O primeiro cuidado que todo o usuário do medicamento deve ter é adquiri-lo sob o porte da receita médica. O segundo, refere-se ao armazenamento dentro de casa, fora do alcance de crianças e idosos e em condições de ambiente adequadas (longe do calor, luminosidade e umidade).
É comum que as pessoas tirem o medicamento da sua respectiva caixa e a jogue fora, descartando todas as informações importantes contidas na caixa. Por isso, outro cuidado importante é manter o medicamentos em sua caixa original a fim de manter o controle sobre a validade impressa na mesma.
À medida que o medicamento estiver bem condicionado, ele poderá ser utilizado até a sua data de validade.
Quais são os danos causados pela ingestão de medicamentos vencidos?
Os danos de um medicamento variam conforme o organismo do usuários. É comum efeitos relacionados ao sistema gastrointestinal.Entretanto, o pior efeito é a ineficácia do composto. A partir do momento que o medicamento passa da validade, o usuário não terá o efeito desejado.
O que fazer com medicamentos vencidos?
O descarte deve ser realizado a partir do momento em que percebe-se que o medicamento extrapolou a validade.O ideal é colocá-los em saquinhos plásticos e deixá-los em locais específicos. Existe uma programação da prefeitura que pode ser visualizada com maiores detalhes pelo site da mesma, no qual um caminhão de coleta fica disponível nos principais terminais de Curitiba recolhendo medicamentos vencidos, pilhas, cartuchos e outros tipos de lixo tóxico. Essa é a melhor opção para os medicamentos vencidos e outros lixos químicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário