quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Mitos e Verdades sobre o Câncer de Próstata


O câncer de próstata afeta apenas os homens idosos?
Embora seja verdade que o câncer de próstata é mais comum com o aumento da idade, os homens de todas as idades devem estar atentos aos fatores de risco pessoais e conversar com seus médicos para a realização de exames que permitam a detecção precoce da doença.
Aproximadamente 62% dos casos de câncer da próstata diagnosticados no mundo acometem homens com 65 anos ou mais.

Ter um PSA alto, significa ter câncer de próstata?
O antígeno específico da próstata (PSA) é uma substância produzida pela glândula.  Uma  doença da próstata, inflamação ou trauma, podem fazer que maiores quantidades de PSA entrem na corrente sanguínea do homem. O nível elevado de PSA no sangue tornou-se um importante marcador de muitas doenças da próstata, incluindo a hiperplasia prostática benigna, prostatite (infecção da próstata) e o câncer de próstata. Um PSA elevado não significa sempre que o câncer esteja presente, pode estar alterado devido, por exemplo, a uma infecção do trato urinário. A decisão de realizar uma biópsia da próstata deve estar baseada não só no PSA e nos resultados do exame físico, mas deve também levar em conta outros fatores, incluindo a idade do paciente, histórico familiar, etnia, outros exames de PSA e doenças concomitantes.Todos os casos de câncer de próstata necessitam de tratamento?
Nem todos os tipos de câncer de próstata requerem tratamento imediato. O tratamento do câncer de próstata depende da idade, do estadiamento do tumor, da quantidade de células cancerígenas no tecido da biópsia, dos sintomas apresentados e do estado de saúde geral do paciente. Homens diagnosticados com câncer de próstata devem conversar com seu médico sobre a necessidade do tratamento. Alguns homens podem necessitar de tratamento ativo, que pode incluir: cirurgia ou radioterapia, outros são candidatos a uma vigilância ativa. A vigilância ativa é quando o médico monitora o paciente e a evolução (ou não) da doença ao longo do tempo, intervindo quando necessário. Antes de iniciar qualquer tratamento, converse com o seu médico sobre os riscos e benefícios para que você possa tomar uma decisão informada sobre o que é melhor para você.

A vasectomia causa câncer de próstata?
Estudos antigos sugeriram que a vasectomia aumentava o risco de desenvolver câncer de próstata. No entanto, estudos mais recentes mostram que a vasectomia não é um fator de risco para o câncer de próstata.Não apresentar nenhum sintoma, significa não ter câncer de próstata?

Errado. O câncer de próstata é um dos cânceres mais assintomáticos, ou seja, nem todos os homens apresentam sintomas. Muitas vezes os sintomas podem ser confundidos ou atribuídos a outras patologias. Os sinais de câncer de próstata são frequentemente detectados pela primeira vez durante um check-up rotineiro. Os sintomas mais comuns incluem a necessidade de urinar com frequência, dificuldade em iniciar ou interromper a micção, fluxo fraco ou interrompido ao urinar, dor ou ardor, dificuldade para ter uma ereção, ejaculação dolorosa, sangue na urina ou no sêmen, dor frequente e rigidez na parte inferior das costas, quadris ou coxas. Se tiver qualquer um destes sintomas, não se esqueça de informar seu médico .

O câncer de próstata é um câncer de crescimento lento, por isso não devo me ​​preocupar?

Existem diferentes tipos de câncer de próstata, alguns de crescimento muito lento e outros mais agressivos. Uma vez confirmado o diagnóstico de câncer na próstata, a partir dos dados do laudo do patologista, o médico tem condições de caracterizar o potencial de agressividade do tumor fazer recomendações para o tratamento com base em vários fatores, incluindo a idade do paciente e seu estado de saúde geral. Existem muitos tipos de tratamentos disponíveis e uma abordagem não serve para todos os casos. Os pacientes precisam entender a complexidade da doença e tomar decisões em relação a seu tratamento em conjunto com seu médico de confiança Não existe histórico de câncer de próstata na minha família, logo minhas chances de ter a doença são mínimas?

Errado. Apesar de um histórico familiar de câncer de próstata dobrar as chances de serem diagnosticados, 1 em cada 6 homens serão diagnosticados com câncer de próstata em sua vida. Isso se compara a 1 em cada 8 mulheres serem diagnosticadas com câncer de mama. Os homens negros são 60% mais propensos a terem câncer de próstata e possuem 2,4 vezes mais chances de morrer da doença.

No entanto, o histórico familiar e genético desempenha um papel importante nas chances de um homem desenvolver um câncer de próstata. Um homem cujo pai teve câncer de próstata é duas vezes mais propenso a desenvolver a doença. O risco é ainda maior se o câncer foi diagnosticado em um membro da família em uma idade mais jovem (menos de 55 anos), ou se isso afetou três ou mais membros da família.O câncer de próstata é contagioso?

O câncer de próstata não é uma doença infecciosa ou contagiosa. Isso significa que não há nenhuma chance da doença ser transmitida para outras pessoas.

O que os homens podem fazer sobre o câncer de próstata?

O primeiro passo para lidar eficazmente com o câncer de próstata é conhecer os fatos. Estudos recentes mostraram que decisões importantes quanto ao estilo de vida, como a manutenção de uma dieta saudável e a prática de exercício físico regular, como caminhar 30 minutos por dia, podem desempenhar um papel fundamental na redução do risco de contrair câncer de próstata e de sobreviver a ele se você tem a doença. Converse com sua família e amigos sobre o câncer de próstata e, se tiver mais de 40 anos, fale com o seu médico e planeje um programa de rastreamento. procure o medico sempre  fonte [oncoguia.org.br] imagem da internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

www.LooGix.com