sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Vacinação contra Poliomielite e Sarampo começa dia 8 de Novembro

Mobilização Nacional acontece entre 8 e 22 de novembro, em todo o Brasil. Meta é vacinar mais de 12 milhões de crianças
O Ministério da Saúde anunciou, nesta quinta-feira (30), o lançamento da Campanha de Vacinação Infantil contra os vírus da Poliomielite e Sarampo, que acontece no próximo sábado (8).
O Dia D de Mobilização Nacional será realizado em dois momentos: no 1º dia da campanha (8/11), e no dia 22 de novembro, último dia. A expectativa é de 11 milhões de crianças sejam vacinadas até o dia 28 de novembro.
O lançamento da campanha será feito pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, no Ceará, estado estrategicamente escolhido por conta do alto número de transmissão de sarampo importado de outros lugares, como também acontece em Pernambuco.
Ao todo, serão mais de 100 mil postos e 350 mil profissionais atuando na vacinação infantil.
O ministro da saúde enfatizou a importância da mobilização: “É uma possibilidade de contribuir e ao País e ao cenário internacional, no enfrentamento das duas doenças. O Brasil recebe muitos turistas, então é extremamente importante que doenças de transmissão fácil tenha uma arma da prevenção segura.”
Este é um ano especial para a saúde brasileira, pois são celebrados 35 anos de campanhas nacionais, sendo o Brasil um dos primeiros países do mundo a implantar a campanha contra poliomielite. "Estamos já há 25 anos sem casos de Poliomielite no Brasil’, comemora o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa. 
Poliomelite
Neste ano, serão distribuídas cerca de 17,8 milhões de doses da vacina oral poliomielite (VOP). A vacinação terá como população-alvo crianças a partir de 6 meses até menores de 5 anos. Para crianças com mais de 6 meses de idade que estejam com esquema vacinal atrasado, é recomendada a vacina inativada da poliomielite (VIP), que é feita de forma injetávearbas Barbosa apontou a vantagem da vacina oral: “além de ser segura, produz imunidade intestinal, multiplica o vírus vacinal e produz proteção local. A criança vai expelindo nas fezes o vírus. A vacina produz uma imunidade de rebanho, pois vai sendo liberada no meio ambiente, o que também possibilitou a erradicação da poliomielite.” Sarampo 
Diferente da poliomielite, o Sarampo ainda é muito presente no mundo inteiro. Há a presença do vírus na Europa, Ásia e África. No total, são 155 mil casos registados no mundo, o que abre espaço ao vírus importado, trazido e levado por viajantes.
O Sarampo é uma doença de grande contagiosidade, e por conta disso, é preciso apostar na Campanha de Seguimento, que é voltada não só para quem está com o calendário vacinal atrasado, mas como um reforço para quem já tomou, pois muitas vezes o indivíduo não criou imunidade.
O público-alvo da vacinação da chamada Tríplice Viral – que também protege contra rubéola e caxumba - são crianças de 1 a 5 anos incompletos. A estimativa é promover a vacinação de 10,9 milhões de crianças.fonte[.brasil.gov.br/saude/]

Próstata



A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides, liberado durante o ato sexual.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ ) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

Estimativa de novos casos: 68.800 (2014)

Número de mortes: 13.129 (2011 - SIM) fonte .inca.gov.br




O que é Halloween:



Halloween (também conhecido como Dia das Bruxas) é o nome de uma celebração muito popular em alguns países de língua anglo-saxônica (especialmente nos EUA) cujo significado se refere à noite sagrada de 31 de Outubro, véspera do feriado religioso “Dia de Todos os Santos”.
A tradição do Halloween foi levada pelos irlandeses para Estados Unidos, onde a festa é efusivamente comemorada. Os símbolos principais são as fantasias de bruxas e a abóbora com feições humanas iluminada através de uma vela acesa.
No Brasil também se comemora o Halloween em festas particulares, principalmente em casas noturnas. Mas não atrai forte adesão popular como nos Estados Unidos e outros países.
Segundo alguns autores, uma das origens do Halloween pode ter ocorrido entre o povo celta, através das festividades pagãs do fim do período de verão e início do inverno, o “Festival de Samhain”, que acontecia no final do mês de Outubro. Acreditava-se que nesta data, os espíritos dos mortos regressavam para visitar as suas casas e também poderiam surgir assombrações para amaldiçoar os animais e as colheitas. Todos os símbolos utilizados pelos celtas tinham como objetivo afastar os maus espíritos.
A origem católica do Halloween coincide com a festa de Todos os Santos sendo determinado pela Igreja Católica o dia 1 de Novembro para as celebrações. No dia 31 de Outubro acontecia uma vigília de preparação denominada “All Hallow’s Eve” (Véspera de Todos os Santos). Após transformações, a expressão permaneceu na sua forma atual.  fonte [.significados.com.br]

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

No Mutirão da Catarata parabéns para nossa cidade


A Secretaria de Saúde da Vitória e a Fundação Altino Ventura (FAV), realizam até sexta-feira, dia17, mais uma etapa do Projeto Catarata. Esta é a segunda vez,  em 2014, que a ação cujo objetivo é prevenir a cegueira e reabilitar a visão afetada pela catarata senil, acontece em Vitória de Santo Antão. Segundo estimativa cerca de 600 pessoas passarão pelo processo de triagem para realização da cirurgia corretiva.

A oftalmologista Luana Nogueira, responsável pela análise final dos pacientes, estima que cerca de 120 pessoas serão encaminhadas para a sala de operação. “Depois do processo de triagem voltaremos para realizar as cirurgias agendadas. Em média, diariamente, estaremos operando 30 pacientes, durante toda a semana”, explicou.

De acordo com o calendário da Secretaria Municipal de Saúde, as correções serão realizadas na segunda semana de janeiro, na unidade móvel da Fundação Altino Ventura.

Quem ainda não procurou o serviço pode dirigir-se nesta sexta-feira à sede da Secretaria de Saúde, na Avenida Henrique de Holanda. Os profissionais da FAV e da Saúde estarão atendendo a partir das 7h. O exame é destinado à homens e mulheres com idade acima de 50 anos.

LUCIANO ABREU | Secretaria Executiva de Comunicação Socia

Secretaria Municipal da Vitória inicia “Campanha Novembro Azul” de prevenção ao Câncer de próstata

pós a Campanha Outubro Rosa que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Prefeitura da Vitória de Santo Antão realiza neste sábado (1º de novembro), uma ação em comemoração a Campanha Novembro Azul, mês Mundial do Combate ao Câncer de Próstata.
O evento será direcionado para homens com 50 anos de idade ou mais. O atendimento acontece no CESV – Centro de Especialidades em Saúde da Vitória, localizado na Praça Diogo de Braga. Começa às 8h e segue até 17h, onde será ofertada a realização do autoexame da próstata.
O Novembro Azul é uma campanha que tem o objetivo conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, assim como outras doenças masculinas.
EXPLICAÇÃO – O Câncer de próstata é o tumor mais comum em homens acima de 50 anos. Os fatores de risco incluem idade avançada (acima de 50 anos), histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais e certos hábitos alimentares (dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas), sedentarismo e excesso de peso. Os negros constituem um grupo de maior risco para desenvolver a doença.
Sintomas
A maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente e não causa sintomas. Tumores em estágio mais avançado podem ocasionar dificuldade para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga e hematúria (presença de sangue na urina). Dor óssea, principalmente na região das costas, devido à presença de metástases, é sinal de que a doença evoluiu para um grau de maior gravidade.
Diagnóstico
O câncer de próstata pode ser diagnosticado por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA). Caso sejam constatados aumento da glândula ou PSA alterado, deve ser realizada uma biópsia para averiguar a presença de um tumor e se ele é maligno. Se for, o paciente precisa ser submetido a outros exames laboratoriais para se determinar seu tamanho e a presença ou não de metástases.
Tratamento
O tratamento depende do tamanho e da classificação do tumor, assim como da idade do paciente e pode incluir prostatectomia radical (remoção cirúrgica da próstata), radioterapia, hormonoterapia e uso de medicamentos. Para os pacientes idosos com tumor de evolução lenta o acompanhamento clínico menos invasivo é uma opção que deve ser considerada.
Recomendações

O que é reumatismo?


