sábado, 28 de fevereiro de 2015

11 curiosidades incríveis sobre os cabelos



  1. Uma pessoa tem, em média, de 100 mil a 150 mil fios de cabelo;
  2. Um único fio de cabelo pode suportar até 100 gramas de peso e uma cabeça inteira de cabelos pode suportar até 12 toneladas – o equivalente a dois elefantes;
  3. Um fio de cabelo cresce de 0,3 a 0,5 milímetros por dia, cerca de 1 a 1,5 centímetros por mês e de 12 a 15 centímetros por ano;
  4. O cabelo crespo cresce mais lentamente e é mais frágil do que o cabelo liso;
  5. A palavra shampoo vem do Hindi ‘champna’, que significa massagem ou amassar;
  6. Crianças perdem uma média de 90 fios de cabelos por dia, o que aumenta para 120 na velhice;
  7. As mulheres muitas vezes experimentam grande – mas reversível – perda de cabelo dois ou três meses após o parto. A produção maciça do hormônio estrógeno durante a gravidez coloca os folículos pilosos em sua “fase de crescimento”. Após o nascimento, o equilíbrio hormonal é restaurado e os folículos pilosos entram na “fase de perda”, fazendo com que um grande número de pelos caiam ao mesmo tempo;
  8. Povos africanos e europeus são mais propensos à calvície do que os povos asiáticos;
  9. É possível que seu cabelo fique branco após choque elétrico;
  10. Um centímetro de cabelo pode revelar muito sobre seu comportamento no último mês, como o que você comeu, bebeu, e os ambientes que você frequentou;O primeiro shampoo líquido a ir para o mercado foi Dop, que apareceu nas prateleiras em 1952.  fonte  [dicasdemulher.com.br]  fonte  da imagem [papodecosmetico.com.br]

Mousse de limão rápido

 

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite
  • 1/2 copo americano de suco puro de limão (pode ser qualquer tipo de limão)
  • Bis de limão (opcional) 

  • Modo de Preparo

    1. Bata no liquidificador o leite condensado e o creme de leite, por mais ou menos uns 3 minutos
    2. Aos poucos acrescente o suco de limão
    3. Coloque em um refratário ou em taças individuais
    4. Se preferir quebre o bis e coloque no fundo do recipiente ou simplesmente para decorar na hora de servir
    5. Leve à geladeira
    6. Uma receita rápida e muito fácil, além de ser maravilhosa, ah e não precisar ter medo fica super firme e cremoso, como o da foto!  fonte [.tudogostoso.com.br]

28 de fevereiro - Dia Internacional de Combate às LER-DORT


Fruto de uma lógica de trabalho que desconsidera os limites físicos e psíquicos dos trabalhadores – verificada em todos os setores produtivos - as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) constituem-se num dos mais graves problemas de saúde enfrentados pelos trabalhadores nas últimas décadas no Brasil e no mundo.
LER é uma terminologia guarda chuva que engloba várias alterações das partes moles do sistema musculoesquelético devido a uma sobrecarga que vai se acumulando com o passar do tempo, comprometendo seriamente - muitas vezes de forma irreversível - os tendões, articulações e músculos. Vão desde dores musculares (mialgia) e inflamações nos tendões e sinóvias (tenossinovites) até alterações graves do sistema modulador da dor, responsável pela regulação da relação entre o estímulo potencialmente provocador da dor e as reações sensitivas do organismo a esse estímulo
O que a princípio surge como uma sensação de desconforto, pontadas, formigamento ou dores na execução do trabalho, que se estendem para os períodos de descanso, acaba evoluindo para dores insuportáveis, inchaços, atrofias, perda de força muscular e da coordenação motora, Altamente incapacitante, até tarefas simples como escovar os dentes, pegar um copo e outros objetos tornam-se impossíveis de realizar. As repercussões na identidade, na vida profissional, familiar e social dos trabalhadores e trabalhadoras são devastadoras!
O sofrimento causado por sentimentos de incapacidade e de inutilidade gerados por esta situação são ainda maiores em razão do preconceito. Como a doença não tem sinais visíveis, muito menos a dor, homens e mulheres adoecidos são hostilizados, tratados como mentirosos, preguiçosos, gente que faz “corpo mole”, etc. tanto no espaço no trabalho, como por aqueles que deveriam assegurar os seus diretos previdenciários e trabalhistas.
A via-crúcis percorrida pelo reconhecimento da doença, tratamento, reabilitação e indenização como acidente de trabalho vai da empresa - cujos profissionais do Serviço Especializado de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), via de regra, culpam o trabalhador pelo adoecimento e se recusam a emitir a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), – aos peritos do INSS que, salvo exceções, colocam os trabalhadores sob suspeição como se estivem simulando doenças para “se encostar” no INSS.
Fruto de exigências desmesuradas do trabalho, da injustiça e do sentimento de desamparo que esta situação toda gera, a depressão e outros problemas psíquicos são quase inevitáveis entre os trabalhadores lesionados.Fonte  [http://sindicomerciarios.org.br]

Você já pensou em ser voluntário (a) em um projeto social?





