O CEEL, Centro de Estudos em Educação e Linguagem/UFPE e o NEMAT, Núcleo de Educação Matemática selecionaram dez trabalhos de professoras alfabetizadoras de Pernambuco para serem apresentados no Seminário Regional do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, que será realizado no período de 07 a 09 de dezembro de 2014, na UFMA (Universidade Federal do Maranhão). Dentre eles, foi selecionado o Relato de Experiência da Professora Roseli Tavares da Silva, que leciona na turma do 1º ano da Escola Municipal José de Melo Xavier Júnior.
A professora Roseli faz parte do PNAIC (Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) que tem como objetivo alfabetizar todas as crianças até os 8 anos de idade. Este Programa é uma parceria dos governos Federal e Municipal, juntamente com a Universidade Federal de Pernambuco.
A experiência da Professora Roseli tem o título “Mosquito…Ai se te pego!” e foi vivenciada na Escola Municipal José de Melo Xavier Júnior, na turma do 1º ano, formada por 24 alunos com faixa etária entre 6 e 7 anos. A experiência surgiu a partir de uma proposta da Secretaria de Educação, a fim de que todas as escolas vivenciassem o Projeto da Dengue.
A professora trabalhou de forma interdisciplinar, abordando questões em todas as áreas do conhecimento, mas enfatizando a leitura, a escrita e o raciocínio lógico. Para isso, utilizou diversos gêneros nos mais variados suportes, como: poesia, música, cartaz, folhetos informativos, revista, filme e utilizou também vídeos e jogos matemáticos.
Além da professora, foram também convidadas para o Seminário no Maranhão, a sua orientadora de estudos do PNAIC, professora Maria Elisabeth Costa de Lyra Mendes e a Coordenadora Municipal do PNAIC, Professora Maria Valdelúcia de Siqueira Tavares. As três vão representar nosso município no referido Seminário.
Esta Secretaria de Educação parabeniza as professoras e sente-se honrada em ter estas profissionais que se empenham por uma educação de qualidade e por ter um Relato de Experiência de uma professora vitoriense que será divulgado em outro estado.
Com informações da Secretaria de Educação
Nenhum comentário:
Postar um comentário