sexta-feira, 11 de março de 2016

Vai comer ovos de Páscoa? Pois se surpreenda com mitos e verdades sobre o chocolate

A Páscoa ainda nem chegou e você já está apavorada com as consequências da comilança de chocolate? Calma, pois comer o chocolate tem suas vantagens e a hora de ressaltá-las é agora!Confira a listas de mitos e verdades sobre esse injustiçado vilão. Afinal, quem o transforma em vilão somos nós, exagerando na dose.


Chocolate faz bem à saúde

Verdade. Segundo a nutricionista Sabrina Longhi, da Clínica de Especialidades Integrada, "o chocolate possui flavonoides que reduzem o risco de doenças cardiovasculares, propiciam melhora do fluxo sanguíneo, reduzem a pressão arterial e melhoram os níveis de colesterol ruim". A nutróloga Liliane Oppermann completa: "O cacau ainda contém antioxidantes que previnem o envelhecimento da pele".Estudo sugere que chocolate reduz a pressão arterial

Comer chocolate pode ajudar na perda de peso?

Verdade. "Estudos recentes apontam que os ácidos fen

O doce provoca acne

Mito. De acordo com a dermatologista Paula Bellotti, "excluindo os casos especiais, como pessoas que apresentam alergias ou intolerância à lactose e glúten, não há nenhuma comprovação científica sobre os malefícios que o chocolate pode causar à pele. A acne pode ser provocada por uma dieta rica em carboidratos de alto índice glicêmico, como doces, pães e biscoitos, que tendem a gerar uma alteração na resistência do organismo à insulina, podendo causar o aparecimento de espinhas".cólicos presentes no cacau

Mulheres sentem mais vontade de comer chocolate no período pré-menstrual

Verdade. "O chocolate estimula a liberação de serotonina e dopamina, neurotransmissores que costumam apresentar alterações neste período, provocando cansaço, ansiedade e tristeza", explica Liliane. Os benefícios acabam estimulando o consumo do doce neste período de forma instintiva.podem ajudar no
  • Qualquer tipo de chocolate promove benefícios para a saúde

    Mito. "O ideal é consumir, diariamente, cerca de 30 gramas de chocolate do tipo amargo, com concentração de 50 a 70% de cacau. O doce comum, ao leite, possui maior teor de gordura e deve ser consumido apenas ocasionalmente", diz Sabrina.

    Incluir chocolate na dieta pode ser bom para a sua saúde

  • Chocolate branco não possui benefícios para a saúde

    Verdade. "O chocolate branco é produzido através de uma mistura de manteiga de cacau com outros ingredientes, como leite e açúcar. Como não possui massa de cacau, ele não contém as propriedades encontradas no chocolate preto amargo ou meio amargo. Ainda é mais calórico e rico em gordura saturada", diz Sabrina.

  • Existem pessoas viciadas em chocolate

    Parcialmente mito. "Não existem comprovações científicas de que o chocolate seja viciante. No entanto, o doce contém substâncias que estimulam a produção de serotonina, promovendo sensações de bem estar e prazer que poderiam levar ao consumo em excesso", orienta Sabrina.
  • Evita o estresse

    Verdade. O chocolate pode reduzir os níveis de cortisol após duas semanas de consumo diário. Conhecido como hormônio do estresse, o cortisol pode alterar a produção hormonal, aumentar processos inflamatórios e a pressão sanguínea.
  • Reduz processos inflamatórios

    Verdade. Segundo pesquisadores da Universidade Católica, em Campobasso, na Itália, o consumo regular de chocolate reduz a concentração de proteína- reativa no sangue quando comparados aqueles que não consumiram o doce durante a pesquisa. A proteína C reativa é considerada um marcador para inflamações, ou seja, quanto menos concentração no organismo, menores as chances de desenvolver um processo inflamatório.
  • É alimento para o cérebro

    Verdade. Gorduras do bem são verdadeiros combustíveis para o bom funcionamento do cérebro. De acordo com estudo publicado na revista Neurology, o chocolate pode melhorar a memória e as funções motoras. Na pesquisa, um grupo de voluntários consumiu chocolate quente, duas vezes ao dia, durante um mês. O outro grupo não teve tanta sorte e passou longe do chocolate durante 30 dias. Após este período, os participantes dos grupos foram submetidos a testes cognitivos que sugerem uma melhoria de 30% nas funções daqueles que consumiram o chocolate quente, quando comparados aqueles que não consumiram a bebida. De acordo com os pesquisadores, o fluxo sanguíneo para o cérebro também melhorou cerca de 8% nestes mesmos voluntários.

    Estudo sugere que consumo diário de chocolate reduz pressão arterial  fonte[http://gnt.globo.com/bem-estar[imagem de  foto Dona Maroca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

www.LooGix.com