Por LUCIANO ABREU | Secretaria Executiva de Comunicação Social
A prefeitura da Vitória, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte, realizou na tarde desta quarta-feira (3), no auditório do Teatro Tabocas, o I Fórum Municipal de Cultura, promovendo a criação do Conselho Municipal de Cultura.
Na ocasião, artistas plásticos, músicos, escritores, escultores, fotógrafos, atores, entre outros, escolheram os vinte e quatro representantes do Conselho Municipal de Cultura que criarão propostas para os segmentos culturais.Abrindo o fórum o secretário da pasta, Paulo Roberto, ressaltou a importância do marco histórico onde sociedade e governo participam de criação de mecanismo para impulsionar a cultura do município para os próximos dez anos. “Que esse conselho seja o guardião da cultura do município. O poder que nascerá com o povo voltará para o povo para exercer a cultura da nossa cidade”, afirmou.
Em 2014, Vitória de Santo Antão aderiu ao Sistema Nacional de Cultura, criando o Sistema Municipal. O que permite, por exemplo, que artistas e projetos culturais locais sejam financiados pela Lei Rouanet.
O Conselho Municipal de Cultura tem a atribuição de discutir e aprovar a política municipal de cultura, criando as metas culturais para os próximos dez anos.
O Conselho é composto por seis membros titulares e seis suplentes representando o poder público e seis titulares e seis suplentes representado a sociedade civil, através dos setores artes cênicas (teatro, dança e circo); artes visuais (artes plásticas, artesanato, arquitetura, patrimônio, escultores e pintores); cultura popular (capoeira, maracatu, troças, blocos, bois, clubes alegóricos); literatura (escritores e poetas); audiovisual (cinema e fotografia ); e música (bandas, orquestras e músicos)eleitos, os conselheiros irão conduzir a discussão e criação do Plano Municipal de Cultura. fonte [prefeituradavitoria.pe.gov.br]
Nenhum comentário:
Postar um comentário