Seja um contador de histórias levando a leitura e brincar as crianças hospitalizadas, ou em vulnerabilidade social na região do grande Recife e Caruaru.
Se ficou interessado acesse o sitehttp://www.vivaedeixeviver.org.br/Pernambuco

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

10 Coisas que Você Precisa Saber sobre Pé Diabético


Infecções ou problemas na circulação nos membros inferiores estão entre as complicações mais comuns em quem tem diabetes mal controlado. Calcula-se que metade dos pacientes com mais de 60 anos apresente o chamado “pé diabético”. Uma doença que pode ser evitada.Tais alterações podem causar neuropatia; úlceras; infecções; isquemia ou trombose. Elas começam a ocorrer, em geral, quando as taxas de glicose permanecem altas durante muitos anos. Se não for tratado, o pé diabético pode levar à amputação.  Segundo o Ministério da Saúde, 70% das cirurgias para retirada de membros no Brasil têm como causa o diabetes mal controlado: são 55 mil amputações anuais.

Manter a taxa glicêmica sob controle e fazer exames regulares são fundamentais para evitar tais complicações.

1. A pessoa com pé diabético tem sintomas como: formigamentos; perda da sensibilidade local; dores; queimação nos pés e nas pernas; sensação de agulhadas; dormência; além de fraqueza nas pernas. Tais sintomas podem piorar à noite, ao deitar. Normalmente a pessoa só se dá conta quando está num estágio avançado e quase sempre com uma ferida, ou uma infecção, o que torna o tratamento mais difícil devido aos problemas de circulação.

2. Os sintomas são mais frequentes após alguns com o diabetes mal controlado. Muitas pessoas passam a apresentar problemas de diminuição de circulação arterial e de sensibilidade em pés e pernas.

3. A prevenção é a maneira mais eficaz de evitar a complicação. A medida principal é manter os níveis da glicemia controlados;  exame visual dos pés, diário; e avaliação médica periódica.4. Pacientes com diabetes tipo 1 e tipo 2 devem devem passar, regularmente, por uma avaliação dos pés.

5. O paciente deve examinar os pés diariamente em um lugar bem iluminado. Quem não tiver condições de fazê-lo, precisa pedir a ajuda de alguém.  Deve-se verificar a existência de frieiras; cortes; calos; rachaduras; feridas ou alterações de cor. Uma dica é usar um espelho para se ter uma visão completa. Nas consultas, deve-se pedir ao médico que examine os pés. O paciente deve avisar de imediato o médico sobre eventuais alterações.

6. É preciso manter os pés sempre limpos, e usar sempre água morna, e nunca quente, para evitar queimaduras. A toalha deve ser macia. É melhor não esfregar a pele. Mantenha a pele hidratada, mas sem passar creme entre os dedos ou ao redor das unhas.

7. Use meias sem costura. O tecido deve ser algodão ou lã. Evitar sintéticos, como nylon.

8. Antes de cortar as unhas, o paciente precisa lavá-las e secá-las bem. Para cortar, usar um alicate apropriado, ou uma tesoura de ponta arredondada.  O corte deve ser quadrado, com as laterais levemente arredondadas, e sem tirar a cutícula. Recomenda-se evitar idas a manicures ou pedicures, dando preferência a um profissional treinado, o qual deve ser avisado do diabetes.  O ideal é não cortar os calos, nem usar abrasivos. É melhor conversar com o médico sobre a possível causa do aparecimento dos calos.

9. É melhor que os pés estejam sempre protegidos. Inclusive na praia e na piscina.  10. Os calçados ideais são os fechados, macios, confortáveis e com solados rígidos, que ofereçam firmeza. Antes de adquiri-los, é importante olhar com atenção para ver se há deformação.  As mulheres devem dar preferência a saltos quadrados, que tenham, no máximo, 3 cm de altura. É melhor evitar sapatos apertados, duros, de plástico, de coro sintético, com ponta fina, saltos muito altos e sandálias que deixam os pés desprotegidos. Além disso, recomenda-se a não utilização de calçados novos, por mais de uma hora por dia, até que estejam macios.10. Os calçados ideais são os fechados, macios, confortáveis e com solados rígidos, que ofereçam firmeza. Antes de adquiri-los, é importante olhar com atenção para ver se há deformação.  As mulheres devem dar preferência a saltos quadrados, que tenham, no máximo, 3 cm de altura. É melhor evitar sapatos apertados, duros, de plástico, de coro sintético, com ponta fina, saltos muito altos e sandálias que deixam os pés desprotegidos. Além disso, recomenda-se a não utilização de calçados novos, por mais de uma hora por dia, até que estejam macios. fonte  [endocrino.org.br]

Dica Primeiros socorros para acidentes domésticos



 

Quedas

Nesse caso, cheque respiração, batimentos cardíacos e consciência. Se apresentar sonolência ou diminuir o ritmo de raciocínio, é preciso procurar um pronto socorro o quanto antes. Vômitos e dor de cabeça também merecem atenção especial.
Para cortes, lave o local com água e sabão e avalie se é necessário procurar um hospital para curativos e pontos.

