O que se deve evitar
— Cigarros e drogas irritam as cordas vocais, o que pode provocar rouquidão, um dos primeiros sinais de que há algo errado com a garganta. A longo prazo a rouquidão pode evoluir para lesões mais sérias, inclusive câncer de laringe.
— Tosse e pigarro constantes são movimentos de alto impacto entre as cordas vocais, podendo machucá-las. As causas podem ser várias, como ressecamento da boca e garganta, alergias, rinite, sinusite, refluxo, fumo ou simplesmente um hábito. Descobrindo-se a causa fica fácil eliminá-las.
— Chupar balas, pastilhas e sprays enquanto se fala, principalmente as mais ardidas, causam falsa sensação de alívio, uma espécie de anestesia, o que faz a pessoa forçar a garganta.
— Receitas caseiras, segundo Ana Elisa, pertencem à crença popular. “Em geral essas receitas têm componentes que irritam as cordas vocais, como, por exemplo, gargarejo com líquidos ácidos do tipo limão e vinagre.” Ela acrescenta que mesmo o gargarejo indicado em tratamento médico deve ser bem dosado e feito apenas no período recomendado.
— Comer em excesso ou ingerir alimentos de difícil digestão pode provocar o refluxo de ácido do estômago para a garganta, causando irritação.
— Beber líquidos gelados, bebidas alcoólicas e praticar automedicação para melhorar a dor de garganta.
- A hidratação da garganta é fundamental para uma boa voz, por isso, beba água constantemente, principalmente durante o uso prolongado da voz e durante a aula de canto.
- Aqueça e desaqueça a voz.
- Descubra qual é a sua voz (soprano, contralto, tenor e baixo) e evite cantar fora de sua tessitura.
- Use roupas que não apertem seu corpo ou pescoço. Quanto mais confortável se sentir, melhor para a sua voz.
- Sapatos de preferência confortáveis, sem apertar, e com saltos mais baixos, para não tensionar a coluna.
- Evite usar remédios tipo sprays e pastilhas, elas “aliviam” a dor, mas ressecam as pregas vocais e encobrem algum problema que esteja tendo.
- Não beba leite, chocolates e bebidas gasosas antes de cantar. Elas aumentam a secreção da garganta (pigarro) e é super difícil de eliminar em cima da hora. fonte [http://debora.mus.br]imagem da internet
- Não fume, o cigarro resseca todas as mucosas do nosso corpo, faz mal para os pulmões e faz com que a voz fique ríspida.
- O álcool também resseca a mucosa da prega vocal deixando a voz ríspida, evite bebidas alcoólicas antes de cantar, assim como remédios que contenham álcool (aqueles sprays para a garganta sempre tem álcool).
- Não pigarreie. Isso faz com que as pregas vocais batam uma na outra com a maior força. Para retirar o pigarro, faça exercícios de vibração e beba água, com o tempo ele diminui. Pigarrear só aumenta a quantidade de pigarro.
- Durante o período menstrual algumas mulheres podem ficar roucas e ter dificuldades para alcançar algumas notas, pois durante esse período o corpo retém líquidos, fazendo inchar o corpo, incluindo as pregas vocais. Se puder, evite cantar se sentir desconforto.
- A variação hormonal pode causar diferenças na voz.
- Não abuse da sua voz. Falar aonde tem som alto, cantar sem microfone (quando o ambiente pede o uso deste), cantar quando estiver rouco e gripado, tudo isso lesiona a sua musculatura e pode causar danos sérios nas suas pregas vocais.
- Evite gritar.
- E por último, se sentir alterações na voz durante o canto ou a fala, procure um especialista, existem terapias para melhorar a voz. E saiba, rouquidão não é uma coisa normal!
Nenhum comentário:
Postar um comentário