Desde o mundo antigo, a páscoa consiste
em uma das mais importantes datas do calendário de festividades do
mundo cristão. Sua mais conhecida conotação religiosa se vincula aos
três dias que marcam a morte e a ressurreição de Jesus Cristo.
Entretanto, muitos estudiosos tentam dar outra interpretação a esse
fato, trazendo uma consideração, uma visão menos denotativa à história
da ressurreição.
Em uma perspectiva histórica da
formação das crenças cristãs, alguns estudiosos apontam que o
cristianismo, ao florescer em sociedades marcadas pelo politeísmo e por
várias narrativas míticas, acabou incorporando a ideia de imortalidade
presente em outras manifestações religiosas. De acordo com os
pesquisadores M. Goguel, C. Guignebert, e A. Loisy, a morte trágica
seguida do processo de ressurreição vinculada a Jesus em muito se
assemelha às histórias de outros deuses como Osíris, Attis e Adônis.
Estudos mais recentes apontam que essa
associação entre a páscoa cristã e outras narrativas mitológicas está
equivocada. A própria concepção de mundo e as funções pelas quais o
processo de morte e ressurreição assumem nas crenças orientais e
greco-romanas não podem ser vistas da mesma maneira que na construção do
ideário cristão. O estudioso A. D. Nock aponta para o fato de que no
cristianismo a crença na veracidade da história bíblica é uma chave
fundamental de seu pensamento ausente na maioria das religiões que
coexistiram na Antiguidade.
Interpretações mais vinculadas à
própria cultura judaica e à narrativa Bíblica apontam a Páscoa como uma
nova resignificação da festividade de libertação dos hebreus do
cativeiro egípcio. Nessa visão, a libertação do cativeiro, enquanto um
episódio de redenção do povo hebreu, se equipararia à renovação do
Cristo que concedeu uma nova esperança aos cristãos. Apesar de a
narrativa bíblica afirmar que o episódio da ressurreição foi próximo à
festa judaica, a definição do dia da Páscoa causou uma contenda junto
aos representantes da Igreja.[fonte brasilescola.com]
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