Intoxicação

Produtos químicos e crianças não combinam, mas se acontecer a ingestão, não provoque vômito nem dê líquidos para a criança. Procure um médico o mais rápido possível.
Shampoo e sabonetes líquidos não costumam causar maiores danos, mais se o vômito for intenso, também procure orientação médica para reidratação.
Não se esqueça de levar o produto ou embalagem para o médico.

Queimaduras

O jeito é lavar com água fria para aliviar a dor. Nada de aplicar pasta de dente e cremes. Para hidratar a superfície afetada use apenas água fresca até procurar um médico. Se a região só ficou avermelhada, pode ser tratada em casa. Mas se formar bolhas, já se configura como queimadura de 2º grau e é importante levar a criança ao hospital.

Sufocações e afogamentos

Os objetos que podem ser liberados para o contato com as crianças, nunca podem ultrapassar facilmente por dentro de um rolo de papel higiênico. Essa dica evita acidentes e ajuda aos pais identificarem o que pode ou não parar na mão do filho.
Em caso de acidentes, é preciso levar ao médico para saber os procedimentos. Se houver asfixia, comprima o abdômen da criança e bata nas costas até que jogue para fora o objeto ou desengasgue. Mesmo assim, leve-o ao hospital.  fonte  [.pediatriaemfoco.com.br]

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Mitos e Verdades


O arroz integral é mais indicado para consumo pela pessoa com diabetes do que o arroz branco. - Verdade!
O arroz integral contém maior quantidade de fibras que o arroz branco, em função do menor polimento a que o grão é submetido. As fibras auxiliam na redução da velocidade de absorção de glicose e aumentam a sensibilidade à insulina e, com isso, há melhor controle da glicemia. Além disso, as fibras também estimulam o peristaltismo intestinal (trânsito intestinal) e provocam maior sensação de saciedade. 
Grãos integrais como o arroz integral, leguminosas, frutas e verduras são ricos em fibras e precisam fazer parte da alimentação diária da pessoa com diabetes. Mas o efeito do consumo desses alimentos só é benéfico se as fibras forem consumidas na quantidade recomendada, que é de 25g por dia. Para conhecer a quantidade de fibras presentes nos alimentos, consulte o rótulo ou acesse a TACO, Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos (www.unicamp.br/nepa/taco/)quem tem diabetes pode ter problemas de visão. - Verdade!
O Diabetes pode causar um problema de visão chamado retinopatia diabética, que não apresenta sintomas nas fases iniciais, mas pode levar à cegueira se não for tratada. Por isso, toda pessoa com diabetes precisa fazer regularmente o exame dos olhos específico para o diagnóstico da retinopatia, chamado fundoscopia ou fotografia de fundo de olho. A retinopatia pode ser diagnosticada precocemente e tratada. Mas para prevenir essa complicação, mantenha o Diabetes controlado com dieta saudável, atividade física e uso correto da medicação, conforme orientação da equipe de saúde.Diabetes tipo 1 é mais grave que o tipo 2? - Mito!
É difícil comparar em termos de gravidade. São doenças diferentes, apesar de apresentarem sinais e sintomas parecidos. Mas como, em geral, os diabéticos tipo 1 convivem mais tempo com a doença, há mais chances de lesionarem um órgão. Mas quem tem diabetes tipo 2 e não se cuida também pode ter lesões igualmente ou mais graves.Se eu não comer qualquer tipo de carboidrato, não preciso usar insulina? - Mito!
Essa não é uma verdade universal, especialmente para pessoas com diabetes tipo 1.O carboidrato eleva a glicemia com maior rapidez que os outros tipos de macronutrientes (gorduras e proteínas), por isso o consumo de carboidratos precisa ser controlado. Mas, mesmo que a pessoa não coma carboidrato, a aplicação de insulina diariamente é necessária para pessoas com diabetes tipo 1, já que o pâncreas não produz este hormônio. No caso do diabetes tipo 2, o uso da insulina depende do controle glicêmico, mas só o profissional de saúde pode orientar a suspensão do uso.
Frutos do mar ajudam a controlar o diabetes? - Mito!
A ideia é que uma dieta rica em ácidos graxos insaturados, presentes em alimentos como azeites e peixes, pode reduzir o risco de desenvolver o diabetes, melhorar o perfil lipídico e aumentar a sensibilidade à insulina. A relação entre esses benefícios e o consumo de frutos do mar, porém, não está bem estabelecida na literatura científica.  Ou seja, apenas o consumo de frutos do mar não parece oferecer esse efeito protetor.Especiarias (como a canela) ajudam a controlar a glicose no sangue? - Mito!
Em pesquisas com ratos, a utilização de extrato de canela promoveu a redução da glicemia e melhoria dos índices do colesterol bom (HDL-colesterol). Entretanto, em seres humanos, os resultados das pesquisas são contraditórios, não conclusivos, com algumas pesquisas com resultados positivos, outras não. Assim, o uso de extrato de canela para controle da glicemia precisa ser melhor investigado pela ciência.Diabético pode consumir mel ou açúcar mascavo sem restrições? - Mito!
Apesar de naturais, ou seja, não serem submetidos a etapas de processamento como o açúcar de mesa, esses alimentos são ricos em açúcar do tipo sacarose, que precisa ser evitado para o cuidado do diabetes. Apesar das recomendações internacionais permitirem o consumo de quantidades pequenas deste açúcar a pessoas com diabetes, é difícil controlar a quantidade ingerida diariamente sem que haja descontrole glicêmico.Se a mãe teve diabetes na gravidez, a criança vai nascer diabética - Mito!
Nesses casos, a criança pode nascer com excesso de peso, o que poderá ocasionar complicações em curto e longo prazos. Mas o fato de a mãe ser diabética não implica o filho nascer com a mesma doença.Quem come muito açúcar terá diabetes - Mito!
O diabetes não é causado pela ingestão excessiva de açúcar. O diabetes tipo 2 tem relação com o excesso de peso, que em parte está relacionado ao consumo de alimentos não saudáveis, especialmente aqueles ricos em açúcares. Mas não significa que o consumo excessivo de açúcar vá levar ao diabetes. Já o diabetes tipo 1 não tem relação com o excesso de peso nem com o consumo excessivo de açúcar.Alguns alimentos ajudam a controlar os níveis de glicose no sangue - Verdade!
Alimentos com índice glicêmico baixo reduzem a absorção da glicose no sangue e, portanto, não provocam picos glicêmicos. Quando esse índice é elevado, a absorção de glicose é rápida, o que provoca pico de glicemia num curto período de tempo. Alimentos ricos em fibras, como algumas frutas, verduras e cereais, têm baixo índice glicêmico e podem auxiliar no controle dos níveis de glicose no sangue.Sou diabético, por isso sou frágil para me exercitar - Mito!
De maneira geral, a prática regular de atividades físicas faz parte do cuidado do diabetes. Algumas pessoas, entretanto, precisam tomar mais cuidado respeitando contraindicações, se houver. No entanto, a maioria das pessoas com diabetes não apresenta fragilidades para praticar atividades físicas.    fonte [http://autocuidado.saude.gov.br]imagem  reproduzida  da internet

