)
- Matriz (Praça da Matriz)
- Jardim Ipiranga (Praça Principal)
- Lídia Queiroz (Em Frente ao Posto)
- Água Branca (Pátio da Feira)
- Maués (Em Frente ao Posto)
- Santana (Em Frente ao Posto)
- Bela Vista (Em Frente ao Posto)
- Nossa Senhora do Amparo (Em Frente ao Posto)
- Matadouro (Em Frente ao Posto)
- Alto José Leal (Em Frente ao Posto)
- Loteamento de Bau (Em Frente ao Bar de Luiz)
- Pirituba (Praça)
- Oiteiro (CPV)
- Cidade de Deus (Em Frente ao Posto)
- Dois Postos Volantes, fonte
[Prefeitura da Vitória De Santo Antão]
Confira os locais de vacinação (das 8h às 17h):
- Mangueira (Praça da Padaria)
- Livramento (Praça do livramento – Coreto)
- Em frente á Igreja Batista Sinai
- Rua Amarela (Praça)
- Matriz (Praça da Matriz)
- Jardim Ipiranga (Praça Principal)
- Lídia Queiroz (Em Frente ao Posto)
- Água Branca (Pátio da Feira)
- Maués (Em Frente ao Posto)
- Santana (Em Frente ao Posto)
- Bela Vista (Em Frente ao Posto)
- Nossa Senhora do Amparo (Em Frente ao Posto)
- Matadouro (Em Frente ao Posto)
- Alto José Leal (Em Frente ao Posto)
- Loteamento de Bau (Em Frente ao Bar de Luiz)
- Pirituba (Praça)
- Oiteiro (CPV)
- Cidade de Deus (Em Frente ao Posto)
- Dois Postos Volantes, fonte
[Prefeitura da Vitória De Santo Antão]
quarta-feira, 13 de abril de 2016
Hino Nacional Brasileiro
O Hino Nacional Brasileiro é um dos quatro símbolos oficiais da República Federativa do Brasil, conforme estabelece o art. 13, § 1.º, da Constituição do Brasil. Os outros símbolos da República são a bandeira nacional, as armas nacionais e o selo nacional. Tem letra de Joaquim Osório Duque Estrada (1870 - 1927) e música de Francisco Manuel da Silva (1795 - 1865). Foi adquirida por 5:000$ cinco contos de réis a propriedade plena e definitiva da letra do hino pelo decreto n.º 4.559 de 21 de agosto de 1922 [1] pelo então presidente Epitácio Pessoa e oficializado pela lei n.º 5.700, de 1 de setembro de 1971, publicada no Diário Oficial (suplemento) de 2 de setembro de 1971.
Hino executado em continência à Bandeira Nacional e ao presidente da República, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal, assim como em outros casos determinados pelos regulamentos de continência ou cortesia internacional. Sua execução é permitida ainda na abertura de sessões cívicas, nas cerimônias religiosas de caráter patriótico e antes de eventos esportivos internacionais.
A partir de 22 de setembro de 2009, o hino nacional brasileiro tornou-se obrigatório em escolas públicas e particulares de todo o país. Ao menos uma vez por semana todos os alunos do ensino fundamental devem cantá-loA música do hino é de Francisco Manuel da Silva e foi inicialmente composta para banda. Em 1831, tornou-se popular com versos que comemoravam a abdicação de Dom Pedro I. Posteriormente, à época da coroação de Dom Pedro II, sua letra foi trocada e a composição, devido a sua popularidade, passou a ser considerada como o hino nacional brasileiro, embora não tenha sido oficializada como tal. Após a proclamação da República os governantes abriram um concurso para a oficialização de um novo hino, ganho por Leopoldo Miguez. Entretanto, com as manifestações populares contrárias à adoção do novo hino, o presidente da República, Deodoro da Fonseca, oficializou como Hino Nacional Brasileiro a composição de Francisco Manuel da Silva, estabelecendo que a composição de Leopoldo Miguez seria o Hino da Proclamação da República. Durante o centenário da Proclamação da Independência, em 1922, finalmente a letra escrita pelo poeta e jornalista Joaquim Osório Duque Estrada tornou-se oficial.
A orquestração do hino é de Antônio de Assis Republicano e sua instrumentação para banda é do tenente Antônio Pinto Júnior. A adaptação vocal foi feita por Alberto Nepomuceno e é proibida a execução de quaisquer outros arranjos vocais ou artístico instrumentais do hino.
De acordo com o Capítulo V da Lei 5.700 (01/09/1971), que trata dos símbolos nacionais, durante a execução do Hino Nacional, todos devem tomar atitude de respeito, de pé e em silêncio. Civis do sexo masculino com a cabeça descoberta e os militares em continência, segundo os regulamentos das respectivas corporações. Além disso, é vedada qualquer outra forma de saudação (gestual ou vocal como, por exemplo, aplausos, gritos de ordem ou manifestações ostensivas do gênero, sendo estas desrespeitosas ou não).