É um conjunto de doenças que possuem origem não traumática, ou seja, não são oriundas de acidentes, e que comprometem músculos, articulações, tendões e qualquer outro local do aparelho locomotor. São cerca de 300 doenças diferentes enquadradas dentro deste grupo. Algumas podem até mesmo acometer órgãos internos como o lúpus eritematoso sistêmico, por exemplo. A febre reumática, enfermidade que atinge em sua maioria crianças, é outro exemplo de reumatismo que agride os órgãos.
A principal característica destas complicações são inchaço, dor, fraqueza e movimentos restritos. Estas podem se desenvolver a partir de qualquer momento da vida, sem restrição de sexo ou de idade. Alguns reumatismos são degenerativos e estão relacionados com o desgaste. Na osteoartrose, por exemplo, quem sofre o desgaste são as cartilagens. Já na osteoporose, são os ossos.
Outros reumatismos podem ser causados devido a infecções bacterianas ou por vírus, como ocorre com a hepatite e com o HIV. Inflamações sistêmicas nas articulações também podem levar a este quadro. Assim como inflamações em órgãos diversos. Com a chegada da idade mais avançada a degeneração de partes do organismo fica mais intensa, por este motivo é tão comum encontrar idosos com um ou mais tipos de reumatismos. Pessoas mais jovens, entretanto, podem facilmente desenvolver alguma destas complicações ao utilizar mal o corpo humano, através de movimentos muito repetitivos, por exemplo.

Agente causador

Como o reumatismo engloba um conjunto grande de doenças, as causas também são diversas. Os degenerativos, por exemplo, ocorrem devido a um desgaste de alguma estrutura do organismo. Pode ser algo natural, que vem com a idade, ou pode ser algo induzido, devido ao excesso de exercícios físicos.
Os inflamatórios geralmente possuem ligação com o sistema imunológico. Quando alguma falha ocorre neste sistema, o corpo passa a interpretar partes de estruturas como organismos estranhos e, ao combatê-las, gera inchaço local. Os reumatismos infecciosos são geralmente causados por vírus ou bactérias. Distúrbios metabólicos também podem ter relação com o surgimento de alguma complicação. Em alguns casos até mesmo a hereditariedade pode ser considerada fator de risco.
Reumatismo não é uma doença. É um conjunto composto por várias delas. Muitas possuem sintomas em comum, como dor, inchaço e restrição de movimentos. Algumas já possuem características mais específicas. Não há um exame para reumatismo. Diante dos sintomas do paciente o mais indicado é o médico fazer uma análise física cuidadosa e verificar através de uma conversa o histórico desta pessoa.
O diagnóstico precoce é uma das melhores formas de se evitar complicações. Isto porque a grande maioria das doenças, quando detectadas previamente, podem ser controladas ou até mesmo sanadas antes de dar início a transtornos consideráveis. Muitas vezes você pode estar sofrendo de um distúrbio sem saber, já que considera tal dorzinha normal. Por isto recomenda-se a ida frequente a um médico para a realização de exames de rotina. Desta forma você recebe o devido acompanhamento médico e seu corpo pode ser melhor monitorado.
Exames de sangue e exames de imagem, como ultrassonografia, raio-x e ressonância magnética, por exemplo, auxiliam o médico a verificar as causas e os motivos do incomodo que o paciente vem sentindo. Após se chegar a um diagnóstico é preciso dar início ao tratamento o quanto antes. Este ajuda no combate à dor e até mesmo soluciona algumas causas do problema.

Sintomas

Apesar da variedade de tipos de reumatismo os sintomas costumam ser bastante parecidos. O que muda são os locais acometidos, as funções atingidas e o tamanho da área afetada, por exemplo. Os principais sinais que surgem são:
  • Dor;
  • Inchaço;
  • Calor local;
  • Rigidez (geralmente pela manhã);
  • Fraqueza nos músculos.
Dependendo do reumatismo pode se observar também quadros de queda de cabelo, dor de cabeça, lesões na pele, emagrecimento, febre e muito cansaço. Estas doenças não são contagiosas. A grande maioria é agravada devido a fatores como alterações climáticas, estresse, depressão, traumatismos, sedentarismo, ansiedade e obesidade, por exemplo.
Diante destes sintomas não deixe de procurar por ajuda médica. O tratamento para o seu reumatismo pode ser simples e sua vida terá uma qualidade muito maior. uso de medicamentos como analgésicos e anti-inflamatórios auxiliam no combate à dor. A fisioterapia é uma prática adotada para reeducar fisicamente o corpo e para ajudar no retorno dos movimentos. Hidroterapias também são muito indicadas, já que ajudam no relaxamento muscular e promovem o reforço do músculo. Compressas de gelo, massagens, alongamentos e mobilizações articulares são outras medidas que podem ser tomadas no intuito de reduzir os incômodos do reumatismo.

O tratamento é basicamente sintomático, já que muitas vezes as causas são desconhecidas. É importante que todas as pessoas com dores procurem por ajuda médica. O estado da lesão pode piorar bastante quando não recebe tratamento ou acompanhamento médico. Através de simples medidas muitos dos incômodos podem ser sanados e o indivíduo volta a levar uma vida normal. Portanto, não deixe de pedir ajuda. Além disto, é fundamental ficar atento a quaisquer sinais que seu corpo possa estar lhe enviando. Algo aparentemente simples pode ser sintoma de um problema muito maior. fonte [saudemedicina.com]



quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Sinais e Sintomas do Câncer de Mama em Homens



Os homens precisam saber que o câncer de mama não é restrito apenas às mulheres.
Os possíveis sinais de câncer de mama em homens incluem:
  • Protuberância ou inchaço, geralmente (mas nem sempre) indolor.
  • Pele ondulada ou enrugada.
  • Retração do mamilo.
  • Vermelhidão ou descamação da pele da mama ou do mamilo.
  • Inchaço nos linfonodos axilares.

Estas alterações não são sempre causadas pelo câncer. Por exemplo, a maioria dos nódulos de mama em homens é causada por ginecomastia. Portanto, se você notar qualquer alteração nas mamas consulte imediatamente um médico para poder realizar o diagnóstico.  fonte  [oncoguia.org.br]

        







Embora raro, o câncer de mama pode, sim, afetar os homens. Câncer de mama em homens representa menos de 1% do total de casos de câncer de mama. O câncer de mama nos homens é diagnosticado com base em uma alteração na mama, geralmente notada pelo próprio paciente, já que não existe rastreamento de câncer de mama em homens. - See more at: http://www.cancerdamama.com/sintomas-e-diagnosticos/cancer-de-mama-no-homem/#sthash.x7dNp2e4.dpuf
Embora raro, o câncer de mama pode, sim, afetar os homens. Câncer de mama em homens representa menos de 1% do total de casos de câncer de mama. O câncer de mama nos homens é diagnosticado com base em uma alteração na mama, geralmente notada pelo próprio paciente, já que não existe rastreamento de câncer de mama em homens. - See more at: http://www.cancerdamama.com/sintomas-e-diagnosticos/cancer-de-mama-no-homem/#sthash.x7dNp2e4.dpuf

terça-feira, 28 de outubro de 2014

O Auto-Exame das Mamas



IMPORTANTE:

- Durante a palpação da mama, observe o surgimento de nódulos, note sua consistência, mobilidade, limites, localização, tamanho.

- A dor também deve ser considerada, embora não seja freqüente em casos de câncer de mama

- Nódulos que surgem antes da menstruação e desaparecem após a mesma, geralmente não têm valor clínico importante.

