terça-feira, 15 de setembro de 2015

Benefícios da romã

A romã, fruta que é cercada de misticismo, fazendo parte de simpatias e rituais, afamada por trazer bons fluidos, também pode ser uma poderosa aliada da saúde.

Preciosas cápsulas…

É na polpa, formada por sementes em forma de cápsulas translúcidas que se encontram a maioria dos nutrientes e compostos benéficos da fruta. Rica em ácidos graxos, a romã beneficia de forma especial o sistema cardiovascular, diminuindo o colesterol ruim, fortalecendo as paredes internas dos vasos e evitando, assim, os temidos infarto e derrame.
Cientistas concluíram que essas propriedades da romã se dão por causa das adversidades enfrentadas na região de origem, onde a planta se adaptou às mudanças bruscas de temperatura, sendo os antioxidantes, por exemplo, responsáveis por diminuir os danos causados pela variação entre o calor tórrido durante o dia e o frio extremo durante a noite. Por isso, também, há bom estoque de gorduras em suas sementes. Não fosse por essa química, a germinação se tornaria impossível e a planta desapareceria.
Além de proteger as nossas artérias, a romã também possui substâncias que tem poder de barrar algumas moléculas que danificam a estrutura celular e desencadeiam o câncer. Estudos comprovam que essa propriedade se dá pela presença de três ácidos: gálico, elágico e protocatequínico, além de doses concentradas de antocianinas, que são substâncias reconhecidamente anticancerígenas e são as responsáveis pela cor avermelhada da sua polpa. A associação dessas substâncias vem sendo estudada tanto no Brasil quanto por cientistas do mundo inteiro e já há estudos que associam a fruta à redução do risco de câncer de próstata; um dos estudos, nos Estados Unidos, mostra que a romã ajuda a freiar a multiplicação de células malignas.
Também são atribuídos à ela os poderes de emagrecimento, antioxidante, o que previne o envelhecimento precoce e evita diversas doenças e o poder anti inflamatório
A fruta pode ser consumida in natura, pois é muito saborosa, também pode ser preparado um suco com sua polpa e pode ainda, ser acrescentada à saladas e molhos, só que, nesse último caso, não deve ficar muito tempo em cozimento, pois perde suas propriedades.
Mesmo sendo tão benéfica, a romã não deve ser consumida em excesso, pois alguns de seus componentes podem prejudicar a absorção de nutrientes e pode causar algum desconforto gástrico. Uma maneira de reduzir os riscos disso acontecer é acrescentar água ao suco, para que não fique muito concentrado e picar as sementes para acrescentá-la aos poucos à saladas.
A romã ainda concentra propriedades na parte branca, que envolve as sementes da polpa e também na casca, que pode ser amarelada, a mais comum em nosso país, ou rosada, que é originária do Canadá e não é tão comum por aqui. Dessas pode-se preparar chás que tratam diversos problemas, como inflamações.

Veja algumas receitas de remédios caseiros preparados com romã GARGANTA INFLAMADA

Ingredientes e preparo:  Ferva 150ml (1 xícara de chá) de água com 6g de cascas de romã por alguns minutos. Coe e deixe tampado até amornar.
Devem ser feitos no mínimo três gargarejos durante o dia para aliviar a garganta inflamada. O chá da casca desta fruta possui propriedades antissépticas e anti inflamatórias que combatem os microrganismos causadores da inflamação.

Esta é uma receita leve e saudável como opção de consumo desta fruta, criada pela nutricionista Cynthia Antonaccio, da Equilibrium Consultoria em Nutrição:IRRITAÇÃO NOS OLHOS
Prepare um chá com as folhas da árvore de romã e deixe amornar ou esfriar e aplique compressas nos olhos com algodão. Faça isso várias vezes ao dia.  fonte[remédio caseiro.com]imagem  reproduzida  da internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

www.LooGix.com