Dicas de Jony Oliver



A tendência do Sport Chic
A tendência é para quem curti um look mais despojado e se garante em peças mais esportivas, essa tendência já é forte em todas as partes do país, trazendo formas mais leves e descontraídas tanto para o homem quanto para mulher. A moda dos anos 90 volta totalmente reformada com tecidos altamente confortáveis, propõe o uso de short com elástico, tecidos tecnológicos, zíper aparente, roupas com telinhas e tênis, tudo bem casual.
www.facebook.com/jony.oliver.50
www.facebook.com/jony.oliver1

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

O que não dever posta dos seus filhos!!



Onze fotos que os pais não devem divulgar nas redes sociais



1) Foto com registro de localização
Antes de baterem uma foto de seus pequenos, desativem o geolocalização do celular ou da câmera fotográfica. Ninguém precisa saber quais são os locais que a criança frequenta. Pessoas mal-intencionadas podem usar essas dicas para assustarem vocês quando seus filhos não estiverem em casa. Sabem aqueles trotes que simulam sequestros? Eles ficam muito mais assustadores se a pessoa que estiver ligando tiver informações precisas da vida de seus filhos.

2) Foto da criança nua e tomando banho
Posso publicar uma foto do meu filho tomando banho? As partes íntimas do pequeno estão aparecendo? Antes de compartilharem algo assim, pensem três vezes para não se arrependerem depois. Infelizmente, há o risco de pedofilia. Há muitas pessoas mal-intencionadas na internet que ficam procurando imagens de crianças peladas para compartilhar em sites de conteúdo impróprio.3) Foto da criança com uniforme da escola
Evite que estranhos identifiquem a rotina do seu filho, que saibam qual é o nome do colégio que ele estuda e os cursos extras que ele frequenta. Essas informações podem ser usadas em planejamento de sequestro.

4) Foto da criança em qualidade
A partir do momento em que uma foto cai na rede, perde-se totalmente o controle sobre ela. Fotos em alta resolução, por exemplo, podem ser editadas e usadas com mais facilidade e podem ser utilizadas com muitos propósitos, incluindo propagandas não autorizadas.