- O uso de anticoncepcionais, terapia de reposição hormonal, período pré menstrual, amamentação, gestação e aborto recente podem influenciar e dificultar a identificação de nódulos.
Coloque as mãos na cintura e observe o formato, tamanho e contorno de suas mamas (observe se estão iguais, simétricas). Veja se existem pregas, depressões ou alterações na pele da mama, aréola e mamilo.
Coloque as mãos para o alto e fique atenta aos mesmos sinais de igualdade da pele já descritos.
É uma oportunidade única de observar sua simetria mamária. Observe se as mamas estão alinhadas, assim como as aréolas e mamilos. Eles deverão sempre estar na mesma linha. Observe se o sutiã faz marca só em uma mama, e qual é o local para verificar se há edema (inchaço).
Ensaboe bem as mamas e axilas, deste modo suas mãos percorrerão melhor e facilitará o exame. Coloque o braço atrás da nuca, coluna reta e com a ponta dos dedos percorra todas as áreas da mama em movimentos circulares de fora para dentro, procurando por espessamentos ou caroços. Use a mão direita para examinar a mama esquerda e vice-versa. Você também poderá realizar esse exame fora do chuveiro, com maior atenção.Devem ocorrer da parte externa superior da mama (perto da axila) em direção ao mamilo, de modo firme, mas delicado.Pressione suavemente os mamilos e observe com cuidado a presença de secreções e a presença de lesões na sua pele sensível, assim como nas aréolas.Elas também fazem parte do tecido mamário, e devem ser examinadas do mesmo modo que as mamas. Realize movimentos circulares da mama para axila, observando a presença de caroços na região.Coloque um apoio sob o ombro direito (pode ser um travesseiro ou toalha) e a mão direita atrás da cabeça. Examine sua mama direita com a mão esquerda, repetindo os movimentos circulares.
Repita esse passo com o lado esquerdo.

Você deverá se acostumar a fazer o auto exame desde já.
Se isso não acontece, pode ter certeza:
Você está muito atrasada nesse compromisso com sua saúde.
Através dele é freqüente a descoberta de doenças da mama, como alterações funcionais benignas, ou mesmo um câncer de mama.
É importante você saber que, ao detectar qualquer anormalidade, não deve entrar em pânico nem solicitar ajuda de quem pouco poderá lhe esclarecer.
Procure SEMPRE um médico
, lembrando mais uma vez que o auto exame propiciará detectar um possível câncer de mama de modo precoce, aumentando substancialmente suas chances de cura, além de ter a grande possibilidade de uma cirurgia de menor porte para combatê-lo.
Além do mais, nunca devem ser ignoradas as alterações benignas, cujo quadro pode se manifestar também através de nódulos mamários.
Cumpra essa determinação, aceite este convite, cuide-se, não tenha medo de examinar-se e descobrir algo, faça com que o auto exame seja uma rotina na sua vida. Afinal, o cuidado com sua saúde é um grande ato de amor  fonte [.cancerdemama.com.br]

"Outubro Rosa





Cada ano vem aumentando a adesão ao movimento mundial "Outubro Rosa", que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.

   Aqui estão reunidas desde as primeiras iniciativas, até as que atualmente manifestam-se no mundo.

   O objetivo deste site é divulgar, de modo simples e verdadeiro, todas as contribuições de vários segmentos da sociedade em relação a esta ação mundial, que embeleza com seu tom rosa, nas mais diversas nuances, monumentos e locais históricos, no sentido de nos mostrar, de modo belo e feminino, a importância da luta contra o câncer que mais mata mulheres em todo o mundo.

   O importante é, na realidade, focar este sério assunto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais.

Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.

No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos

Detecção Precoce

Embora a hereditariedade seja responsável por apenas 10% do total de casos, mulheres com história familiar de câncer de mama, especialmente se uma ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmãs) foram acometidas antes dos 50 anos, apresentam maior risco de desenvolver a doença.

Esse grupo deve ser acompanhado por médico a partir dos 35 anos. É o profissional de saúde quem vai decidir quais exames a paciente deverá fazer. Primeira menstruação precoce, menopausa tardia (após os 50 anos), primeira gravidez após os 30 anos e não ter tido filhos também constituem fatores de risco para o câncer de mama.

Mulheres que se encaixem nesses perfis também devem buscar orientação médica. As formas mais eficazes para a detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico e a mamografia.

Exame Clínico das Mamas (ECM)Quando realizado por um médico ou enfermeira treinados, pode detectar tumor de até 1 (um) centímetro, se superficial. Deve ser feito uma vez por ano pelas mulheres a partir de 40 anos.

Mamografia
A mamografia (radiografia da mama) permite a detecção precoce do câncer, ao mostrar lesões em fase inicial, muito pequenas (medindo milímetros). Deve ser realizada a cada dois anos por mulheres entre 50 e 69 anos, ou segundo recomendação médica.

É realizada em um aparelho de raio X apropriado, chamado mamógrafo. Nele, a mama é comprimida de forma a fornecer melhores imagens, e, portanto, melhor capacidade de diagnóstico. O desconforto provocado é suportável. Lei 11.664, de 2008
Ao estabelecer que todas as mulheres têm direito à mamografia a partir dos 40 anos, a Lei 11.664/2008 que entrou em vigor em 29 de abril de 2009 reafirma o que já é estabelecido pelos princípios do Sistema Único de Saúde. Embora tenha suscitado interpretações divergentes, o texto não altera as recomendações de faixa etária para rastreamento de mulheres saudáveis: dos 50 aos 69 anos

domingo, 26 de outubro de 2014

Conheça 15 maneiras de reaproveitar sobras e cascas de frutas e vegetais



Conheça 15 maneiras de reaproveitar sobras e cascas de frutas e vegetais 

 

Após as refeições, a grande maioria das pessoas joga fora o que sobrou da comida. Isso acontece também após o consumo de frutas e demais vegetais. Mas já está se popularizando a ideia de que esses resíduos aparentemente inúteis podem ser aproveitados de diversas maneiras.

 

Casa
1. Limpeza de gordura: antes de usar os produtos considerados tóxicos, como detergentes, na cozinha, experimente o limão. Aplique, na área afetada pela gordura, os seguintes ingredientes: sal e bicarbonato de sódio. Então introduza limão espremido. Só tome cuidado para não utilizar a mistura em superfícies sensíveis, como as feitas de mármore. Atente também para, após a limpeza, lavar bem as mãos para que resíduos do limão não remanesçam em sua pele, pois o contato com o sol pode provocar queimaduras;
2. Limpeza interna de chaleira: sabe quando a parte interna da chaleira fica muito escura? Para limpar, encha-a com água e um punhado de cascas de limão e ponha-a para ferver. Assim que começar a borbulhar, desligue o fogo e deixe descansar por uma hora. Na sequência, é só escorrer e lavar bem3. Tecido corante: apesar de a fruta não ser tão comum no Brasil, cascas de romã são ótimos corantes vermelhos de tecido. Basta encher com água quente uma grande panela de aço inoxidável, adicionar cascas de romã e deixar em descanso durante a noite. Ferva a água com as cascas no dia seguinte e, em seguida, remova as cascas e adicione o tecido que você quer tingir de vermelho, mas ele precisa estar molhado. Ferva a roupa por uma hora e deixe-a esfriando durante mais uma noite. Remova-a da panela no dia seguinte, enxague em água fria e a partir daí lave-a com roupas de cores semelhantes;
4. Espante os mosquitos: Use em um daqueles velhos aparelhos repelentes de insetos que são ligados na tomada e substitua o tablete convencional por um pedaço de casca de laranja ou por alguma outra fruta cítrica qualquer;
Comida
5. Congele raspadinhas: se você fez um suco de limão, laranja ou de alguma outra fruta cítrica e as cascas sobraram, você pode ralá-las com um ralador e acondicioná-las no freezer em um recipiente adequado. Quando você tiver vontade, é só retirar as raspas do freezer e fazer sua raspadinha.
6. Azeite cítrico: triture cascas de frutas cítricas com um pilão (em um vaso de metal ou de madeira) com um pouco de óleo. Coloque em um frasco com mais óleo e deixe descansando por seis horas. Depois desse período, acondicione em um recipiente limpo para uso em sua salada;
7. Fazer batatas fritas: misture cascas de batata com bastante suco de limão e azeite. Espalhe as cascas de batata em camadas em uma assadeira e leve ao forno na temperatura de 400 graus, mexendo de vez em quando até dourar (cerca de dez minutos). Tempere a gosto;
8. Faça uma sopa: Ferva cascas de batata, de cebola, de cenoura, além de alho poró e de outros vegetais a gosto para fazer uma bela sopa. Salsinha e cebolinha também vão bem nesse caldo;
9. “Algo a mais” na sopa ou no caldo verde: cascas de queijo podem ser acrescentadas a sopas ou caldos para dar um toque especial no sabor e na textura;
10. Adicionar queijo às verduras: cascas de queijo podem ser acrescentadas às verduras refogadas. O sabor fica excelente;
11. Açúcar mascavo suave: se você é vítima do açúcar mascavo endurecido, tente adicionar casca de limão para mantê-lo úmido e maleável.
Beleza
12. Esfoliente de açúcar: Renovar a pele rejuvenesce-a, por isso, dermatologistas e esteticistas recomendam a esfoliação para remover as células mortas da pele. A receita básica de como se fazer um esfoliante de açúcar caseiro pode ser conferida aqui;
13. Esfoliação de banana com açúcar: coloque açúcar na casca da banana e esfregue-a suavemente no corpo. Depois, basta enxaguar no banho;
14. Alívio para os olhos: Cascas de batata pode reduzir o inchaço ao redor dos olhos; pressione o lado húmido das cascas frescas para a pele durante 15 minutos. O uso dessa maneira também pode ajudar a aliviar sintomas da acne;
15. Hidratar: esfregue a parte com mais poupa da casca de um abacate em seu rosto e você terá um hidratante muito eficiente.  fonte [ecycle.com.br]

Brasil decide hoje se quer avançar ou retroceder. A responsabilidade é sua!




