sábado, 4 de julho de 2015

Prefeito Elias Lira convoca reunião de urgência e decreta Estado de Alerta no município



Em razão das fortes chuvas ocorridas nas últimas 72 horas e inundações provocadas em diversos bairros e na Zona Rural, no município da Vitória de Santo Antão, devido a elevação dos níveis do Rio Tapacurá e seus afluentes, o prefeito Elias Lira, em reunião convocada em caráter de urgência na tarde deste sábado (4), decretou Estado de Alerta (Decreto nº044/2015), e instituiu o Comitê de Proteção e Segurança para atender e auxiliar pessoas que venham a ser atingidas por enchentes e enxurradas. O comitê formado pelas secretarias de Governo, Ação Social, Serviços Públicos, Infraestrutura, Saúde, e Defesa Social e Segurança Cidadã, funcionará vinte e quatro horas e será permanente enquanto houver a necessidade. A medida preventiva foi tomada em virtude da continuidade das chuvas previstas pelo serviços de meteorologia.
A  Defesa Civil  e a Secretaria de Defesa Social e Segurança Cidadã irão assegurar a mobilização de pessoal, condução e transporte de bens, materiais e famílias que venham a ser atingidas pelas chuvas.
O decreto também institui a prontidão de todos os servidores municipais das referidas secretarias para atender as famílias em situação emergencial.
Equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Defesa Social e Segurança Cidadã estão monitorando as áreas de riscos. As avaliações alimentam um banco de dados, gerando informações sobre a situação atual do município. Desde 2009, a cidade conta com o Plano de Contingências, que identifica e monitora as áreas de possíveis desastres e estabelece as atribuições e responsabilidades de cada secretaria e equipe técnica.
De acordo com o secretário de Defesa Social e Segurança Cidadã, Décio Filho, a prefeitura da Vitória se antecipa aos possíveis desastres através de um trabalho preventivo. “Estamos atentos e mobilizados. O prefeito se preocupou em reunir todos os secretários para ações preventivas, nos antecipando as eventuais ocorrências. Estamos de mãos dadas visando a segurança da população. Temos um Plano de Contingência e ele não funciona só durante as enchentes, mas durante todo o ano, monitorando as áreas críticas e estabelecendo as responsabilidades de cada um em casos de emergência”, explica.
Até o momento foram registradas três ocorrências sem vítimas; duas casas interditadas e uma desabada. As chuvas que caem no município são monitoradas através de três pluviômetros  localizados nos bairros do Cajá, Cajueiro e Livramento. Este último registrou uma precipitação pluviométrica nas últimas 24 horas de 66 mm.

A Secretaria de Defesa Social e Segurança Cidadã disponibilizou o número do Comando da Guarda Municipal para atendimento 24 horas à população em situação de risco em decorrência das chuvas. O número é o (81) 9 8567-8169 (OI). fonte  prefeituradavitoria.pe.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

www.LooGix.com