5) Foto da criança com outros amiguinhos
Jamais publique a foto de outra criança sem a autorização dos pais. A internet é uma rede mundial, por isso, todo cuidado é pouco! Os pais dos amiguinhos podem não gostar e não querer a tal exposição. Fiquem atentas!

6) Foto da criança no ambiente de trabalho dos pais
Com a divulgação desse tipo de imagem, os usuários, além de saberem quais são os locais que o filho frequenta, saberão também onde os pais trabalham. Todos ficam vulneráveis! Mais uma vez: não divulguem informações da sua vida pessoal. É muito perigoso7) Fotos que vão fazer a criança sentir vergonha no futuro
Algumas fotos podem ser bonitinhas, mas, no futuro, podem constranger seu filho deixando-o vulnerável para ser alvo de bullying, aconselha Marcos Ferreira, especialista em segurança da informação da TrustSign, empresa focada em soluções de segurança na internet.

8) Fotos da criança perto de objetos de valor
Evitem postar fotos que possam chamar atenção para os bens materiais da família. Ninguém precisa, por exemplo, saber que seu filho ganhou um IPad de presente.

9) Fotos publicadas em álbum aberto para todos
É ingenuidade acreditar que existe segurança apenas porque o seu perfil só pode ser visualizado por amigos e amigos dos amigos. Quem são os amigos dos seus amigos? Vocês os conhecem? Todo cuidado é pouco.

10) Pistas da casa da criança
Evitem fotos em que a fachada da sua casa, o nome da rua ou pontos de referências fiquem evidentes!

11) Fotos engraçadinhas
Muito cuidado para uma foto fofa do seu filho não se tornar o próximo meme ou gif da moda. Eles viralizam com muita facilidade!  fonte [Veículo: Yahoo! Mulher]  imagem  reproduzida  da internet

83 anos da conquista do voto feminino no Brasil


o Brasil comemora 82 anos da conquista do voto feminino. O direito das mulheres em escolher seus representantes foi garantido em 1932, através do decreto 21.076 do Código Eleitoral Provisório, após intensa campanha nacional.
Com a consolidação da participação feminina nas eleições, a mulher passou a conquistar cada vez mais o seu espaço no cenário político brasileiro. Hoje, há mulheres em todos os cargos eletivos. Além da Presidência da República, exercem mandato duas governadoras, 11 senadoras, 45 deputadas federais e 134 deputadas estaduais.Nas Eleições 2012, 134.296 mulheres se candidataram aos cargos de prefeito e vereador, o que representou um aumento de 9,56% em relação à eleição municipal de 2008. Destas mulheres, 132.308 (31,8% do total de candidatos) estavam aptas a concorrer ao cargo de vereador. Para prefeito, os dados correspondem a 13,3%, o que equivale a um total de 1.988 mulheres candidatas.

Do total de eleitos em 2012, 8.287 foram mulheres, representando 13,19%. Ao todo, foram eleitas 657 prefeitas, que correspondem a 11,84% do total das 5.568 vagas, e 7.630 vereadoras, o que equivale a 13,32% dos eleitos. O número comprova um crescimento em relação a 2008, quando 7.010 mulheres foram eleitas a esses mesmos cargos, representando 12,2%.

Para a ministra do TSE Luciana Lóssio, ainda é necessário avançar, se compararmos a participação das mulheres no mundo político com a inserção delas, por exemplo, no Judiciário. “Hoje, na mais alta Corte Eleitoral, temos uma maioria feminina. Nos cargos eletivos, ainda temos pouco, cerca de 10% de representação. Acho que ainda precisamos caminhar um pouquinho no Poder Legislativo e Executivo”, alerta.
Cotas
A Lei nº 9.100/1995, que regeu as eleições de 2006, trouxe uma grande conquista feminina ao determinar que pelo menos 20% das vagas de cada partido ou coligação deveriam ser preenchidas por candidatas mulheres. A Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições) determinou que no pleito geral de 1998 o percentual mínimo de cada sexo fosse de 25%. Já para as eleições posteriores, a lei fixou em 30%, no mínimo, a candidatura de cada sexo.
Em 2009, a reforma eleitoral introduzida pela Lei n° 12.034 instituiu novas disposições na Lei dos Partidos Políticos (Lei n° 9.096/1995) de forma a privilegiar a promoção e difusão da participação feminina na política.
Entre essas disposições está a determinação de que os recursos do Fundo Partidário devem ser aplicados na criação e manutenção de programas de promoção e difusão da participação política das mulheres, conforme percentual a ser fixado pelo órgão nacional de direção partidária, observado o mínimo de 5% do total repassado ao partido.
A reforma eleitoral exige ainda que a propaganda partidária gratuita promova e difunda a participação política feminina, dedicando às mulheres o tempo que será fixado pelo órgão nacional de direção partidária, observado o mínimo de 10%

História
No código eleitoral Provisório (Decreto 21076), de 24 de fevereiro de 1932, o voto feminino no Brasil foi assegurado, após intensa campanha nacional pelo direito das mulheres ao voto.

