quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Secretaria Municipal da Vitória inicia “Campanha Novembro Azul” de prevenção ao Câncer de próstata

pós a Campanha Outubro Rosa que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Prefeitura da Vitória de Santo Antão realiza neste sábado (1º de novembro), uma ação em comemoração a Campanha Novembro Azul, mês Mundial do Combate ao Câncer de Próstata.
O evento será direcionado para homens com 50 anos de idade ou mais. O atendimento acontece no CESV – Centro de Especialidades em Saúde da Vitória, localizado na Praça Diogo de Braga. Começa às 8h e segue até 17h, onde será ofertada a realização do autoexame da próstata.
O Novembro Azul é uma campanha que tem o objetivo conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, assim como outras doenças masculinas.
EXPLICAÇÃO – O Câncer de próstata é o tumor mais comum em homens acima de 50 anos. Os fatores de risco incluem idade avançada (acima de 50 anos), histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais e certos hábitos alimentares (dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas), sedentarismo e excesso de peso. Os negros constituem um grupo de maior risco para desenvolver a doença.
Sintomas
A maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente e não causa sintomas. Tumores em estágio mais avançado podem ocasionar dificuldade para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga e hematúria (presença de sangue na urina). Dor óssea, principalmente na região das costas, devido à presença de metástases, é sinal de que a doença evoluiu para um grau de maior gravidade.
Diagnóstico
O câncer de próstata pode ser diagnosticado por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA). Caso sejam constatados aumento da glândula ou PSA alterado, deve ser realizada uma biópsia para averiguar a presença de um tumor e se ele é maligno. Se for, o paciente precisa ser submetido a outros exames laboratoriais para se determinar seu tamanho e a presença ou não de metástases.
Tratamento
O tratamento depende do tamanho e da classificação do tumor, assim como da idade do paciente e pode incluir prostatectomia radical (remoção cirúrgica da próstata), radioterapia, hormonoterapia e uso de medicamentos. Para os pacientes idosos com tumor de evolução lenta o acompanhamento clínico menos invasivo é uma opção que deve ser considerada.
Recomendações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

www.LooGix.com