O destino do Brasil e dos brasileiros será decidido hoje (26/10), no momento que você, eleitor, estiver frente a frente com a urna. A responsabilidade é muito grande. Nesse segundo turno da eleição presidencial não dá para arriscar, nem para votar sem compromisso. O que está em jogo é a vida de quase 200 milhões de brasileiros. Temos que votar pensando no coletivo, o que o próximo governo pode fazer para toda a população e não apenas para uma minoria. É preciso analisar como está o Brasil hoje e como estava antes. Pensar no presente e no futuro, tendo como base o que foi o País no passado.
Não se deixe levar pelo discurso vazio, do ódio ou da mentira. Faça um esforço e tente lembrar onde você estava há 13, 15, 20 anos. Sua vida melhorou? Você, servidor público, lembra do fantasma da privatização, da extinção de órgão? E os novos concursados. Sabia que antes praticamente não existiam concursos públicos? Educação? As universidades públicas estavam todas sucateadas, bem diferente do que é hoje. A fome, a miséria, o desemprego, a falta de dignidade humana? Isso tudo é coisa do passado.
Hoje, muita gente que antes vivia em condição subumana, que se submetia a qualquer tipo de trabalho, muitas vezes até semi-escravo, já não mais se submete. Não é a toa que o Brasil saiu do mapa da fome da Organização das Nações Unidas (ONU).
O Brasil de hoje é outro e pode ser ainda melhor. Retroceder nessa altura do campeonato é jogar no lixo mais de uma década de avanços e conquistas. Por tudo isso, pense bem antes de votar. São dois projetos em jogo: um que prioriza o social e outro que representa o retrocesso, voltado apenas para uma elite minoritária, que busca privilégios. A decisão é sua.
Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Pernambuco – Sindsep-PE

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Pizza mista de liquidificador

  



  • Massa
  • 1 xícara de leite
  • 1 ovo
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
  • 1/2 colher (chá) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 1/2 xícara de farinha
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • Cobertura
  • 4 colheres (sopa) de molho de tomate
  • 2 xícaras de queijo mussarela ralado
  • 1 xícara de presunto picado
  • 2 tomates em rodela
  • 1 colher (chá) de orégano
  • Azeitonas a gosto
  •  

    Modo de preparo

    Preparo:50mins  ›  Pronto em:50mins 

    1. Preaqueça o forno médio (180ºC). Unte uma forma de pizza ou um pirex grande um óleo. Polvilhe com farinha e reserve.
    2. Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador. Despeje na forma e leve ao forno por até a massa dourar, de 20 a 30 minutos, depende do forno.
    3. Espalhe o molho de tomate sobre a pizza e cubra com o queijo e o presunto. Coloque as fatias de tomate por cima, salpique o orégano e coloque azeitonas a gosto.
    4. Leve de volta ao forno por mais 15-20 minutos. fonte  http://allrecipes.com.br/

10 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Osteoporose




O osso, além de promover sustentação ao nosso organismo, é a fonte de cálcio, necessária para a execução de diversas funções como os batimentos cardíacos e a força muscular. É uma estrutura viva que está sendo sempre renovada. Essa remodelação acontece diariamente em todo o esqueleto, durante a vida inteira. A osteoporose é uma doença que se caracteriza pela diminuição de massa óssea, com o desenvolvimento de ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, tornando-os mais sujeitos a fraturas.

Confira, então, as 10 coisas que você precisa saber sobre osteoporose:

1 - A osteoporose é uma doença silenciosa, isto é,  raramente apresenta sintomas antes que aconteça sua consequência mais grave, isto é, uma fratura óssea. O ideal é que sejam feitos exames preventivos, para que ela seja diagnosticada a tempo de se evitar as fraturas.
2 - Os nossos ossos recebem forte influência do estrogênio, um hormônio feminino, mas que também está presente nos homens, só que em menor quantidade. Esta hormônio ajuda a manter o equilíbrio entre a perda e o ganho de massa óssea.  Por este motivo, as mulheres são as mais atingidas pela doença, uma vez que, na menopausa, os níveis de estrogênio caem bruscamente. Com esta queda, os ossos passam a se descalcificar e se tornam mais frágeis. De acordo com estatísticas, a osteoporose afeta um homem para  cada quatro mulheres3 - 10 milhões de brasileiros sofrem de osteoporose. Uma a cada quatro mulheres com mais de 50 anos desenvolve a doença. No Brasil, a cada ano ocorrem cerca de 2,4 milhões de fraturas decorrentes da osteoporose. 200 mil pessoas morrem todos os anos no país em decorrência destas fraturas. Mas, mesmo após uma fratura osteoporótica, o diagnóstico de osteoporose acaba não sendo feito e o paciente não é encaminhado para tratamento.

4 - Os locais mais comuns atingidos pela osteoporose são a espinha (vértebras), o bacia (fêmur), o punho (rádio) e braço (úmero). Destas, a fratura mais perigosa é a do colo do fêmur. Um quarto dos pacientes que sofrem esta fratura morrem dentro de 6 meses. 5 - Muita dor nas costas e diminuição de estatura podem representar fraturas vertebrais da osteoporose. Preste atenção!
6 - O diagnóstico precoce da osteoporose é feito pela medida da Densitometria Óssea. Possuem maior risco para desenvolver osteoporose as mulheres, indivíduos de raça branca, pessoas miúdas (magrinhas e pequenas), que tiveram menopausa precoce e não fizeram reposição hormonal, os fumantes, que possuem história de fraturas na família, que possuem doenças graves ou que utilizam corticoides por longo tempo,  e aquelas que ja tiveram fraturas na idade adulta.
7 - Uma medida de Densitometria Óssea esta indicada para todas as mulheres a partir de 65 anos e para todos homens com 70 anos ou mais. Além disto, todas mulheres menopausadas e todos homens com mais de 50 anos que possuam um dos fatores de risco descritos acima devem realizar o exame para confirmar a presença da osteoporose.
8 - A prevenção da osteoporose deve se iniciar na infância, através de uma alimentação saudável, com boa quantidade de alimentos ricos em cálcio (especialmente presente nos laticínios e, em menor quantidade, nas verduras escuras, no gergelim, no feijão branco e no tofu). Além disto, deve-se proporcionar para a criança e o adolescente a possibilidade de  brincadeiras e atividades ao ar livre. Isto nao somente vai estimular o exercício físico  que fortalece o esqueleto em crescimento, mas também possibilitar a exposição ao sol para que ocorra a produção Vitamina D na pele.
9 - A Vitamina D é fundamental para nossa saúde, em especial para o fortalecimento ósseo. Como ela não esta presente na maioria dos alimentos, temos que obtê-la através  da exposição ao sol ou, quando isto não for possível, através de suplementos vitamínicos.
10 - O risco de desenvolver a Osteoporose pode ser reduzido, se medidas como uma alimentação rica em cálcio, manutenção de uma atividade física e aporte adequado de Vitamina D foram proporcionados ao longo da vida. Entretanto, é importante salientar que, mesmo com todos estes cuidados, uma parte dos indivíduos vai ter osteoporose, pois a herança genética ainda não pode ser modificada. Mas a boa notícia é que existem tratamentos eficazes, caso você ja tenha a doença. Procure um endocrinologista, que poderá conduzir seu tratamento de maneira adequada e tranquila  fonte  [.endocrino.org.br]

O que fazer para a criança largar a chupeta

Meu filho adora chupeta. Isso é preocupante?