Segundo a Seção II da mesma lei, execuções simplesmente instrumentais devem ser tocadas sem repetição e execuções vocais devem sempre apresentar as duas partes do poema cantadas em uníssono. Portanto, em caso de execução instrumental prevista no cerimonial, não se deve acompanhar a execução cantando, deve-se manter, conforme descrito acima, silêncio.
Em caso de cerimônia em que se tenha que executar um hino nacional estrangeiro, este deve, por cortesia, preceder o Hino Nacional Brasileiro. fonte[Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre]
Hino executado em continência à Bandeira Nacional e ao presidente da República, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal, assim como em outros casos determinados pelos regulamentos de continência ou cortesia internacional. Sua execução é permitida ainda na abertura de sessões cívicas, nas cerimônias religiosas de caráter patriótico e antes de eventos esportivos internacionais.
A partir de 22 de setembro de 2009, o hino nacional brasileiro tornou-se obrigatório em escolas públicas e particulares de todo o país. Ao menos uma vez por semana todos os alunos do ensino fundamental devem cantá-loA música do hino é de Francisco Manuel da Silva e foi inicialmente composta para banda. Em 1831, tornou-se popular com versos que comemoravam a abdicação de Dom Pedro I. Posteriormente, à época da coroação de Dom Pedro II, sua letra foi trocada e a composição, devido a sua popularidade, passou a ser considerada como o hino nacional brasileiro, embora não tenha sido oficializada como tal. Após a proclamação da República os governantes abriram um concurso para a oficialização de um novo hino, ganho por Leopoldo Miguez. Entretanto, com as manifestações populares contrárias à adoção do novo hino, o presidente da República, Deodoro da Fonseca, oficializou como Hino Nacional Brasileiro a composição de Francisco Manuel da Silva, estabelecendo que a composição de Leopoldo Miguez seria o Hino da Proclamação da República. Durante o centenário da Proclamação da Independência, em 1922, finalmente a letra escrita pelo poeta e jornalista Joaquim Osório Duque Estrada tornou-se oficial.
A orquestração do hino é de Antônio de Assis Republicano e sua instrumentação para banda é do tenente Antônio Pinto Júnior. A adaptação vocal foi feita por Alberto Nepomuceno e é proibida a execução de quaisquer outros arranjos vocais ou artístico instrumentais do hino.
De acordo com o Capítulo V da Lei 5.700 (01/09/1971), que trata dos símbolos nacionais, durante a execução do Hino Nacional, todos devem tomar atitude de respeito, de pé e em silêncio. Civis do sexo masculino com a cabeça descoberta e os militares em continência, segundo os regulamentos das respectivas corporações. Além disso, é vedada qualquer outra forma de saudação (gestual ou vocal como, por exemplo, aplausos, gritos de ordem ou manifestações ostensivas do gênero, sendo estas desrespeitosas ou não).
Segundo a Seção II da mesma lei, execuções simplesmente instrumentais devem ser tocadas sem repetição e execuções vocais devem sempre apresentar as duas partes do poema cantadas em uníssono. Portanto, em caso de execução instrumental prevista no cerimonial, não se deve acompanhar a execução cantando, deve-se manter, conforme descrito acima, silêncio.
Em caso de cerimônia em que se tenha que executar um hino nacional estrangeiro, este deve, por cortesia, preceder o Hino Nacional Brasileiro. fonte[Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre]
sexta-feira, 1 de abril de 2016
RESULTADO DA NOSSA PÁSCOA
A equipe do blog Amigos de Vitória agradece a todos os amigos, os desconhecidos e principalmente a Dona Maroca, Focus Studios, blog Use 100 Moderação e canal Hiperatividades que participaram na doação para a Campanha da Páscoa Solidária.
Foram arrecadadas 100 unidades de chocolate sortidos entre ovos e bombons, além de um Ovo especial da Dona Maroca utilizado em um leilão de colaboração da campanha. Ficamos imensamente felizes não só em poder levar alegria e carinho, mas também tornar a Páscoa de muitas crianças um pouco mais doce.
Agradecemos a colaboração e não deixe de continuar sendo nosso seguidor. Também curta e compartilhe nossas postagens, assim ajuda no nosso crescimento!
Marcadores:
Campanha Social,
Campanha de Pascoa,
Canal Hiperatividades,
chocolate,
Criança,
Dona Maroca,
Focus Studios,
Ovo,
páscoa,
SOLIDARIEDADE,
Use 100 Moderação
Assinar:
Postagens (Atom)