Foto: Reprodução/ Google Imagens |
Os golpes online continuam a ser uma das maiores praga da internet, revela um relatório sobre crimes digitais divulgado pelo FBI, a polícia federal americana. O resultado - que inclui os principais golpes de 2009 nos EUA, mas que se aplica aos internautas de todo o mundo - sugere que não há limites para a imaginação desses criminosos.
Ao ler e-mails ou navegar na Internet, fique atento a golpes que visam roubar suas informações pessoais ( roubo de identidade ), seu dinheiro ou ambos. Muitos desses golpes são conhecidos como "phishing", porque eles "pescam" suas informações.
Um dos golpes mais sujos envolve a exibição de anúncios pop-up maliciosos para software antivírus inócuo. As vítimas disseram ter sido expostas a anúncios que alertavam sobre a existência de vírus ameaçadores ou de algum conteúdo supostamente ilegal em seus PCs. Ao clicar nos pop-ups falsos, as vítimas estavam, sem saber, baixando código malicioso.
Essas vítimas eram convencidas a comprar software antivírus para arrumar seus computadores, mas em alguns casos isso resultava na instalação de vírus, trojans e programas de captura de senha em seus micros. Tentativas de contatar as empresas de software antivírus eram malsucedidas.
Essas vítimas eram convencidas a comprar software antivírus para arrumar seus computadores, mas em alguns casos isso resultava na instalação de vírus, trojans e programas de captura de senha em seus micros. Tentativas de contatar as empresas de software antivírus eram malsucedidas.
O que fazer se você achar que foi vítima de golpe
Se você suspeitar que respondeu a um esquema de phishing com informações pessoais ou financeiras, siga estes passos para minimizar os danos.
- Troque as senhas ou PINs em todas as suas contas online que você acha que poderiam estar comprometidas.
- Coloque um alerta de fraude em seus relatórios de crédito Consulte seu banco ou consultor financeiro se não souber como fazer isso.
- Entre em contato diretamente com o banco ou administradora mercantil online. Não siga o link na mensagem de e-mail fraudulento.
- Se você souber de qualquer conta acessada ou aberta de forma fraudulenta, feche-a.
- Verifique regularmente em suas faturas de cartão de crédito e extratos de banco se há cobranças indevidas ou solicitações que você não fez.
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