Muitas crianças se acalmam quando chupam a chupeta e chegam a usá-la até ter 5 ou 6 anos. Às vezes a chupeta também ajuda a criança a aliviar o estresse ou a se adaptar a situações novas e desafiadoras, como começar a ir à creche ou escolinha, ou fazer uma viagem longa de carro.

Há boas razões, porém, para ir convencendo seu filho de que é bom abandonar o hábito. Se ele tiver tem tendência a infecções no ouvido, por exemplo, largar a chupeta pode ser uma boa idéia. Um estudo mostrou que crianças que não usavam chupeta tinham 33% menos incidência desse tipo de infecção no ouvido médio
A chupeta também não ajuda crianças que parecem estar desenvolvendo problemas na hora de falar. O ato de sugar ou chupar mantém a boca da criança em uma posição pouco natural, dificultando o desenvolvimento dos músculos da língua e dos lábios, explica a especialista norte-americana Patricia Hamaguchi, autora de um livro sobre a fala ("Childhood, speech, language, and listening problems: What every parent should know").

Mesmo que não dê para perceber algum problema, seu filho está aprendendo a falar, e fazer isso com uma chupeta na boca pode atrapalhar o processo, alterando o modo como os sons são pronunciados e forçando a língua a descansar numa posição pouco natural.

Em alguns casos, o uso frequente da chupeta faz com que a língua se projete para a frente, o que pode causar problemas nos dentes ou de ceceio (às vezes confundido com a língua presa: a língua entra no meio dos dentes na hora de falar sons como "s" e "z")

Chupetas afetam os dentes da criança?

Crianças com o hábito de chupar constantemente os dedos ou a chupeta podem ter problemas com o crescimento dos dentes frontais superiores. Mas dentistas dizem que, na maioria das crianças, a chupeta não provoca nenhum problema até que surjam os dentes permanentes -- por volta dos 4 a 6 anos de idade.

Como faço meu filho largar a chupeta?

O ideal é que seu filho largue a chupeta sozinho, pois sua necessidade de chupar algo deveria diminuir naturalmente conforme ele cresce.

Para ajudá-lo, fique de olho e, quando ele for querer a chupeta, providencie algo para substituí-la. Se ele pega a chupeta quando está entediado, ofereça alguma atividade mais interessante, como um livro para folhear, ou faça caretas engraçadas para distraí-lo.

Já se a criança tende a colocar a chupeta na boca quando está preocupada ou se sentindo insegura, ajude-a a explicar o que ela está sentindo. Faça perguntas para descobrir o que está acontecendo e conforte-a de outro jeito -- com beijos e abraços, por exemplo.

Para encorajar seu filho, elogie quando ele conseguir ficar sem a chupeta. Você também pode controlar o uso da chupeta, e deixar que ele a use só à noite ou na hora do cochilo. E procure não oferecer a chupeta. Se ele não pedir, não dê, mesmo que ele esteja acostumado a dormir com o bico.

Experimente usar um calendário para anotar os dias que seu filho ficou sem a chupeta. Para cada dia sem, marque com um adesivo colorido, como uma estrelinha dourada. E quando ele completar uma semana sem chupeta, dê um prêmio, como um passeio especial ou uma brincadeira a dois.

Truques e estratégias para a chupeta ir embora de vez

  • Vá diminuindo aos poucos os períodos em que permite o uso da chupeta.
  • Restrinja a chupeta a momentos críticos do dia, como a hora de dormir ou quando seu filho está doente, se sentindo mal. Seja firme.
  • Se for premiar a criança por não usar a chupeta, prefira brincadeiras, passeios, privilégios, adesivos ou presentinhos simples -- não dê doces a ela no lugar da chupeta.
  • Reforce a idéia de que crianças mais velhas não usam chupeta -- elas adoram se sentir mais crescidas.
  • Incentive a criança a dar todas as chupetas para alguém -- nem que seja o Papai Noel ou o coelhinho da Páscoa. E, depois que ela der, faça de tudo para não voltar atrás. Se não houver nenhuma data apropriada próxima, você pode inventar a "fada da chupeta", que deixa um presentinho em troca.
  • Converse com outros pais para saber que estratégias eles usaram (os fóruns do BabyCenter são um ótimo local para isso). Há quem faça, por exemplo, um furinho na chupeta, prejudicando a sucção, e diga ao filho que a chupeta "quebrou".
  • Identifique os sinais de que seu filho está pronto para largar a chupeta e aproveite o momento. Durante um resfriado, é comum que a criança rejeite a chupeta, pois precisa respirar pela boca por causa do nariz entupido. Se isso acontecer, tire as chupetas de vista e espere. Quando seu filho pedir a chupeta, não dê imediatamente. Pode ser que ele largue o hábito naturalmente.
  • Invista na rotina da hora de dormir: anuncie uma mudança (um bichinho novo, a mudança do berço para a cama, um novo hábito, de ouvir música ou contar histórias de um livro, por exemplo), e explique que na nova rotina -- de criança grande -- não há espaço para a chupeta. O entusiasmo com a novidade pode ajudar.

boa    sorte!   fonte [brasil.babycenter.]

  
 


quarta-feira, 22 de outubro de 2014

VAIDADE OU EXAGERO?

Sabe aquelas dicas de “certo e errado” no look? Pois bem, é isso que falaremos. Pode até ser uma assunto controverso, já que muitos não gostam de certo palpites ou dicas, mas sabemos que uma ajuda cai muito bem e é o ''certo'' ajudar!

Com barriguinha saliente e pneuzinhos estufados é erro na certa! Uma peça ou outra tudo bem, mas acerte na dose. Independente de ser em um roupa infantil ou adulta, principalmente para as crianças que não tem tanto entendimento com a moda.

Vestir um conjunto de roupa, olhar-se no espelho observar que está bonito (a) é bom, mas será que está tudo certo? Não! Combina é bom, mas usar conjunto não é legal, principalmente se usar muitas peças ou acessórios com a mesma tonalidade de cores como por exemplo: bolsa vermelha, sapato vermelho e com cinto vermelho, isso nem pensar!
Exagerar no brilho (dourado, paetês, etc) ou na quantidade e exibicionismo nos acessórios também é outro.

NÃO RELAXE SEUS CRITÉRIOS NO TESTE DO ESPELHO!

Para ter estilo e construir suas próprias ousadias o exercício deve ser diário, não desista. Pois é você que constrói a moda.
As meninas estão cada dia mais querendo usar maquiagem e muita delas começa a querer isso muito cedo, e muitos modelos de maquiagem acabam não sendo apropriadas para a idade delas. Por isso é necessário que as mães tenham noção do modelo de maquiagem infantil.

Para que você não seja mais uma vitima daquela maquiagem mal aplicada, ou pior ainda, utilizada em excesso, separamos alguns desses erros. Assim, você pode ficar bem longe deles!

Hoje o mundo dos cosméticos traz modelos de maquiagens super clarinhas e delicadas que podem ser usadas por crianças. Para fazer uma maquiagem infantil é necessário muitos cuidados, é importante lembrar que ainda se trata de uma criança, portanto deve-se evitar exageros. As maquiagens infantis devem ser feitas com sombras claras, com pouco brilho e com batons rosa claro ou da cor da boca.

Hoje as mamães já podem encontrar estojos de maquiagem que são exclusivamente desenvolvidas para a faixa etária dessas meninas novinhas. Lembrando também para ter cuidado e que é bastante comum o excesso de blush, carregado, que ao invés de porporcionar um aspecto saudável tem resultados oposto.

O MAIS IMPORTANTE É USAR O SEU BOM SENSO.