Fruto de uma longa luta, iniciada antes mesmo da Proclamação da República, foi ainda aprovado parcialmente por permitir somente às mulheres casadas (com autorização dos maridos) e às viúvas e solteiras que tivessem renda própria, o exercício de um direito básico para o pleno exercício da cidadania.

Em 1934, as restrições ao voto feminino foram eliminadas do Código Eleitoral, embora a obrigatoriedade do voto fosse um dever masculino. Em 1946, a obrigatoriedade do voto foi estendida às mulheres. A instituição do voto feminino se deu a partir de uma reforma no Código Eleitoral, com a assinatura do Decreto-Lei 21.076, de 24 de fevereiro de 1932 pelo então Presidente Getúlio Vargas. Mas somente às mulheres casadas,viúvas e solteiras que tivessem renda própria podiam votar. O Brasil, em comparação a outros países, pode ser considerado pioneiro. Argentina e França só o fizeram na década de 1940, e Portugal, Suíça, na década de 1970. Nova Zelândia, no entanto, saiu na frente ao instituir o voto feminino em 1893.

A luta pelo voto feminino no Brasil iniciou-se em 1910, quando a professora Deolinda Daltro fundou, no Rio de Janeiro, o Partido Republicado Feminino. Porém, manifestações mais contundentes só ocorreram em 1919, quando a bióloga Bertha Lutz fundou a Liga pela Emancipação Intelectual da Mulher.

 
A instituição do voto feminino se deu a partir de uma reforma no Código Eleitoral, com a assinatura do Decreto-Lei 21.076, de 24 de fevereiro de 1932 pelo então Presidente Getúlio Vargas. Mas somente às mulheres casadas,viúvas e solteiras que tivessem renda própria podiam votar. O Brasil, em comparação a outros países, pode ser considerado pioneiro. Argentina e França só o fizeram na década de 1940, e Portugal, Suíça, na década de 1970. Nova Zelândia, no entanto, saiu na frente ao instituir o voto feminino em 1893.


Há, nos registros históricos brasileiros, uma mulher que conseguiu o alistamento eleitoral logo após a proclamação da República. Para participar das eleições da nova Assembleia Constituinte, ela invocou a “Lei Saraiva”, promulgada em 1881, que determinava direito de voto a qualquer cidadão que tivesse uma renda mínima de 2 mil réis.     fonte [tre-es.jus.br]

SEBRAE e prefeitura da Vitória apresentarão projeto de modernização do comércio da Mata Sul




A prefeitura da Vitória de Santo Antão, em parceria com o SEBRAE irá apresentar aos empresários e a sociedade vitoriense,  o Projeto Modernização do Comércio da Mata Sul.
A iniciativa da Secretaria de Indústria e Comércio, e Secretaria do Trabalho e Juventude, junto ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, acontecerá no próximo dia 4 de março, no Auditório do SAMU, na Praça Duque de Caxias. O encontro terá início às 19h. O evento também irá reforçar a adesão dos empresários a ações do SEBRAE no Município.
É importante lembrar que, empresários interessados devem confirmar presenças, através dos telefones da Secretaria do Trabalho e Juventude.
8453.3174 ou 86817924 (falar com Ronaldo ou Alexandre).

SERVIÇO:
Apresentação do Projeto Modernização do Comércio da Mata Sul.
Local: Auditório do SAMU – Praça Duque de Caxias
Data: 4 de março de 2015
Horário: 19h   fonte [prefeituradavitoria.pe.gov.br]

sábado, 21 de fevereiro de 2015

A receita de bolo mais fácil do mundo


Ingredientes:

  • 1 pacote de biscoitos doces
  • 1 xícara de leite
  • 1 barra  de chocolate meio-
  • amargo picado
  • Chocolate granulado

Modo de preparo:

Coloque meia xícara de leite para ferver e, quando chegar nesse ponto, coloque o chocolate picado dentro. Mexa bem, até que fique uma mistura homogênea.
Esquente o restante do leite até que fique morno. Agora comece a molhar os biscoitos neste leite morno e coloque-os em uma forma ou travessa, formando uma camada. Após ter essa camada de biscoitos, cubra-a com o creme de chocolate.
Por cima coloque mais uma camada de biscoitos molhados e depois outra de creme de chocolate. Continue assim até finalizar com os biscoitos e o creme de chocolate. Ou até que o bolo tenha um tamanho bom. Para finalizar, cubra o bolo com chocolate e polvilhe-o com o chocolate granulado.
Reserve na geladeira até a hora de servir seu bolo de chocolate fácil.  fonte  [bolsademulher.com]

Lasanha de pão de forma

Ingredientes

  • 1 pacote de pão de forma pode ser com casca
  • 1/2 kg de queijo lanche
  • 1/2 kg de presunto
  • 1 litro de leite líquido
  • 1 lata de creme de leite
  • 1 pacote de creme de queijo arisco ou maggi
  • Queijo ralado a gosto para polvilhar
  •  

