Na Roma civilizada, as futuras esposas usavam uma túnica branca e se envolviam com um véu de linho bem delicado na cor púrpura. Nos cabelos, as jovens arrumavam com tranças e o enfeitavam com flores.
Na época bizantina, o vestido de noiva passou a ser voltado à elegância. As noivas casavam-se com seda vermelha bordada em ouro e as tranças no cabelo também eram feitas com ouro, simbolizando o poder. Na Idade Média, o cristianismo no Ocidente trouxe os costumes matrimoniais.
O vestido de noiva surgiu nesse período com a função de apresentar à comunidade as posses da família da moça.
Um dos vestidos de noiva mais famosos do mundo foi o que a Lady Diana usou em seu casamento com o príncipe Charles, em 1981. Foi criado uma releitura do vestido da Rainha Vitória, em 1840, com inspiração no Romantismo.
Fonte: www.jornaldaorla.com.br]
Ao longo da história, o vestido de noiva foi experimentando
diversas formas, cores e feitios. Na Roma antiga, os vestidos de noiva eram
um elemento central no ritual religioso e no Egipto o branco era a cor base
de quase todas as cerimónias. Na idade média, os bordados predominavam
nos vestidos de casamento da nobreza.No entanto, foi a partir do século XIX que os vestidos de noiva ganharam significado e simbolismo.
A tradição do vestido de noiva branco começou no século XIX quando a rainha Vitória escolheu um modelo de cetim branco debruado de flores de laranjeira. A tendência espalhou-se rapidamente pela nobreza e pelas mulheres de classe alta. No entanto, a maioria ainda preferia vestidos coloridos, que poderiam ser usados noutras ocasiões.
Somente na década de 20 o vestido de noiva passou a ter a conotação que conhecemos hoje e o branco passou a ser a cor padrão. Ironicamente, esse foi o período que as mulheres começaram a lutar por direitos iguais e a moda sofreu mudanças drásticas, mas a peça tornou-se símbolo da pureza e do ideal romântico do casamento.
Até hoje, todos os convidados querem saber como a noiva está vestida e quem criou o seu vestido.
Durante décadas, os desfiles de alta-costura terminavam com apresentação de vestidos de noiva e este era sempre o ponto alto.
s
Marcos importantes
1 - 1910 começa-se a usar o branco, não como sinônimo de pureza, mas como expressão de riqueza2 - Uma década mais tarde, as noivas libertaram-se e começam a mostrar as pernas com vestidos de linha recta. É o auge do veludo branco.
3 - Em 1930 revive-se o estilo vitoriano com mangas em balão e linhas lânguidas.
4 - Foi nos dourados anos 50 que a moda tinha o selo Christian Dior. O glamor, a fantasia, e o luxo desenfreado inspiraram o traje das noivas.
5 - Na década dos anos 60 viveu-se uma autentica revolução sexual. As mini-saias estiveram na moda nupcial. Flores naturais nos longos cabelos e véus mais curtos.
6 - Em 1970 os casamentos recuperaram a sua importância e em 1980 o traje que simbolizava a riqueza da época era o de Lady Di.
7 - Hoje em dia, os vestidos de casamentos deixam-se influenciar por diferentes correntes, ditadas por desenhadores que buscam a sua inspiração nas passerelles de alta costura de Nova York e Paris.
Fonte: www.casamentoclick.com] fonte [.portalsaofrancisco.com.br]
Nenhum comentário:
Postar um comentário