Fonte: Ricsso Toshi (Blog Use 100 Moderação)

2 RECEITAS SIMPLES

Macarrão simples na panela de pressão

Ingredientes

Serve: 6 

  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 2 dentes de alho amassados
  • 1 cebola bem picada
  • 1 lata de molho de tomate
  • 1 lata de creme de leite
  • 500 ml de água
  • 500 g de macarrão parafuso, gravata ou penne
  • Sal a gosto
  • Queijo parmesão para polvilhar

Modo de preparo

Preparo:15mins  ›  Cozimento: 4mins  ›  Pronto em:19mins 

  1. Em uma panela de pressão, refogue o alho e a cebola no azeite. Adicione o molho de tomate, o creme de leite, a água e o macarrão e aumente o fogo para alto.
  2. Tampe a panela e espere apitar. Diminua o fogo para médio-baixo quando a panela começar a apitar e conte 4 minutos.
  3. Retire a pressão da panela e passe o macarrão da panela para a travessa. Polvilhe com o queijo ralado antes de servir.

 Espetinho de frutas

 Não é difícil encontrar no centro e nas esquinas das grandes cidades uma barraquinha vendendo espetos de churrasquinho. O alimento faz grande sucesso com a criançada. Então que tal criar um espetinho de frutas para incentivar a alimentação saudável?

Nesse caso, troca-se a carne por pedaço picados de banana, maçã, morango e outras frutas que se tenha em casa. Uma dica para aprimorar essa receita é usar frutas bastante coloridas.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Como fazer o bebê largar a mamadeira


Retirar a mamadeira pode ser difícil para você e para seu filho. Com essas dicas, a transição da mamadeira para o copo será muito mais fácil para ambos.
Ao decidir iniciar esta jornada, certifique-se que seu filho já come com a colher e mostra interesse por alimentos sólidos. Os horários das refeições e lanches devem estar bem definidos para ajudar seu bebê a entrar em uma rotina de alimentação.
Quanto mais o bebê é alimentado com mamadeira, mais chance de desenvolver cárie e haver prejuízo do desenvolvimento dentário.
Com a manutenção da mamadeira, os alimentos sólidos que deveriam ser ingeridos durante o dia acabam sendo substituídos por leite.
Apesar de o leite fornecer vários nutrientes importantes para a criança, em excesso ou isoladamente ele não fornece o suficiente para um bebê ou criança em crescimento.

Antes de iniciar a retirada da mamadeira

Certifique-se que não há nada mais acontecendo no momento, como um novo bebê ou animal de estimação, por exemplo. Isto pode causar distrações e tornar o processo muito mais difícil.
Nunca deixe seu bebê usar a mamadeira como brinquedo ou chupeta. Se o seu filho associa a mamadeira apenas com a alimentação e não como brinquedo ou conforto, ele se preocupará menos com a transição. Isto deve ser implementado a partir da primeira vez em que for utilizada uma mamadeira.
Quando der a mamadeira, segure-a você mesmo. Nunca deixe a criança segurar a mamadeira.
Seu bebê pode precisar de cuidados adicionais durante este período, portanto esteja preparada para lhe dar a atenção extra de que precisará para ultrapassar esta fase de transição. Você pode lhe oferecer um cobertorzinho ou bicho de pelúcia para que ele se distraia.

Tudo pronto para a grande mudança

Ofereça um copo com canudo por volta dos 6 meses de idade. Seu bebê provavelmente irá usá-lo como brinquedo por algum tempo, o que é bom. Repita o procedimento de tempos em tempos.
Ao reintroduzir o copo por volta dos 8-10 meses, ele provavelmente o aceitará de maneira bastante satisfatória.
Fique firme. É extremamente importante que você mantenha o seu plano ou o processo vai apenas se arrastar.
Depois que seu filho estiver familiarizado com o copo (lá pelos 8-10 meses), use-o no lugar de uma das mamadas, diariamente, por uma semana. Na semana seguinte, substitua mais uma mamada com mamadeira pelo copo. Faça isso a cada semana até que seu bebê tenha se esquecido completamente da mamadeira.
Lembre-se de ser persistente. A alimentação com o copo costuma ser mais demorada que com a mamadeira, então você deverá ser muito paciente.

É proibido...

... dar suco na mamadeira. Isso vai apenas prolongar a transição.
... abandonar o copo e retornar para a mamadeira. Isso só vai confundir o seu bebê e fazer o processo demorar mais ainda.  fonte [
Fonte:[ Pediatria Brasil / Baby Tips Online]

Como preparar o soro caseiro




Aprenda a preparar corretamente o soro caseiro

Preparando o soro caseiro com a colher-padrão

Para evitar erros na concentração, a UNICEF preconiza a utilização de uma colher-padrão (disponível em todo posto de saúde) que apresenta as medidas para a preparação do soro:
• duas medidas rasas de açúcar (medida maior da colher-padrão);
• uma medida rasa de sal (medida menor da colher-padrão);
• um copo (200ml) de água filtrada e/ou fervida.


ATENÇÃO: O soro deve ser ministrado apenas para prevenir a desidratação ou quando ocorrerem os sintomas iniciais. Em casos mais graves o paciente deve ser encaminhado imediatamente a um médico.

Prazo para o recadastramento do INSS termina em 31 de dezembro





Aposentados têm até o final do ano para provar que estão vivos.
Veja como fazer o recadastramento. 

Os aposentados precisam prestar atenção no prazo para o recadastramento no INSS, que termina no final do ano. Quem não provar que está vivo corre o risco de ficar sem o dinheiro da aposentadoria.

Dos 32 milhões de beneficiários, até agora dois milhões de aposentados e pensionistas ainda não fizeram o recadastramento. Eles têm até o dia 31 de dezembro para provar que estão vivos.
Para fazer o recadastramento, o aposentado ou pensionista deve ir ao banco onde recebe o pagamento. Não precisa ir até as agências do INSS. É preciso levar um documento pessoal com foto (carteira de identidade, motorista ou trabalho).
Quem não poder ir ao banco porque tem dificuldade de locomoção ou problema de saúde pode fazer o recadastramento por procuração, mas é preciso cadastrar o representante legal em uma agência do INSS.
O recadastramento, além de atualizar os dados dos segurados, também funciona como uma fiscalização. Evita que pessoas que não têm direito continuem recebendo os pagamentos dos aposentados que já morreram, por exemplo.
Quem perder o prazo terá o pagamento interrompido.
Veja as orientações da Previdência:
1) Onde é feita a renovação de senha/fé de vida?
R – A renovação de senha/fé de vida é feita na agência do banco onde o beneficiário recebe o seu pagamento. Deve ser realizada até o dia 31 de dezembro deste ano.
2) Quais documentos são necessários para a realização da renovação de senha/fé de vida?
R – Documento de identificação com foto e de fé pública (ex: Carteira de identidade, Carteira de trabalho, CNH, entre outros).
3) A renovação de senha/fé de vida também pode ser feita por procuração?
R. Sim, desde que o Procurador tenha sido previamente cadastrado pelo INSS.
4) Se o aposentado não puder ir até a agência por motivo de doença ou por problemas de locomoção, como a renovação de senha/fé de vida será feita?
R. Em caso de impossibilidade do beneficiário, o procedimento poderá ser realizado por procurador devidamente cadastrado no INSS ou representante legal.
5) O que é necessário para se cadastrar como Procurador no INSS?
R. Para se cadastrar junto ao INSS, o procurador deverá comparecer a uma Agência da Previdência Social (APS), acompanhado pelo beneficiário que passará a representar. Em caso de impossibilidade de comparecimento do segurado, o procurador deverá apresentar Procuração devidamente assinada, conforme modelo disponível (http://www.previdencia.gov.br/forms/formularios/form011.html) na página da Previdência Social na internet (www.previdencia.gov.br), ou registrada em Cartório (se o beneficiário for não alfabetizado) e o atestado médico (emitido nos últimos 30 dias) que comprove a impossibilidade de locomoção do beneficiário, além dos documentos de identificação do beneficiário e do  procurador.
6) Esse procedimento pode ser feito por biometria?
R. O uso de biometria é facultativo. Os bancos que possuírem essa tecnologia podem utilizá-la.
7) O que devem fazer os segurados que estão no exterior?
R. Devem fazer a renovação por meio de um procurador. Geralmente, esse segurado já tem um procurador que recebe o pagamento por ele no Brasil.8) Isto vale para os países em que há acordo previdenciário internacional?
R. Não. Nesses casos, os segurados são convocados e preenchem um formulário na embaixada ou no consulado, envia este documento por meio do banco em que recebe ou diretamente para o INSS que comprova a sua condição de vida. São pagos 14 mil benefícios em Portugal, Espanha, Grécia, Japão, Alemanha, Chile e Itália. fonte  [http://g1.globo.com/]

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

AlGUMAS LEIS DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - ECA


TRABALHO TRANSFORMADOR

O catador de material reciclável é um trabalhador urbano que recolhe os resíduos sólidos recicláveis, tais como papelão, alumínio, vidro e outros.