    Modo de Preparo

    1. Em uma panela dissolva o creme de queijo com o leite líquido e leve ao fogo até virar um mingau bem cremoso
    2. Desligue e coloque o creme de leite
    3. Em um refratário de vidro ou de sua preferência comece colocando o molho e intercale com pão, queijo e o presunto
    4. Quando finalizar polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno até gratinar
    5. Sirva com batata palha se quiser
    6. Espero que gostem   fonte  [tudogostoso.com.br]

Como aproveitar talos e cascas




Cascas

Por falta de hábito as pessoas deixam de utilizar as casca de frutas e legumes e perdem os benefícios que estes alimentos trazem à saúde.
Conheça o valor nutritivo de algumas cascas:

Casca de abacaxi
- rica em vitamina C e Fibra. Use em sucos, bolo e no doce em pasta

Casca de banana
- vitaminas A, C e Complexo B. Use no preparo da farofa

Casca de goiaba
- vitamina C e Niacina. Use na goiabada e no suco

Casca de laranja
- vitamina C e Pectina. Use no doce cristalizado, geleia e bolo

Casca de limão
- rica em Vitamina C e Pectina. Use na geleia, suco e doce cristalizado ou para aromatizar bolos e doces

Casca de mamão
- vitaminas A e C. Use no doce em calda ou compota

Casca do maracujá
(parte branca) - rica em Pectina, Niacina, Ferro, Cálcio e Fósforo. Use no doce em calda

Não esqueça: Antes de serem usadas as cascas precisam ser bem lavadas em água corrente, com o auxílio de uma escovinha para remover os resíduos acumulados.
Talos

Saber utilizar todas as partes do alimento significa variar e enriquecer os pratos e, ainda, economizar no orçamento. Aproveite os talos para enriquecer e temperar bolinhos, omeletes, refogados, farofa, carnes, saladas e sopas.
Conheça o valor nutritivo de alguns talos: Talo de Agrião - rico em vitaminas A, C e complexo B, Fósforo e Ferro

Talo de Brócolis
- contém vitamina A e C

Talo de Espinafre
- contém vitamina A, Ferro e Potássio

Talo de Salsa
- possui vitamina C, Ferro e Potássio  fonte  [ceasacampinas.com.br]

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Cocada de leite condensado com chocolate


Ingredientes
Rende: 40 cocadas

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 xícara de leite
  • 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 xícara de açúcar
  • 200 g de coco ralado
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • Manteiga para untar

    Modo de preparo
    Preparo:50mins  ›  Pronto em:50mins 

    1. Coloque em uma panela o leite condensado, o leite de vaca, o chocolate em pó, a manteiga e o açúcar.
    2. Leve ao fogo e mexa até desgrudar do fundo da panela. Junte o coco e a essência e deixe mais 10 minutos.
    3. Retire do fogo e bata até que a massa fique opaca. Despeje no mármore untado, alise, deixe esfriar e corte em quadrados. sugestão
      Sobre a receita: Essa cocada fica com um gostinho que lembra o brigadeiro, por causa do chocolate em pó e do leite condensado. O coco fresco é melhor do que o seco para essa receita.  fonte  [allrecipes.com.br]

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Significado de Quarta-feira de Cinzas





A Quarta-feira de Cinzas representa o primeiro dia da Quaresma no calendário gregoriano, podendo também ser designada por Dia das Cinzas e é uma data com especial significado para a comunidade cristã. A data é um símbolo do dever da conversão e da mudança de vida, para recordar a passageira fragilidade da vida humana, sujeita à morte. Coincide com o dia seguinte à terça-feira de Carnaval e é o primeiro dos 40 dias (Quaresma) entre essa terça-feira e a sexta-feira (Santa) anterior ao domingo de Páscoa
A origem deste nome é puramente religiosa. Neste dia, é celebrada a tradicional missa das cinzas. As cinzas utilizadas neste ritual provêm da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. A estas cinzas mistura-se água benta. De acordo com a tradição, o celebrante desta cerimônia utiliza essas cinzas úmidas para sinalizar uma cruz na fronte de cada fiel, proferindo a frase “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou a frase “Convertei-vos e crede no Evangelho”.
Na Quarta-feira de Cinzas (e na Sexta-feira Santa) a Igreja Católica aconselha os fiéis a fazerem jejum e a não comerem carne. Esta tradição já existe há muitos anos e tem como propósito fazer com que os fiéis tomem parte do sacrifício de Jesus. Assim como Jesus se sacrificou na cruz, aquele que crê também pode fazer um sacrifício, abstendo-se de uma coisa que gosta, neste caso, a carne.

Quarta-feira de cinzas não é feriado

De acordo com a lei federal, a Quarta-feira de Cinzas não é um feriado oficial. No entanto, muitos estabelecimentos comerciais não funcionam, mesmo tendo autorização para funcionar. Algumas repartições públicas e agências bancárias só funcionam a partir das 12 horas.fonte  [significados.com.b]r

Carlos nosso muito obrigado!



