terça-feira, 17 de maio de 2016

Pressão baixa? Veja as dicas

A pressão arterial é formada pelos valores de sístole, que é quando o coração expulsa o sangue para as veias e chega ao valor máximo, e a diástole, que é quando o sangue volta para o coração atingindo os valores mínimos. No caso da pressão baixa, o fluxo de sangue para os tecidos cai e o oxigênio não consegue chegar às células na quantidade necessária.
A pressão arterial pode ser considerada boa quando está por volta de 12 por 8. Quando os valores estão muito acima ou abaixo da média, vale fazer uma consulta com o seu médico. As quedas de pressão podem ocorrer por diversos motivos como desidratação, jejum prolongado e uso excessivo de medicação contra a hipertensão, diuréticos ou remédios para emagrecer. Tem também a chamada hipotensão postural, que surge quando a pessoa se levanta ou mudar a posição do corpo bruscamente, trazendo tontura e visão turva. Pessoas doentes ou que ficaram de cama por muitos dias também podem sofrer de pressão baixa por algum tempo. Nestes casos, pode-se dizer que o organismo leva cerca de 15 dias para retomar o ritmo cardíaco normal.
Se os sintomas da hipotensão forem sentidos por mais de 15 minutos, a consulta com o médico é fundamental, inclusive, porque a pressão baixa pode ser um sintoma de algum outro problema de saúde como hemorragia, reações alérgicas a medicamentos, traumatismos, queimaduras, intoxicações, doenças cardíacas, pulmonares ou renais. A intensidade dos sintomas varia e a pessoa pode sentir fraqueza, tontura, suor frio, taquicardia e sensação de desmaio.
Muitas pessoas saudáveis podem ter a pressão baixa e, em muitos casos, o tratamento não é necessário, mas só o médico poderá confirmar. O tratamento é importante quando a hipotensão é desencadeada alguma outra doenças e aí é necessário corrigir o distúrbio.
Confira algumas dicas:
- Se levante com cuidado se estiver sentado ou deitado. Evite movimentos bruscos neste momento.
- Beba pelo menos dois litros de água por dia para evitar a desidratação.
- Se estiver tomando algum medicamento, verifique a sua ação sobre a pressão arterial.
- Faça atividade física regularmente.
- Evite ficar muito tempo sem comer.
- Evite lugares muito quentes.
- Banhos muito quentes também podem ser prejudiciais.
- Tenha uma dieta balanceada. Pepino, água de coco e tomate são alguns exemplos de alimentos que podem colaborar.
Outra dica para quem tem pressão baixa é tomar o chá de gengibre duas vezes ao dia. O consumo de gengibre favorece a circulação e aumenta o nível de pressão do sangue. Para preparar, separe uma colher de sopa de gengibre fresco ralado e coloque para ferver em 200 ml de água. Coe e beba na hora.Grávidas, lactantes ou quem toma remédio controlado não deve tomar nenhum chá sem consultar o médico.

Saiba as propriedades do suco de tomate

Hoje é dia de suco aqui no Universo Jatobá e o da vez é o de tomate. Os benefícios são incríveis: além de ser rico em vitaminas A e C, o tomate é rico em potássio e cálcio e tem também o famoso licopeno, que anticancerígeno, regula o nível de açúcar no sangue e, como age de maneira positiva sobre o fígado, colabora para reduzir os sintomas da ressaca, como dor de cabeça, enjoos e vômitos.
Quem faz exercícios físicos deve investir neste suco, que tem características isotônicas e energéticas. E mais: o tomate possui antioxidante, que protege o organismo dos radicais livres, também é rico em fibras e ajuda a complementar a dieta de quem quer perder peso.
 confira mais benefícios do tomate.
Agora, anote a receita:
Bata no liquidificador 1 tomate maduro picado com casca, 1 copo de 200 ml de água e  uma pitada de sal. Para garantir as propriedades, tome na hora, sem coar, até uma vez ao dia.
Quem preferir, também pode incrementar o suco com algumas gotas de pimenta ou uma colher de chá de suco de limão. O manjericão ou a hortelã podem ser usados no final para decorar e dar um gostinho especial.  fonte[universojatoba.com.br]imagem  da internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

www.LooGix.com