Além da poluição ambiental, constata-se também, nesses locais, um grave problema de degradação social, pela presença de catadores nos lixões, adultos e crianças que sobrevivem da separação e comercialização dos materiais recicláveis presentes no lixo urbano. Essas pessoas trabalham em condições extremamente precárias, sujeitas a todo tipo de contaminação e doenças, sendo que muitas vezes retiram do lixo o seu alimento. Além disso, a qualidade do material coletado nessas condições é pior, o que é demonstrado pelos baixíssimos preços praticados nesse mercado. Os catadores vivem ainda à margem de todos os direitos sociais e trabalhistas, excluídos da maior parte da riqueza que o mercado de reciclagem movimenta e produz. Crianças e adolescentes, que deveriam estar na escola, vêem-se obrigados a trabalhar para garantir a própria sobrevivência.

Os da cidade de Vitória de Santo Antão, traz vários bens  para sociedade que é na criatividade da reutilização dos matérias que podem ser reciclados. Como por exemplo: Oleio de cozinha se transformar em sabão, ou caixa de leite em flores e carteiras para documento, e entre outros.

Tudo isso fez com que nossa equipe voltasse a ajuda-lo por meio dessa nova campanha ''Natal Solidário''.
 Entretanto, precisamos de toda ajuda solidária para a realização desse novo projeto.

''DOE ALIMENTOS, MUITAS FAMÍLIAS ESPERAM POR ESSE PRESENTE!''

Abaixo confira as imagem:


sábado, 18 de outubro de 2014

Inscrições em concurso do Ministério da Saúde abertas







Blog dos Concursos
Estão abertas as inscrições no concurso público do Ministério da Saúde, que oferece 743 vagas para cargos de níveis médio/técnico e superior. O cadastro pode ser realizado até 09 de novembro pelo site www.funcab.org.br. Os concursados vão atuar no Rio de Janeiro e em Brasília. O processo seletivo será composto por provas objetiva, discursiva e redação, além de análise de títulos.
As oportunidades são para a Secretaria de Atenção à Saúde, com 80 oportunidades; Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, 64; Secretaria de Vigilância em Saúde, 41; e Instituto Nacional de Câncer (Inca), 558. As remunerações iniciais variam entre R$ 2.205,20 e R$ 6.648,15.
Ministério da Saúde
Vagas: 743
Cargos: vários
Níveis: médio/técnico e superior
Salários: de R$ 2.205,20 a R$ 6.648,15
Inscrições: de 16/10/214 até 09/11/2014
Taxa: R$ 78 e R$ 97
Prova: 16/12/2014
Mais informações: www.funcab.org.br   fonte .avozdavitoria

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Secretaria Municipal de Saúde e FAV realizam “Mutirão de Catarata” até sexta-feira (17)





Se ainda não procurou o serviço, e precisa ainda dar tempo. Continua o  atendimento à pessoas com idade acima de 50 anos para realização do teste de catarata. O serviço está sendo oferecido pela Secretária Municipal de Saúde em parceria com a FAV – Fundação Altino Ventura, entidade referência em doenças dos olhos no Estado de Pernambuco.
O “Mutirão de Catarata” está acontece até sexta-feira (17), no prédio da Secretária de Saúde da Vitória de Santo Antão, localizado na Avenida Henrique de Holanda. O atendimento começa às 7h da manhã e segue até às 16h. São distribuídas 100 fichas todos os dias.

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Dia do Professor


O dia do professor é comemorado em 15 de outubro.
Durante seu período de formação, esse profissional desenvolve habilidades que o ajudará a lidar com crianças e jovens que estão em fase escolar, como metodologias de trabalho e didática de ensino.
Hoje em dia os professores têm um papel social maior, estão mais envolvidos e engajados no exercício da profissão, pois as metodologias de ensino mudaram muito de uns anos pra cá.
O professor deixou de ser visto como o todo poderoso da sala de aula, o detentor do saber, o dono da razão, e foi reconhecido como o instrumento que proporciona a circulação do conhecimento dentro da sala de aula.
Isso acontece em razão de seu modo de agir, a maneira como conduz as aulas, pois considera os conhecimentos que os alunos levam consigo, fazendo com que cada um manifeste a sua opinião acerca dos assuntos discutidos.
A criação da data se deu em virtude de D. Pedro I, no ano de 1827, ter decretado que toda vila, cidade ou lugarejo do Brasil, criasse as primeiras escolas primárias do país, que foram chamadas de “Escolas de Primeiras Letras”, através do decreto federal 52.682/63.
Os conceitos trabalhados eram diferenciados de acordo com o sexo, sendo que os meninos aprendiam a ler, a escrever, as quatro operações matemáticas e noções de geometria. Para as meninas, as disciplinas eram as mesmas, porém no lugar de geometria entravam as prendas domésticas, como cozinhar, bordar e costurar.
A ideia de fazer do dia um feriado surgiu em São Paulo, com o professor Salomão Becker, que propôs uma reunião com toda a equipe da escola em que trabalhava para que fossem discutidos os problemas da profissão, planejamento das aulas, trocas de experiências etc.
A reunião foi um sucesso e por este motivo outras escolas passaram a adotar a data, até que ela se tornou de grande importância para a estrutura escolar do país.
Anos depois a data passou a ser um feriado nacional, dando um dia de descanso a esses profissionais que trabalham de forma dedicada e por amor ao que fazem. fonte [ .brasilescola]

domingo, 12 de outubro de 2014

Parabéns Cristo Redentor pelo seu 83 anos








O Cristo Redentor é uma estátua art déco que retrata Jesus Cristo, localizada no bairro do Santa Teresa1 , na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Em 2007 foi eleito uma das novas sete maravilhas do mundo.
O monumento foi criado pelo escultor francês Paul Landowski e construído pelo engenheiro Heitor da Silva Costa, em colaboração com o engenheiro francês Albert Caquot, entre 1922 e 1931. Foi inaugurada no dia 12 de outubro de 1931, dia de Nossa Senhora Aparecida.
A estátua situa-se no topo do morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar, no Parque Nacional da Tijuca, com vista para a cidade. Um símbolo do cristianismo brasileiro, a estátua se tornou um ícone do Rio de Janeiro e do Brasil.2 Em uma pesquisa realizada pela revista América Economia, no ano de 2011, o Cristo Redentor foi considerado por 23,5% dos entrevistados como o maior símbolo da América Latina. A pesquisa foi feita pela internet e reuniu a opinião de 1 734 executivos de todos os países da região.3
O Cristo Redentor é feito de concreto armado e pedra-sabão.4 5 6 Tem 30 metros de altura, sem contar os 8 metros do pedestal, e seus braços se esticam por 28 metros de largura.7 A estátua pesa 635 toneladas e está localizada no pico de 700 metros (2.300 pés) Corcovado, no Parque Nacional da Floresta da Tijuca com vista para a cidade. É a segunda maior escultura de Cristo no mundo, atrás apenas da Estátua de Cristo Rei, na Polônia.A ideia de construir uma grande estátua no alto do Corcovado foi sugerida pela primeira vez em meados da década de 1850, quando Vicentina padre Pedro Maria Boss sugeriu a colocação de um monumento cristão no Monte do Corcovado para homenagear a Princesa Isabel, regente do Brasil e filha do Imperador Pedro II; a princesa Isabel não atendeu este pedido. Em 1889, o país se tornou uma república e, com a oficialização da separação entre Igreja e Estado, a proposta foi descartada.7
A segunda proposta de uma estátua no topo da montanha foi feita em 1920, pelo Círculo Católico do Rio de Janeiro.11 O grupo organizou um evento chamado "Semana do Monumento" para atrair doações e recolher assinaturas para apoiar a construção da estátua. As doações vieram principalmente de católicos brasileiros.4 Os projetos considerados para a "Estátua do Cristo" incluíam uma representação da cruz cristã, uma estátua de Jesus com um globo nas mãos e um pedestal que simbolizaria o mundo.12 A estátua do Cristo Redentor de braços abertos, um símbolo de paz, foi a escolhida. O engenheiro local Heitor da Silva Costa projetou a estátua, que foi esculpida por Paul Landowski, um escultor franco-polonêsO rosto da estátua foi criada pelo escultor romeno Gheorghe Leonida, que nasceu em Galati, na Romênia, em 1893. Ele estudou escultura no Conservatório Belas Artes de Bucareste, em seguida, após estudos de mais três anos na Itália, ele ganhou um prêmio de escultura Reveil ("Despertar"). Depois ele se mudou para Paris, onde sua obra Le Diable ("O Diabo") foi premiada com o Grand Prix. Tornando-se famoso na França como retratista, ele foi incluído por Paul Landowski na equipe que começou a trabalhar no Cristo Redentor em 1922. Gheorghe Leonida contribuiu retratando o rosto de Jesus Cristo na estátua, fato que o tornou famoso.14
Um grupo de engenheiros e técnicos estudou as apresentações de Landowski e tomou a decisão de construir a estrutura em concreto armado (projetado por Albert Caquot) em vez de aço, mais adequado para uma estátua em forma de cruz. As camadas exteriores são feitas de pedra-sabão, escolhida por suas qualidades duradouras e facilidade de uso. A construção durou nove anos (entre 1922 e 1931) e custou o equivalente a 250 mil dólares (ou 3,3 milhões de dólares em valores de 2014). O monumento foi inaugurado em 12 de outubro de 1931.5 6 Durante a cerimônia de inauguração, a estátua foi iluminada por uma bateria de holofotes que acionada remotamente pelo pioneiro da rádio de ondas curtas, Guglielmo Marconi, que estava a 9.200 quilômetros de distância, em Roma, na ItáliaO Cristo Redentor pode ser acessado por carros autorizados, ou pela linha férrea do Cosme Velho (Trem do Corcovado). Até pouco tempo atrás, para se chegar ao mirante da estátua precisava-se caminhar muito, o que se tornou uma barreira para deficientes físicos. A partir do ano de 2002, a Prefeitura do Rio de Janeiro instalou três elevadores panorâmicos e quatro escadas rolantes como parte do projeto de renovação do Cristo.
Pela rodovia, o início é no Cosme Velho, seguindo em direção as Paineiras (área fechada ao trânsito, nos fins de semana) até o estacionamento. A partir daí, segue-se até o monumento, através de van credenciada.