 Nosso blog  hoje quer parabenizar  senhor, Carlo o  criador do  bloco  o ,Galo do Caja que 16 anos vem trazendo  muita, tradição é cultura para a cidade de, Vitória  de santo  PE prova disso  foi ontem  onde  Galo fechar  o  oficialmente o  carnaval  deixamos aqui nosso  voto de ,Aplauso para  toda Diretoria também todo os ,https://www.facebook.com/video.foliões  que  foi  brincar  &conhecer o  famoso  Galo do  Cajá!


https://www.facebook.com/video.php?v=407276386107308&set=vb.110087935826156&type=2&theater



domingo, 15 de fevereiro de 2015

Danoninho caseiro

 

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 2 caixas de creme de leite 200 g
  • 1 iogurte natural 200 g
  • 1 pacote de suco sabor morango (ou outro sabor de sua preferência) sem açúcar

    Modo de Preparo

    1. Bater tudo no liquidificador e colocar em um recipiente
    2. Levar a geladeira
    3. Se quiser colocar no congelador fica muito bom fonte  [tudogostoso.com.br]

sábado, 14 de fevereiro de 2015

a escolha da rainha do Carnaval das Alegorias 2015



O Carnaval já começou. No último dia da semana pré-carnavalesca a cidade da Vitória de Santo Antão escolheu a sua nova rainha do carnaval. Na noite desta sexta-feira (13), a Praça Dom Luiz de Brito (Praça da Matriz) viveu um momento de celebração do frevo e um tanto da nostalgia dos grandes carnavais.
O concurso da Rainha do Carnaval e apresentação do Rei Momo levou uma multidão a Matriz. Entre os jurados Guilherme Pajé, um dos homenageados da festa deste ano.
Entre as doze concorrentes, a coroa ficou com a dançarina Josyane Santos, de 21 anos, representando o Bloco Barriga D’água. O radialista Washington Andrade foi apresentado como o Rei do Carnaval das Alegorias 2015.
A noite ainda teve o Clube de Fado Taboquinhas, um dos mais antigos do Brasil, que há 90 anos desfila nas ruas da cidade ao som dos instrumentos de pau e corda. No final da noite, o Bloco do Fera arrastou uma multidão ao som da banda Tá de Boa.  fonte [prefeituradavitoria.pe.gov.br]

Muito cuidado com ela neste carnaval CONJUNTIVITE


A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, que é a membrana que reveste o “branco” do olho, podendo causar alterações na córnea e nas pálpebras.
Principais Sintomas
 
olhos vermelhos,
secreção (o tipo depende da causa),
lacrimejamento,
pálpebras inchadas,
e sensação de corpo estranho nos olhos.
Embora as conjuntivites possam ser de causa alérgica, viral, bacteriana ou por irritação química, somente as infecciosas (virais e bacterianas) é que são contagiosas. As virais são as que mais freqüentemente são causas de epidemias.
Para combater uma epidemia é importante que as pessoas com conjuntivite, bem como as que não apresentam a infecção, tenham algumas informações que são úteis para a sua proteção e para evitar o contágio.


Como Evitar
Por tratar-se de uma doença em que o contagio acontece pelo contato físico do olho com as mãos, objetos, piscinas ou toalhas contaminadas,
Devemos evitar:
 
banho em piscinas públicas,
usar toalhas que não sejam de uso exclusivo,
contato com indivíduos contaminados.

A falta de cuidado pode fazer com que um aperto de mão possa se transformar em uma conjuntivite.

Todos estes cuidados devem ser verificados por pelo menos 15 dias desde o início dos sintomas nos indivíduos contaminados, já que durante este período as pessoas com conjuntivite podem ainda apresentar contágio, evitando repassá-la para outras pessoas.
Os sintomas destas conjuntivites virais são mais acentuados na primeira semana e podem durar até 4 semanas. Devido à facilidade de contágio, é comum o comprometimento dos dois olhos.
O acompanhamento do oftalmologista é importante para o diagnóstico do tipo de conjuntivite e para o adequado tratamento.
Autores Convidados
Dra. Letícia Procianoy / Dr. Fernando Procianoy  fonte  [abcdasaude.com.br] imagem   reproduzida da internet


Hallana Souza vai dar as básica para vocês!



Make feita hallana, usei um azul royal no côncavo, dourado na pálpebra móvel, sombra azul turquesa rente aos cílios inferiores e ponto de luz no canto da lágrima puxando um pouco rente aos cílios inferiores com uma sombra pérola, lápis branco na linha d'água e delineado estilo gatinho, batom vermelho. (Lembrando que usei fixador de sombras, para fixação e uma cor mais viva).
  

vamos passar o  contato  dela.... https://www.facebook.com/hallanasouza98   forte  abraço  até aproxima!
www.LooGix.com