A partir de 2013 foi criado pelo Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, um sistema de Vans credenciadas a partir do Largo do Machado, que efetua a ligação direta até o topo do Corcova do, com valores que variam entre os períodos de baixa e alta temporada. Outros pontos de embarque são: Copacabana e Paineiras. Os ingressos podem ser comprados na hora ou pela internet. fonte

sábado, 11 de outubro de 2014

Brasil vence a Argentina em Pequim, na China

Seleção faz dois a zero com gols de Diego Tardelli

No primeiro grande desafio da nova era Dunga à frente da Seleção, diante da Argentina no Superclássico das Américas, uma vitória para dar confiança. E, para mostrar que a aposta do técnico em Diego Tardelli, até aqui, é acertada. Em um cenário inusitado, os brasileiros mostraram que eficiência é mais importante do que posse de bola. No centésimo confronto entre as duas seleções segundo as contas da CBF, disputado no estádio Ninho de Pássaro, em Pequim, os hermanos tiveram mais posse de bola no primeiro tempo, finalizaram mais, mas com um chute, os brasileiros abriram o placar e mudaram o rumo do jogo.

Luiz Zini Pires: Tardelli supera Messi em Pequim

O Brasil começou mal, e já no início da partida, logo aos 15 segundos, veio o primeiro susto. Agüero recebeu a bola na área e chutou, mas a bola foi para fora. Antes dos três minutos, Dí Maria avançou até área e finalizou sobre o gol de Jefferson. Os brasileiros pareciam desatentos em campo e Messi aproveitava para armar as principais jogadas argentinas com toques rápidos. Os hermanos mostravam porque são os atuais vice-campeões mundiais e mantinham 70% de posse de bola. Aos 17 minutos, David Luiz recebeu cartão amarelo ao fazer uma falta em Pereyra.

Aos 27 minutos, veio o lance que mudou tudo. Depois de um cruzamento da direita, dois argentinos se atrapalharam na hora de cortar e deixaram a bola no ar para Tardelli. O atacante do Atlético-MG bateu de primeira e acertou o canto esquerdo do goleiro Romero, para abrir o marcador. Argentina sentiu o gol do Brasil e Neymar começou a aparecer mais para o jogo, mas pecava ao tentar sempre dar um toque a mais.
Faltando cinco minutos para o primeiro tempo terminar, foi a vez do goleiro Jefferson aparecer. Di Maria caiu na área, aos 40 minutos, em uma dividida limpa com Danilo e juiz deu pênalti e cartão amarelo ao lateral brasileiro. Messi cobrou no canto direito do goleiro e Jefferson defendeu.
Com a vitória parcial, o segundo tempo foi mais tranquilo. E aos 18 minutos, veio o segundo gol. Em jogada muito ensaiada por Dunga, Oscar cobrou escanteio na primeira trave, David Luiz desviou e Tardelli cabeceou, fazendo o seu gol na partida.

Fonte: ZH Esportes
Brasil vence a Argentina em Pequim, na China - Zero Hora
Superclássico das Américas

Brasil vence a Argentina em Pequim, na China

Seleção faz dois a zero com gols de Diego Tardelli

Atualizada em 11/10/2014 | 12h0011/10/2014 | 11h05
Brasil vence a Argentina em Pequim, na China HEULER ANDREY/Mowa Press
Diego Tardelli (foto) foi autor dos dois gols da seleção brasileira Foto: HEULER ANDREY / Mowa Press
No primeiro grande desafio da nova era Dunga à frente da Seleção, diante da Argentina no Superclássico das Américas, uma vitória para dar confiança. E, para mostrar que a aposta do técnico em Diego Tardelli, até aqui, é acertada. Em um cenário inusitado, os brasileiros mostraram que eficiência é mais importante do que posse de bola. No centésimo confronto entre as duas seleções segundo as contas da CBF, disputado no estádio Ninho de Pássaro, em Pequim, os hermanos tiveram mais posse de bola no primeiro tempo, finalizaram mais, mas com um chute, os brasileiros abriram o placar e mudaram o rumo do jogo.

Luiz Zini Pires: Tardelli supera Messi em Pequim
O Brasil começou mal, e já no início da partida, logo aos 15 segundos, veio o primeiro susto. Agüero recebeu a bola na área e chutou, mas a bola foi para fora. Antes dos três minutos, Dí Maria avançou até área e finalizou sobre o gol de Jefferson. Os brasileiros pareciam desatentos em campo e Messi aproveitava para armar as principais jogadas argentinas com toques rápidos. Os hermanos mostravam porque são os atuais vice-campeões mundiais e mantinham 70% de posse de bola. Aos 17 minutos, David Luiz recebeu cartão amarelo ao fazer uma falta em Pereyra.

Leia mais notícias sobre a Seleção Brasileira
Aos 27 minutos, veio o lance que mudou tudo. Depois de um cruzamento da direita, dois argentinos se atrapalharam na hora de cortar e deixaram a bola no ar para Tardelli. O atacante do Atlético-MG bateu de primeira e acertou o canto esquerdo do goleiro Romero, para abrir o marcador. Argentina sentiu o gol do Brasil e Neymar começou a aparecer mais para o jogo, mas pecava ao tentar sempre dar um toque a mais.
Faltando cinco minutos para o primeiro tempo terminar, foi a vez do goleiro Jefferson aparecer. Di Maria caiu na área, aos 40 minutos, em uma dividida limpa com Danilo e juiz deu pênalti e cartão amarelo ao lateral brasileiro. Messi cobrou no canto direito do goleiro e Jefferson defendeu.
Com a vitória parcial, o segundo tempo foi mais tranquilo. E aos 18 minutos, veio o segundo gol. Em jogada muito ensaiada por Dunga, Oscar cobrou escanteio na primeira trave, David Luiz desviou e Tardelli cabeceou, fazendo o seu gol na partida.


*Zero Hora

VEJA TAMBÉM

Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.
www.LooGix.com